Otávio Monteiro | O motor portista

- Advertisement -

Corriam os últimos dias do mercado de verão de 2014, quando o FC Porto anunciou a contratação de um jovem brasileiro de seu nome, Otávio Monteiro, proveniente do Internacional do Brasil.

Inicialmente, o rumor que andava a circular pelos principais jornais desportivos era de que o luso-brasileiro iria reforçar as fileiras do SL Benfica, mas mais uma vez um “desvio” acabou por acontecer. 

Os primeiros tempos não foram fáceis e Otávio teve de percorrer uma longa maratona até se consagrar num dos indiscutíveis do FC Porto. Sendo que, os astros só, com Nuno Espírito Santo, começaram a alinhar-se para o médio virtuoso, mas foi com Sérgio Conceição que tem evidenciado todo o seu futebol.

Se há uns anos, Otávio era um mero desconhecido, atualmente, o internacional português é a alma da equipa portista, trazendo critério, garra, magia, criatividade e mística ao jogo azul e branco. 

Hoje, é notório que há um FC Porto com e sem Otávio, o que diz bem da sua qualidade e da sua essencialidade no plantel de Sérgio Conceição. Algo que foi notório, no início de temporada, onde se observou que o jogo da equipa ia de uma festa de garagem para uma ópera, no qual a diferença se identificava com a entrada do jogador em campo. 

Otávio Monteiro FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Além de toda a sua qualidade, Otávio ainda é competente a preencher várias zonas do terreno, tendo uma versatilidade que qualquer técnico aprecia, para além de estender a voz de um treinador para o campo, graças à sua leitura de jogo e liderança, visto que não é à toa que é um dos capitães do FC Porto. 

É verdade, não sendo positivo, que é um atleta quezilento, mas isso não apaga a sua genialidade em campo e quem disser que não gostava de ter um “tavinho”, maneira carinhosa como é tratado no balneário azul e branco, mente com todos os dentes que tem na boca. 

Perante tais factos, se há jogadores que ainda me levam na tentação de ir a um jogo de futebol, Otávio Monteiro é certamente um deles.

 

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção de Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar: Marcelo Bielsa deixa Uruguai após o Mundial 2026

Marcelo Bielsa confirma que deixará a Seleção do Uruguai após o Mundial 2026. Torneio começa já no próximo mês de junho.

FC Porto oficializa saída de Luuk de Jong: «Maiores felicidades para o futuro»

O FC Porto oficializou esta sexta-feira a saída de Luuk de Jong. Avançado neerlandês chegou no início da época e terminou contrato.

Novo treino do Sporting: Já se sabe quando Rui Borges e 1 jogador farão a antevisão à final da Taça de Portugal

O Sporting teve esta sexta-feira mais um treino. Rui Borges e um jogador fará a antevisão à final da Taça de Portugal neste sábado pelas 12h30.

Lukas Hornicek na lista provisória da República Checa para o Mundial 2026

Lukas Hornicek, guarda-redes do Braga, integra a lista provisória de 29 jogadores da seleção da Chéquia para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Tralhão e o Sporting x Torreense na final da Taça de Portugal: «E se corre bem? Se corre bem ficamos na história»

Luís Tralhão já olha para a final da Taça de Portugal. Torreense joga este domingo pelas 17h15 contra o Sporting no Jamor.

João Diogo Manteigas lamenta falta de defesa a António Silva: «Exigia-se uma posição firme»

João Diogo Manteigas criticou, em comunicado, a falta de defesa a António Silva. O clube, entretanto, já lançou um comunicado em defesa do jogador.

Arsenal pode vir a renovar com 2 jogadores: eis a situação

Renovar os contrato de Declan Rice e de Jurrien Timber está nos planos do Arsenal. Ambos têm vínculo válido até ao verão de 2028.