Os 5 melhores centrais da última década do FC Porto (2008-2018)

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoÀ boleia das recentes boas exibições de Pepe no Mundial da Rússia (para mim o melhor jogador da nossa seleção) mas, principalmente, depois dos abandonos livres de encargos de Diego Reyes e Iván Marcano, que, pese embora a qualidade evidente de jovens formados no clube,  como Diogo Leite, Diogo Queiroz ou Chidozie, levam a uma urgente necessidade de ir ao mercado contratar pelo menos um (dois será o ideal) defesa-central para a próxima época, o Top desta semana foca-se, precisamente, nos jogadores desta posição.

Por estas razões, e porque o FC Porto sempre foi uma das melhores escolas de centrais a nível europeu (tanto a formar jovens portugueses, como a moldar estrangeiros contratados), considero pertinente elaborar um Top 5 de jogadores que desempenharam essa função ao serviço do clube. Para uma melhor avaliação e apreciação dos jogadores decidi incluir apenas jogadores que tenham representado o FC Porto na última década (2008-2018) e, como tal, algumas lendas como, por exemplo, Aloísio (estrangeiro com mais jogos pelo clube), Jorge Costa, Ricardo Carvalho ou o próprio Pepe não estarão presentes na lista.

Antes de iniciar o top propriamente dito, deixar uma palavra a Felipe que, não estando presente nos eleitos, tem demonstrado uma qualidade e um carinho pelo clube que, acredito eu, com mais anos de casa e mais jogos nas pernas, lhe abrirão as portas de exercícios semelhantes a este no futuro.

Feita a ressalva, aqui fica o meu Top:

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Mão cheia do Braga frente ao Alverca na Primeira Liga

Na Pedreira, o Braga goleou o Alverca por 5-0, este domingo, num jogo a contar para a 19.ª jornada da Primeira Liga.

Lille sofre terceira derrota consecutiva diante do Estrasburgo: Eis os resultados do dia na Ligue 1

Na 19.ª jornada da Ligue 1, o Lille foi batido por 4-1 na receção ao Estrasburgo e chegou à terceira derrota consecutiva na competição.

AC Milan empata a uma bola frente à AS Roma na visita à capital italiana: Eis os resultados do dia na Serie A

Na 22.ª ronda da Serie A, a AS Roma recebeu o AC Milan num jogo que terminou empatado a uma bola. Rafael Leão foi titular nos rossoneri.

Anísio Cabral marcou aos 84 minutos no dia em que Eusébio faria 84 anos

Naquele que seria o 84.º aniversário de Eusébio, Anísio Cabral estreou-se a marcar pela equipa principal do Benfica no minuto 84 do embate com o Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho elogia estreia de Rafa Silva e destaca golo dos meninos: «O significado do minuto 84 do senhor Eusébio é especial»

José Mourinho fez a análise do jogo da 19.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica defrontou o Estrela da Amadora no Estádio da Luz.

Al Hilal quebra série vitoriosa e Pedro Emanuel leva a melhor no embate de treinadores portugueses: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Este domingo, o Al Hilal empatou no terreno do Al Riyadh e quebrou a série de 14 vitórias consecutivas. Al Fayah de Pedro Emanuel bateu o Al Fateh de José Gomes.

Daniel Banjaqui e Anísio Cabral unidos em golo do Benfica: «Nem nos meus sonhos»

Daniel Banjaqui e Anísio Cabral fizeram a análise do jogo da 19.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica defrontou o Estrela da Amadora no Estádio da Luz.