Os jogadores que mais vezes vestiram azul e branco – Jaime Magalhães

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Durante 15 anos jogou de dragão ao peito, tendo sido fundamental na consolidação do clube a nível nacional e europeu.

Começou a carreira com um penteado frondoso, acabou-a quase careca. Um dos melhores jogadores portugueses da década de 80, com uma técnica acima da média, não rematava muito, era elegante dentro de campo e sereno fora dele, um craque discreto.

Nascido a 10 de Julho de 1962 no Porto, ingressou nas camadas jovens do clube azul e branco na época de 1976/77 e estreou-se na equipa sénior quatro anos depois, com apenas 18 anos.

Chegou ao plantel sénior em pleno “verão quente”: Pinto da Costa tinha sido demitido por Américo de Sá, Pedroto suspenso e 14 jogadores recusaram-se a treinar pelo FC Porto em solidariedade com Pinto da Costa; passados dois anos muito sofridos, Pinto da Costa vence as eleições presidenciais, chama Pedroto e o resto é história.

Na época de 1984/85 marcou um total de 11 golos, o melhor da sua carreira Fonte: alchetron.com
Na época de 1984/85 marcou um total de 11 golos, o melhor da sua carreira
Fonte: alchetron.com

Com a camisola azul e branca Jaime disputou 409 partidas, nas quais marcou 45 golos.

Em 15 anos no clube conquistou sete campeonatos nacionais, sete Supertaças Cândido de Oliveira, quatro Taças de Portugal, duas Taças Associação de Futebol do Porto, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus e uma Taça Intercontinental em 1987 e uma Supertaça Europeia em 1988.

Em 1995/96 foi transferido para o Leça Futebol Clube onde, nessa mesma época, deu por terminada a sua carreira de jogador.

Estreou-se pela Seleção Nacional com apenas 19 anos. Com 20 internacionalizações, marcou presença no Campeonato Europeu de 1984 e no Campeonato do Mundo de 1986.

Foto de Capa: paixãopeloporto 

artigo revisto por: Ana Ferreira

Beatriz Silva
Beatriz Silvahttp://www.bolanarede.pt
Azul e branco é o coração. Portista é a alma. Mais colombiana do que portuguesa. O papel e a caneta são o seu maior refúgio. Gosta de concentrar todas as suas frustrações na correção de erros gramaticais e/ou ortográficos.                                                                                                                                                 A Beatriz escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Porro e a substituição de guarda-redes do Tottenham aos 16 minutos: «Dói-me porque é um colega que trabalha muito»

Pedro Porro apoia publicamente Antonín Kinsky, guarda-redes que foi substituído aos 16 minutos do Atlético Madrid x Tottenham.

Gil Lameiras fala pela primeira vez como treinador do Vitória SC: «Não havia como não aceitar»

Gil Lameiras abordou a chegada ao comando técnico do Vitória SC. O ex-técnico da equipa B revelou a sua ambição para o futuro.

Rui Jorge oficializado como novo selecionador dos Sub-20 do Azerbaijão

Rui Jorge tem novo desafio na carreira. O antigo selecionador nacional de Sub-21 é o novo treinador da equipa de Sub-20 do Azerbaijão.

Igor Tudor vive pesadelo: pior arranque da história no Tottenham e em risco de despedimento após 4 jogos

O futuro de Igor Tudor no Tottenham está em risco e o técnico pode vir a ser despedido. O treinador croata soma quatro derrotas em quatro jogos, o pior arranque de um treinador ao comando dos spurs.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG procura substituto de Gonçalo Ramos e tem jogador sinalizado na Premier League

O PSG já antecipa a possível saída de Gonçalo Ramos. O clube da Ligue 1 olha para Eli Junior Kroupi como solução ofensiva para a próxima época.

Igor Tudor aborda possível saída do Tottenham e explica substituição do guarda-redes aos 16 minutos: «Foi necessário para preservar o jogador»

Igor Tudor falou após a derrota pesada do Tottenham frente ao Atlético Madrid. O técnico explicou também a substituição do guardião Kinsky, aos 16 minutos.

Ténis: Francisco Cabral eliminado nos oitavos de Indian Wells após fazer história no ranking

Francisco Cabral foi eliminado no Masters 1000 de Indian Wells. O tenista português caiu nos oitavos de final de pares.