Os 5 melhores centrais da última década do FC Porto (2008-2018)

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoÀ boleia das recentes boas exibições de Pepe no Mundial da Rússia (para mim o melhor jogador da nossa seleção) mas, principalmente, depois dos abandonos livres de encargos de Diego Reyes e Iván Marcano, que, pese embora a qualidade evidente de jovens formados no clube,  como Diogo Leite, Diogo Queiroz ou Chidozie, levam a uma urgente necessidade de ir ao mercado contratar pelo menos um (dois será o ideal) defesa-central para a próxima época, o Top desta semana foca-se, precisamente, nos jogadores desta posição.

Por estas razões, e porque o FC Porto sempre foi uma das melhores escolas de centrais a nível europeu (tanto a formar jovens portugueses, como a moldar estrangeiros contratados), considero pertinente elaborar um Top 5 de jogadores que desempenharam essa função ao serviço do clube. Para uma melhor avaliação e apreciação dos jogadores decidi incluir apenas jogadores que tenham representado o FC Porto na última década (2008-2018) e, como tal, algumas lendas como, por exemplo, Aloísio (estrangeiro com mais jogos pelo clube), Jorge Costa, Ricardo Carvalho ou o próprio Pepe não estarão presentes na lista.

Antes de iniciar o top propriamente dito, deixar uma palavra a Felipe que, não estando presente nos eleitos, tem demonstrado uma qualidade e um carinho pelo clube que, acredito eu, com mais anos de casa e mais jogos nas pernas, lhe abrirão as portas de exercícios semelhantes a este no futuro.

Feita a ressalva, aqui fica o meu Top:

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Lorenzo Lucca vai ser reforço do Nottingham Forest: eis os contornos do negócio

Lorenzo Lucca está muito perto de se transformar em reforço do Nottingham Forest. O jogador prepara-se para abandonar o Nápoles.

Thiago Almada mais próximo de sair do Atlético Madrid: eis o destino do antigo alvo do Benfica

Thiago Almada prepara-se para deixar o Atlético Madrid. O internacional argentino está a ser negociado com o Galatasaray.

Estrela da Amadora perto de fechar avançado nigeriano de 21 anos

O Estrela da Amadora está em negociações com o jovem avançado do Ararat, Mathew Gbomadu. O nigeriano está perto de assinar um contrato de dois anos e meio.

Surpresa: André Silva tem cláusula especial em caso de interesse do FC Porto

André Silva está a ser um dos destaques do Elche e pode regressar ao FC Porto por apenas quatro milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro soma segunda vitória consecutiva antes do clássico frente ao Internacional

Antes da deslocação até ao Estádio Beira-Rio, para defrontar o Internacional, o Grémio de Luís Castro venceu o Guarany de Bage por 2-0.

Fiorentina garante empréstimo de Giovanni Fabbian até ao final da temporada

Giovanni Fabbian foi apresentado como novo jogador da Fiorentina. O médio chega ao clube italiano num empréstimo com opção de compra.

Vai virar craque? Inter Milão prepara 18 milhões de euros por filho de antigo internacional brasileiro

Robinho Júnior está nas cogitações do Inter Milão. A jovem promessa pertence ao Inter Milão e pode custar 18 milhões de euros.