Os maiores goleadores da história do FC Porto: Correia Dias

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Depois de Custódio Pinto, “um organizador de jogo primoroso e com enorme inteligência técnica e tática” da década de 60, eis que recuamos uns anos para conhecermos ou até recordarmos um enorme caso de sucesso e de verdadeiro amor à azul e branca. Falo, pois, de Manuel Belo Correia Dias, ovarense nascido a 24 de março de 1919 e que ficou gravado na história do clube pela quantidade inusitada de golos que apontava, época após época.

Correia Dias sempre se revelou um atirador frutífero dentro da grande área, e nem os 113 quilos que carregava o impediram de apontar um golo por cada quilo que tinha, ou seja, este ponta de lança apontou 113 golos ao longo de oito épocas de dragão ao peito, num total de 122 jogos. O caminho para as balizas do Campo da Constituição estavam mais do que sabidos para Correia Dias, essencialmente na época de 41/42, quando fez o gosto ao pé em 37 ocasiões, num total de 22 jogos, perfazendo uma média de 1,69 golos por jogo.

Fonte: Memória Azul
Fonte: Memória Azul

Em 1947, quando se preparava para abandonar a carreira de futebolista, o trinador de então, o argentino Eládio Vascheto, face à escassez de soluções para a linha avançada, conseguiu convencê-lo a permanecer mais uns anos. Correia Dias sempre deixou bem claro que permaneceria no clube desde que não recebesse salário, contudo isso não seria possível, e Correia Dias teria mesmo de ser remunerado como previam as regras do profissionalismo.

A história de Correia Dias no FC Porto conta-se essencialmente pelos seus golos (37 em 41/42; sete em 42/43; 14 em 43/44; oito em 44/45; 29 em 45/46; seis em 46/47 e 12 em 47/48) mas também pelos cinco títulos que ajudou o clube a conquistar. Fica, ainda, ligado a um dos primeiros e maiores feitos do FC Porto, quando, a 7 de janeiro de 1948, apontou dois golos na vitória por 3-2 diante do Arsenal, que valeu a conquista de uma taça oferecida pelos sócios do clube, ganha àquele que seria, à época, o melhor conjunto do mundo.

Foto de Capa: Bibo Porto

artigo revisto por : Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Obrigado, Cabo Verde – Diário do Mundial 2026 #23

Cabo Verde foi o destaque do último dia dos 16 avos do Mundial 2026, embora tenha sido eliminado. Egito, Argentina e Colômbia seguem em frente.

Todas as transmissões televisivas: onde ver os jogos dos oitavos de final do Mundial 2026 este sábado, 4 de julho?

Arrancam os jogos dos oitavos de final do Mundial 2026. Sabe onde ver os jogos da noite deste sábado, 4 de julho.

Eis o quadro final do oitavos de final do Mundial 2026 e o percurso de todas as seleções até à final

O Mundial 2026 viu os 16 avos terminar. Já são conhecidos todos os encontros e o chaveamento final dos oitavos de final.

Colômbia elimina Gana de Carlos Queiroz e fecha o quadro dos oitavos de final do Mundial 2026

A Colômbia é a última seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Mundial 2026. Vitória sobre o Gana de Carlos Queiroz.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristian Romero vai ao 3º andar fazer o 3-2 para a Argentina contra Cabo Verde no Mundial 2026

Mais um golo argentino, desta feita de Cristian Romero. Argentina e Cabo Verde defrontam-se nos 16 avos de final do Mundial 2026.

O MELHOR GOLO DO MUNDIAL: eis o golaço de Sidny Cabral para empatar o Argentina x Cabo Verde

Que momento de Sidny Cabral a marcar um grande golo e a empatar. Argentina e Cabo Verde defrontam-se nos 16 avos de final do Mundial 2026.

Lisandro Martínez marca no arranque do prolongamento e devolve vantagem à Argentina contra Cabo Verde no Mundial 2026

Lisandro Martínez voltou a colocar os argentinos em vantagem. Argentina e Cabo Verde defrontam-se nos 16 avos de final do Mundial 2026.