Os maiores goleadores da história do FC Porto: Correia Dias

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Depois de Custódio Pinto, “um organizador de jogo primoroso e com enorme inteligência técnica e tática” da década de 60, eis que recuamos uns anos para conhecermos ou até recordarmos um enorme caso de sucesso e de verdadeiro amor à azul e branca. Falo, pois, de Manuel Belo Correia Dias, ovarense nascido a 24 de março de 1919 e que ficou gravado na história do clube pela quantidade inusitada de golos que apontava, época após época.

Correia Dias sempre se revelou um atirador frutífero dentro da grande área, e nem os 113 quilos que carregava o impediram de apontar um golo por cada quilo que tinha, ou seja, este ponta de lança apontou 113 golos ao longo de oito épocas de dragão ao peito, num total de 122 jogos. O caminho para as balizas do Campo da Constituição estavam mais do que sabidos para Correia Dias, essencialmente na época de 41/42, quando fez o gosto ao pé em 37 ocasiões, num total de 22 jogos, perfazendo uma média de 1,69 golos por jogo.

Fonte: Memória Azul
Fonte: Memória Azul

Em 1947, quando se preparava para abandonar a carreira de futebolista, o trinador de então, o argentino Eládio Vascheto, face à escassez de soluções para a linha avançada, conseguiu convencê-lo a permanecer mais uns anos. Correia Dias sempre deixou bem claro que permaneceria no clube desde que não recebesse salário, contudo isso não seria possível, e Correia Dias teria mesmo de ser remunerado como previam as regras do profissionalismo.

A história de Correia Dias no FC Porto conta-se essencialmente pelos seus golos (37 em 41/42; sete em 42/43; 14 em 43/44; oito em 44/45; 29 em 45/46; seis em 46/47 e 12 em 47/48) mas também pelos cinco títulos que ajudou o clube a conquistar. Fica, ainda, ligado a um dos primeiros e maiores feitos do FC Porto, quando, a 7 de janeiro de 1948, apontou dois golos na vitória por 3-2 diante do Arsenal, que valeu a conquista de uma taça oferecida pelos sócios do clube, ganha àquele que seria, à época, o melhor conjunto do mundo.

Foto de Capa: Bibo Porto

artigo revisto por : Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Reviravolta com golo aos 90+5′: Santos Laguna de Renato Paiva vence na casa do Toluca de Paulinho

O Santos Laguna de Renato Paiva ganhou na casa do Toluca de Paulinho por 3-2 para a nona jornada da Liga do México.

Atlético Madrid x Real Madrid: Já é conhecida a lesão de Federico Valverde

Federico Valverde saiu lesionado do Atlético Madrid x Real Madrid. Internacional uruguaio sofreu um traumatismo grave no tornozelo esquerdo.

Eusebio Di Francesco reage à derrota com Ruben Amorim: «Estivemos em alta apenas por momentos e não podemos permitir isso»

O Lecce perdeu este domingo na casa do AC Milan de Ruben Amorim por 3-0 para a Serie A. Eis o que disse Eusebio Di Francesco.

Ruben Amorim após triunfo do AC Milan: «Ainda temos muito a fazer, mas hoje estivemos melhor do que nos jogos anteriores, em que estávamos...

O AC Milan venceu em casa o Lecce por 3-0 para a quinta jornada da Serie A. Eis o que disse Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli e a corrida ao título nacional: «É ridículo fazer qualquer tipo de sonho ou análises a longo prazo»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica em conferência de imprensa. Técnico refletiu sobre a corrida ao título da Primeira Liga.

Francesco Farioli e o regresso de Samu: «Jogámos muitos meses sem ele e sabemos a falta que ele nos fez»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica em conferência de imprensa. Técnico abordou o regresso de Samu Aghehowa.

Marco Silva recusa-se a comentar a expulsão: «Não sei se se irei conseguir continuar assim até ao final da época»

Marco Silva refletiu sobre a derrota do Benfica frente ao FC Porto em conferência de imprensa. Técnico não quis comentar a expulsão de Clement Lenglet.