O sonho comanda a vida

fc porto cabeçalho

À partida para o sorteio na sede da UEFA, para os oitavos de final da Liga dos Campeões, os responsáveis portistas sabiam que nenhuma das equipas possíveis seria “fácil” e que se estavam nos oitavos-de-final desta prova, era porque tinham valor e tinham passado em primeiro nos seus grupos.

Do lote de possíveis adversários encontravam-se: Barcelona, Arsenal, Nápoles, Juventus, Atlético de Madrid, Dortmund e Mónaco. Em teoria, Nápoles e Mónaco poderiam ser os mais acessíveis mas é necessário relembrar que o Mónaco é a equipa mais concretizadora de todos os campeonatos europeus, e com um treinador que está a fazer um trabalho estupendo à frente dos monegascos, e por outro lado, o Nápoles que para os mais distraídos, pratica um futebol de qualidade, com uma excelente organização defensiva e ofensiva (apesar da longa lesão de Milik) e que tem um treinador com larga experiência e que colocou esta equipa num patamar elevadíssimo. Portanto, o sorteio seria sempre difícil e qualquer adversário teria de colocar o FC Porto a jogar o seu melhor futebol para ter hipóteses de ultrapassar esta fase.

Calhou em sorte a equipa da Juventus ao FC Porto no sorteio para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Uma reedição da final da Taça das Taças em 1984 (derrota dos dragões). Um adversário temível e que se afigura como uma prova de fogo para a equipa do FC Porto que, ao chegar a esta fase, atinge um dos objetivos da época mas que deve sonhar (e tem qualidade para isso) em ultrapassar a equipa da Vecchia Signora, que conta com um plantel repleto de estrelas e que combina a qualidade com a vasta experiência na Europa do futebol.

A Juve tem muitos pontos fortes Fonte: Juventus
A Juve tem muitos pontos fortes
Fonte: Juventus

A Juventus tem dominado o futebol italiano, sendo pentacampeã com relativa facilidade e conta no seu plantel com estrelas como Dybala, Higuaín, Pjanic, Marchisio, Alex Sandro, Dani Alves, Khedira, Chiellini, Bonucci, Barzagli e Buffon. Ou seja, combina experiência com estrelato, como acima referido, e os centrais da Juventus e o GR jogam juntos há muitos anos e conhecem a forma de jogar, tendo todos os movimentos rotinados e sabendo onde se posicionar. É uma equipa que defende, apesar da tática de três centrais, com cinco defesas devido aos recuos de Alex Sandro/Evra e Dani Alves/Liechsteiner. São laterais que dão profundidade ofensiva e defensiva.

Apesar disso, o sistema defensivo não é perfeito visto que joga em profundidade, o que permite progressão de bola pelo adversário e algum espaço à entrada na área até porque os laterais, muitas vezes, são obrigados a aproximar-se dos centrais e isso também abre espaços nos corredores laterais. Ofensivamente privilegia o corredor central tendo em Marchisio, Pjanic (que é um exímio marcador de livres) e Khedira os motores a meio campo e que conduzem a equipa tendo na frente de ataque uma das grandes promessas do futebol na figura de Paulo Dybala e o finalizador Higuain que, apesar de não trabalhar tanto como Mandzukic, é letal na hora de apontar à baliza.

É, assim, uma equipa com muitos pontos fortes mas também que apresenta debilidades que o treinador e sua equipa técnica têm de saber aproveitar para o FC Porto ter uma real chance de se apurar para a próxima fase. As odds não estão a favor dos azuis e brancos mas o futebol é ganho e jogado em campo e aí, são 11 contra 11 e nesses 90 minutos, o FC Porto tem de ser uma equipa inteligente, que perceba os momentos de jogo, que não cometa erros desnecessários e que tenha uma alma de campeão. Possível de se qualificar? Sem dúvida que sim. Difícil? Para estar entre os melhores tem de se mostrar que se merece lá estar e esta é uma oportunidade para cimentar o estatuto do clube a nível mundial e solidificar uma estrutura que se encontra mais fragilizada. Serão dois grandes jogos e que tenhamos duas noites europeias que deixem na memória as melhores das recordações.

Foto de capa: FC Porto

Telmo Martins
Telmo Martinshttp://www.bolanarede.pt
Eterno apaixonado por futebol, tem no Porto a sua eterna paixão. A atualidade desportiva faz parte da sua génese, lendo desde muito novo os jornais desportivos cuja leitura o avô lhe incutia. Vê jogos de futebol com o seu pai desde os três meses de idade (de pequenino é que se torce o pepino). Joga futebol e futsal com os amigos sempre que pode. Tem também pelo ciclismo um apreço especial. Fora de Portugal é adepto incondicional do Tottenham Hotspur e do Real Madrid.                                                                                                                                                 O Telmo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.