Os maiores goleadores da história do FC Porto: Correia Dias

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Depois de Custódio Pinto, “um organizador de jogo primoroso e com enorme inteligência técnica e tática” da década de 60, eis que recuamos uns anos para conhecermos ou até recordarmos um enorme caso de sucesso e de verdadeiro amor à azul e branca. Falo, pois, de Manuel Belo Correia Dias, ovarense nascido a 24 de março de 1919 e que ficou gravado na história do clube pela quantidade inusitada de golos que apontava, época após época.

Correia Dias sempre se revelou um atirador frutífero dentro da grande área, e nem os 113 quilos que carregava o impediram de apontar um golo por cada quilo que tinha, ou seja, este ponta de lança apontou 113 golos ao longo de oito épocas de dragão ao peito, num total de 122 jogos. O caminho para as balizas do Campo da Constituição estavam mais do que sabidos para Correia Dias, essencialmente na época de 41/42, quando fez o gosto ao pé em 37 ocasiões, num total de 22 jogos, perfazendo uma média de 1,69 golos por jogo.

Fonte: Memória Azul
Fonte: Memória Azul

Em 1947, quando se preparava para abandonar a carreira de futebolista, o trinador de então, o argentino Eládio Vascheto, face à escassez de soluções para a linha avançada, conseguiu convencê-lo a permanecer mais uns anos. Correia Dias sempre deixou bem claro que permaneceria no clube desde que não recebesse salário, contudo isso não seria possível, e Correia Dias teria mesmo de ser remunerado como previam as regras do profissionalismo.

A história de Correia Dias no FC Porto conta-se essencialmente pelos seus golos (37 em 41/42; sete em 42/43; 14 em 43/44; oito em 44/45; 29 em 45/46; seis em 46/47 e 12 em 47/48) mas também pelos cinco títulos que ajudou o clube a conquistar. Fica, ainda, ligado a um dos primeiros e maiores feitos do FC Porto, quando, a 7 de janeiro de 1948, apontou dois golos na vitória por 3-2 diante do Arsenal, que valeu a conquista de uma taça oferecida pelos sócios do clube, ganha àquele que seria, à época, o melhor conjunto do mundo.

Foto de Capa: Bibo Porto

artigo revisto por : Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Supertaça Feminina: Já é conhecida a árbitra para o duelo entre o Benfica e o FC Porto

Filipa Cunha vai arbitrar o jogo entre o Benfica e o FC Porto para a Supertaça Feminina, que será realizada no Estádio Municipal do Fontelo.

Eis os adversários do Benfica na fase de liga da Champions League Feminina

O Benfica já conhece os adversários na fase de liga da Champions League Feminina. Equipa de Ivan Baptista com seis encontros definidos.

Taça da Liga: Eis os horários dos quartos de final

Já são conhecidos os horários dos quartos de final da Taça da Liga. Jogos serão disputados entre os dias 27 e 29 de outubro.

Sorteio da Champions League Feminina: eis o caminho das 18 equipas na fase de liga

Eis o sorteio da fase de liga da Champions League Feminina. Conhece a caminhada das 18 equipas na competição e os seis adversários.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Nel pode ser utilizado pelo Sporting contra o Nacional da Madeira: eis a justificação

Rafael Nel não vai poder ser utilizado no desafio do Sporting B contra o Feirense, mas estará disponível para a equipa principal.

Dérbi de Londres a caminho: Onde ver o Arsenal x Chelsea para a Premier League?

O Arsenal e o Chelsea enfrentam-se este domingo para a terceira jornada da Premier League. Jogo vai ser transmitido na DAZN.

Luís Castro reage ao Grémio x Internacional e destaca ex-Benfica: «Quero muito que este jogo seja muito inspirador para ele continuar nesta onda de...

O Grémio venceu o Internacional por 3-1 e qualificou-se para as meias-finais da Taça do Brasil. Eis o que disse Luís Castro.