Paulo Fonseca: um treinador desnorteado

- Advertisement -

Pronúncia do Norte

As declarações de Paulo Fonseca antes e depois do desafio diante do Eintracht Frankfurt para a Liga Europa, trocando o nome da equipa adversária, são o espelho da confusão que vai na cabeça do treinador azul e branco. Na antevisão do jogo, disse que o FC Porto ia jogar com o Borussia. Na flash interview depois do inesperado empate, teceu considerações sobre o Bayer(n) e garantiu que a equipa ia ganhar a Leverkusen. Evidentemente, estas palavras motivaram o escárnio dos rivais e deram azo à proliferação de vídeos, memes e anedotas sobre o sucedido nas redes sociais.

O FC Porto continua longe de praticar um futebol agradável, continua a evidenciar a ausência de um fio de jogo, continua a alternar bons e maus momentos ao longo dos noventa minutos, continua sem conseguir fazer dois ou três jogos consecutivos de grande nível, continua a revelar fragilidades inconcebíveis do ponto de vista anímico, continua a permitir recuperações no marcador ao adversário, continua sem ganhar em casa nas competições europeias, continua distante da liderança do campeonato, continua a milhas do que se lhe exige. Se há predicados que caracterizavam o FC Porto das últimas épocas, essas eram a força mental, a consistência e a dinâmica de vitórias. Infelizmente para os adeptos do Dragão, a equipa, hoje, não evidencia nada disso.

paulofonseca8
A campanha europeia deste ano foi das piores da história do FC Porto
Fonte: JN

O desnorte da equipa é o reflexo do desnorte do seu treinador. Paulo Fonseca fez um percurso notável nas divisões inferiores até chegar ao Paços de Ferreira e, depois de alcançar uma fantástica qualificação para a Liga dos Campeões na capital do móvel na sua época de estreia no primeiro escalão, parecia ter todas as condições para chegar ao Porto e oferecer um upgrade a uma equipa bi-campeã. No entanto, desde muito cedo se percebeu que a equipa iria pagar o preço da sua inexperiência e imaturidade: nunca mostrou ter mão no balneário, nunca demonstrou convencer os jogadores de que as suas ideias eram as melhores para a equipa – nomeadamente no que diz respeito à reformulação do meio-campo que tentou implementar –, nunca foi capaz de estabelecer um onze-base que desse garantias durante vários jogos seguidos, nunca manteve um discurso realista e humilde – pelo contrário, mostrou-se demasiado arrogante, mesmo sem ter motivos para o ser em algumas circunstâncias – e nunca conseguiu esconder o nervosismo a partir do banco.

A qualidade de jogo tem sido fraca, os resultados têm sido fracos e a liderança de Paulo Fonseca vai-se enfraquecendo à medida que o tempo passa. O jogo de amanhã, frente ao Estoril, e o de Quinta-Feira, frente ao Eintracht Frankfurt, são duas autênticas finais: o FC Porto está proibido de perder pontos no campeonato e não pode ser eliminado tão precocemente da Liga Europa. Os próximos dias apresentam-se, por isso, fundamentais para a definição do futuro de Paulo Fonseca. Mesmo com “uma confiança cega” num bom final de temporada, um mau resultado pode representar o fim do seu tempo ao leme do FC Porto.

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: há novidades em relação a possível saída de extremo

Ángel Alarcón tem sido apontado a uma saída do FC Porto. O jogador foi recentemente relegado para a equipa B.

Manchester United prepara-se para fazer pedido a Bruno Fernandes

O Manchester United vai pedir a Bruno Fernandes que se mantenha mais uma temporada ao serviço do clube do Old Trafford.

Há novo concorrente por Lorenzo Lucca: histórico da La Liga entra em campo pelo alvo do Benfica

Lorenzo Lucca está a ser um dos nomes mais falados neste mercado. O italiano interessa ao Sevilha e já foi associado ao Benfica.

Benfica pode ter recebido outra má notícia no encontro frente à Juventus

O Benfica pode não contar com Gianluca Prestianni durante algumas partidas. O argentino saiu com queixas do jogo contra a Juventus.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.