Pepe: A idade é só um número | FC Porto

- Advertisement -

Képler Laveran Lima Ferreira – ou Pepe, como é conhecido no mundo do futebol – continua, aos 38 anos, a mostrar estar em plena forma e isso comprovou-se na época que fez no FC Porto e nas suas prestações no Euro 2020, ao serviço da Seleção Nacional.

Apesar de na sua posição ser costume os jogadores atingirem faixas etárias superiores às normais, são raros os que se mantêm em grande forma nos maiores palcos do futebol. Perto de chegar aos 40, o defesa central português foi um autêntico monstro na última edição da Champions League e voltou a repetir a façanha no presente Europeu.

Engana-se quem acha que teve tarefa fácil – isto porque defrontou os melhores avançados em competição, como o compatriota Cristiano Ronaldo (eliminou a Juventus na UCL) ou até mesmo Mbappé e Lukaku (ambos no Euro 2020), e, como se diz na gíria, todos ficaram “no bolso” do luso-brasileiro.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Mesmo sendo o mais velho do balneário, tanto no clube como na seleção das quinas, podemos vê-lo, em alguns jogos, a fazer sprints em pleno minuto 90. Como mais recente exemplo, temos a nossa infeliz derrota frente aos belgas, em que, nos últimos 10 minutos, Pepe cobriu o campo todo – vinha atrás recuperar as bolas e voltava a lançar o ataque, posicionando-se na grande área à espera de um lance fortuito onde pudesse mostrar toda a sua qualidade no jogo aéreo (coisa que, infelizmente, não aconteceu).

Os adversários até podem apresentar avançados com maior velocidade ou superiores física e tecnicamente, mas Pepe, com toda a sua inteligência e experiência, anula-os com uma classe somente ao alcance de um jogador de elite. Tem uma capacidade de leitura dos lances que, aliada à capacidade física, o tornam num fora de série.

Contudo, este seu grande momento de forma não é de agora. O defesa portista teve toda uma carreira dominada pela consistência – os seus números e palmarés falam por si. É o defesa mais internacional de sempre, com 119 internacionalizações. Este último Euro foi a sua oitava grande prova só a nível de seleções; venceu um Europeu e uma Taça das Confederações.

Em relação aos clubes, os títulos estendem-se, destacando-se, de entre muitos outros, as três Champions League, duas Supertaças Europeias, dois Mundiais de Clubes, três Campeonatos Espanhóis e três Campeonatos Portugueses.

Atualmente, tanto no clube como na seleção, é mais do que seguro afirmar que é Pepe e mais dez.

Artigo revisto por Andreia Custódio

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Vicintin responde ao Bola na Rede: «O Gonçalo Paciência resolve ter um corte de salário muito alto porque acreditou no projeto do Santa...

Bruno Vicintin, presidente da SAD do Santa Clara, falou de Petit e Gonçalo Paciência. Declarações durante o Portuga Football Summit.

António Oliveira e as possibilidades do Benfica na Europa League: «É definitivamente um dos favoritos à vitória»

António Oliveira falou em exclusivo ao Bola na Rede. As declarações foram prestadas durante o Portugal Football Summit.

Presidente da SAD do Santa Clara elogia trabalho de Petit e olha para ambições do clube: «Não sei se seria bom neste momento ir...

Bruno Vicintin, presidente da SAD do Santa Clara, falou da época do clube. Declarações durante o Portuga Football Summit.

António Oliveira e a chegada de Jorge Jesus à seleção: «Por aquilo que conquistou, é evidente que gera uma expectativa grande»

António Oliveira falou em exclusivo ao Bola na Rede. As declarações foram prestadas durante o Portugal Football Summit.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense vence FC Kharkiv na Moldávia e aproxima-se dos oitavos de final da Europa Cup

O Torreense ganhou esta quarta-feira ao FC Kharkiv por 2-1 em jogo relativo à primeira mão dos oitavos de final da Europa Cup.

Nuno Mendes muito elogiado: «Penso que é um dos melhores laterais-esquerdos da história do futebol»

Khvicha Kvaratskhelia vê Nuno Mendes como um dos «melhores laterais-esquerdos da história do futebol». Vários elogios.

Kylian Mbappé elogia 2 colegas e trava ambição de igualar Cristiano Ronaldo: «A França nunca me deixará jogar até aos 41 anos»

Kylian Mbappé recusou uma longevidade tão grande quanto Cristiano Ronaldo na seleção. Avançado falou ainda de Michael Olise e Antonio Rudiger.