Pedroto e o Plano B

- Advertisement -

opinioesnaomarcamgolos

Qualquer equipa pode ocupar dois terços de um campo de futebol. O problema está em conseguir usá-los para alcançar o último.

O jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Vitória de Guimarães mostrou algo que já se tinha percebido há muito tempo: ou o Porto melhora o seu modelo de posse de bola e alcança mais vezes a área adversária ou começa a preparar um plano B. José Maria Pedroto dizia que ao futebol português faltavam 30 metros de profundidade. Tinha toda a razão. Temos um treinador espanhol, vários jogadores estrangeiros recém-contratados (e de grande qualidade) que não sabem o que é o futebol português, e, no entanto, o Porto consegue evidenciar essa miopia revelada pelo Mestre Pedroto. O Vitória pressionou bem, fechou muitos espaços, soube povoar o meio-campo e mostrou como o Porto não só é lento a progredir como também é carente de ideias. A grande fragilidade da equipa de Guimarães – a meu ver – foi apenas uma: transições defensivas. Aquele momento em que perdiam a bola, principalmente no meio-campo, e tinham de se posicionar para começar a defender e recuperar outra vez a bola. Rápidos a avançar mas lentos a recuar nesse momento de jogo, a mostrarem lacunas que podiam ser bem exploradas por um Porto que não aquele obsessivo pela posse e pela progressão no pé em vez de no espaço. O jogo terminou e disse logo que aquilo era a lição de que precisávamos para começar a trabalhar um plano B. Não é mudar o modelo vigente, atenção! O plano B é usado quando o A falha. Em Guimarães foi exactamente isso que aconteceu. A lição, imagino, deve ter sido estudada, pois três dias depois ganhámos a um modesto BATE Borisov por uns convincentes 6-0.

1
Vitória de Guimarães deu a lição que o Porto precisava
Fonte: maisfutebol.iol.pt

Em noite de Champions, o que vimos no Dragão foi um belo festival de futebol ofensivo. Porquê? Porque a mentalidade também mudou! Finalmente houve um Porto de progressões rápidas, a aproveitar a velocidade do Brahimi e as rupturas do Herrera, e com o próprio Adrián López a dar um apoio ao Jackson como nunca se viu. O problema é que não estamos habituados a essas transições mais rápidas, e notou-se isso nas incursões do BATE mal perdíamos a bola. Mas, como tudo, isso trabalha-se. Agora, o que é realmente um crime é ter jogadores de elevada qualidade técnica e velocidade e não os utilizar para os “contrapés” dos adversários. Com a qualidade de passe de Óliver e Herrera, a velocidade de Tello, Brahimi, Adrián, Quaresma ou até mesmo Ricardo, e o posicionamento soberano de Jackson, como é que é possível que este Porto ainda não tenha posto em prática um plano B? Eu até ajudo a dar o nome: chamem-lhe o plano Bóóóra!

Finalizo com quatro notas. 1- Quaresma está muito mais jogador de equipa e isso nota-se até na defesa. Esta pré-disposição do Harry Potter mostra que tem a cabeça e o coração no sítio certo e que pode ser ainda mais importante para o Porto em sectores do terreno que nem nós imaginávamos. 2- O jogo no Dragão teve um espectáculo muito especial chamado Brahimi. Eu disse que ele ia marcar mais golos de livre (não fui o único, com certeza). De lembrar que só está cá (por “cá” entenda-se “Porto” ou “futebol português”, como quiserem) por causa dos fundos. 3- Adrián López não tem mostrado muito mas já se percebeu que não inventa, é experiente e super-rápido a decidir. De certa forma, acho que acabei de dar a receita básica para qualquer bom finalizador. 4- Desde que começou a temporada temos sete jogos disputados, seis vitórias, um empate, 16 golos marcados e apenas um sofrido… de penalty. Se isto não é um Porto com um potencial brutal não sei o que será.

João Pedro Monteiro
João Pedro Monteirohttp://www.bolanarede.pt
Para o João, discutir futebol é uma piada. É como estar à mesa de uma família benfiquista. Como diz o ditado, “numa casa com mau pão todos discutem e o Porto é campeão!”. Discute-se os árbitros e os treinadores, mas ninguém se lembra de discutir o padeiro. E ele adora piadas…                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez não joga mais até ao Mundial 2026

Com a eliminação do Al Hilal da Champions League Asiática, Darwin Núñez terminou oficialmente a época na Arábia Saudita, uma vez que não está inscrito no campeonato.

Rodrigo Nogueira assina contrato profissional com o Sporting

Rodrigo Nogueira assina contrato profissional com o Sporting. O jovem médio reforçou a ligação ao clube onde vai continuar a sua formação.

Bruno Fernandes furioso com a arbitragem: «É melhor eu não dizer nada»

Bruno Fernandes mostrou-se dececionado com a arbitragem da partida entre o Manchester United e o Leeds United.

Antigo presidente do Benfica deixa aviso para Rui Costa e garante: «José Mourinho deve continuar»

Manuel Damásio falou sobre a atualidade do Benfica. O antigo presidente das águias garantiu que José Mourinho deve continuar e falou sobre a gestão de Rui Costa.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Enrique avisa sobre a segunda-mão frente ao Liverpool: «Podemos sofrer um golo na primeira parte e o jogo fica em aberto»

Na antevisão da segunda-mão dos quartos de final da Champions League, frente ao Liverpool, Luís Enrique, alertou que não quer excesso de confiança por parte da equipa do PSG.

Jhony Conceição anuncia saída da equipa técnica de Bruno Lage

Jhony Conceição deixou oficialmente a equipa técnica de Bruno Lage. O técnico revelou a sua decisão nas redes sociais.

Gil Vicente e Tondela empatam em final dramático

O Gil Vicente foi ao terreno do Tondela empatar a duas bolas num encontro da 29.ª jornada da Primeira Liga.