Publicidade

Os 5 médios estrangeiros que mais vezes vestiram de azul e branco

Bernardo Lobo Xavier · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Com o jogo do passado sábado frente ao Santa Clara, Hector Herrera assumiu-se como médio estrangeiro que mais vezes representou o FC Porto. Para assinalar o feito do mexicano elencamos, no Top desta semana, os cinco médios estrangeiros que mais vezes vestiram de azul e branco. Antes de avançar para os nomes, importa ressalvar que Deco, brasileiro naturalizado português e que conta com 229 jogos de Dragão ao peito, não figurará nas contas exatamente por ter representado a seleção nacional portuguesa.

5.
Fonte: FC Porto

Dimitri Alenichev – Médio Russo recordado com enorme carinho pela massa associativa do FC Porto. Não tivesse sido contemporâneo de Deco, que jogava na mesma posição, e acredito que poderia ter assumido papel de estrela maior da equipa. Feliz do treinador que podia contar com ambos. Para a história fica como jogador que marcou golos nas duas finais europeias dos anos dourados do FC Porto de José Mourinho no princípio do século. Foram 139 jogos de azul e branco.

4.
Fonte: FC Porto

Óliver Torres – A par de Herrera, são os jogadores deste top que ainda representam o FC Porto. Jogador do mais fino recorte técnico, é, talvez, o jogador mais injustiçado e prejudicado pelo sistema e estilo de jogo de Sérgio Conceição. Exímio no passe e a gerir os tempos de jogo, continua sem se conseguir afirmar como figura de proa do FC Porto. Apesar disso, são já 144 jogos de Dragão ao peito. Número que, tendo em conta a quase certa permanência do espanhol na próxima temporada, tenderá a aumentar.

3.
Fonte: UEFA

Fernando – O polvo. Médio brasileiro lançado por Jesualdo Ferreira em 2008 e que disputou 236 jogos pelo FC Porto antes de se mudar para o Manchester City. Um dos jogadores mais fortes no desarme que me lembro de ver jogar pelo clube e que deixou o clube em 2014 com a Liga Europa de 2011 como marco maior do seu palmarés.

2.
Fonte: FC Porto

Lucho Gonzalez – El Comandante. Um dos jogadores mais preponderantes do FC Porto século XXI e é, provavelmente, o mais carismático capitão estrangeiro da história do clube. Foram 241 presenças divididas por duas passagens repletas de êxitos. Chegou pela primeira vez em 2005 e saiu em 2009 como tetra campeão. Regressou em 2012 e somou mais dois títulos de campeão nacional antes de assinar um chorudo contrato que o levou até às Arabias. A alcunha diz tudo sobre um jogador que mandava e comandava.

1.
Fonte: FC Porto

Héctor Herrera – Fez no sábado o 241º jogo ao serviço do FC Porto. Igualou Lucho Gonzalez, mas surge em primeiro da lista porque será uma questão de dias até que se isole na dianteira. A unanimidade que ganhou nos últimos dois anos contrasta com uns primeiros tempos algo titubeantes nos quais, ainda assim, nunca deixou de ser aposta dos vários treinadores que foram passando pelo clube. É reconhecido por todos no clube como um exemplo e um capitão de mão cheia e atingiu o seu momento mais alto no clube com o golo apontado no Estadio da Luz que praticamente assegurou o título de campeão nacional 2017/2018, o único conquistado desde que chegou ao clube. Deverá sair no final da época e só falta saber se conseguirá alargar o número de títulos no seu currículo azul e branco.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Bernardo Lobo Xavier

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.