Paulo Fonseca: um treinador desnorteado

- Advertisement -

Pronúncia do Norte

As declarações de Paulo Fonseca antes e depois do desafio diante do Eintracht Frankfurt para a Liga Europa, trocando o nome da equipa adversária, são o espelho da confusão que vai na cabeça do treinador azul e branco. Na antevisão do jogo, disse que o FC Porto ia jogar com o Borussia. Na flash interview depois do inesperado empate, teceu considerações sobre o Bayer(n) e garantiu que a equipa ia ganhar a Leverkusen. Evidentemente, estas palavras motivaram o escárnio dos rivais e deram azo à proliferação de vídeos, memes e anedotas sobre o sucedido nas redes sociais.

O FC Porto continua longe de praticar um futebol agradável, continua a evidenciar a ausência de um fio de jogo, continua a alternar bons e maus momentos ao longo dos noventa minutos, continua sem conseguir fazer dois ou três jogos consecutivos de grande nível, continua a revelar fragilidades inconcebíveis do ponto de vista anímico, continua a permitir recuperações no marcador ao adversário, continua sem ganhar em casa nas competições europeias, continua distante da liderança do campeonato, continua a milhas do que se lhe exige. Se há predicados que caracterizavam o FC Porto das últimas épocas, essas eram a força mental, a consistência e a dinâmica de vitórias. Infelizmente para os adeptos do Dragão, a equipa, hoje, não evidencia nada disso.

paulofonseca8
A campanha europeia deste ano foi das piores da história do FC Porto
Fonte: JN

O desnorte da equipa é o reflexo do desnorte do seu treinador. Paulo Fonseca fez um percurso notável nas divisões inferiores até chegar ao Paços de Ferreira e, depois de alcançar uma fantástica qualificação para a Liga dos Campeões na capital do móvel na sua época de estreia no primeiro escalão, parecia ter todas as condições para chegar ao Porto e oferecer um upgrade a uma equipa bi-campeã. No entanto, desde muito cedo se percebeu que a equipa iria pagar o preço da sua inexperiência e imaturidade: nunca mostrou ter mão no balneário, nunca demonstrou convencer os jogadores de que as suas ideias eram as melhores para a equipa – nomeadamente no que diz respeito à reformulação do meio-campo que tentou implementar –, nunca foi capaz de estabelecer um onze-base que desse garantias durante vários jogos seguidos, nunca manteve um discurso realista e humilde – pelo contrário, mostrou-se demasiado arrogante, mesmo sem ter motivos para o ser em algumas circunstâncias – e nunca conseguiu esconder o nervosismo a partir do banco.

A qualidade de jogo tem sido fraca, os resultados têm sido fracos e a liderança de Paulo Fonseca vai-se enfraquecendo à medida que o tempo passa. O jogo de amanhã, frente ao Estoril, e o de Quinta-Feira, frente ao Eintracht Frankfurt, são duas autênticas finais: o FC Porto está proibido de perder pontos no campeonato e não pode ser eliminado tão precocemente da Liga Europa. Os próximos dias apresentam-se, por isso, fundamentais para a definição do futuro de Paulo Fonseca. Mesmo com “uma confiança cega” num bom final de temporada, um mau resultado pode representar o fim do seu tempo ao leme do FC Porto.

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal: «Campeão está de volta e o FC Porto está mais forte do que nunca»

Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal do FC Porto, recebeu a comitiva azul e branca e prestou declarações em dia de festa do clube.

Reinaldo Teixeira felicita FC Porto: «Um triunfo que já estava selado, mas hoje com uma festa vibrante e oficialmente assinalada»

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, deu os parabéns ao FC Porto pela conquista da Primeira Liga. Eis a mensagem.

Geovany Quenda faz último jogo em Alvalade: «Tem sido difícil para mim, a despedida…»

Geovany Quenda falou sobre a despedida de Alvalade. Jovem dos leões está de saída do Sporting para rumar a Inglaterra.

Rafa Silva atinge marca especial no Estoril Praia x Benfica

Rafa Silva celebra o golo 100 pelo Benfica. Internacional português chegou à marca no jogo frente ao Estoril Praia.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas após nova conquista do FC Porto: «Somos o clube com mais títulos do futebol português e não temos de inventar taças latinas...

André Villas-Boas falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.

Borja Sainz em dia de festa do FC Porto: «Esta família merece o melhor»

Borja Sainz falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.

Pepê recorda época anterior e elogia Francesco Farioli: «É uma pessoa especial»

Pepê falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.