📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pepê vs Galeno: Quem deve assumir o lado esquerdo do ataque portista?

- Advertisement -

Esta é uma pergunta que os adeptos portistas certamente colocam desde a saída de Luis Díaz. Depois da saída do colombiano para o Liverpool FC, o FC Porto ficou com um espaço vazio no onze titular e que pode ser colmatado por nomes como Pepê, que já integrava o plantel desde o início da época ou por Galeno, o mais recente reforço portista. Quem irá assumir o lado esquerdo do ataque portista?

Após a partida de Díaz para Inglaterra, os dragões já realizaram cinco partidas até ao momento. Logicamente, tendo em conta que Galeno não está ainda nem há um mês ao serviço de Sérgio Conceição, Pepê foi chamado ao onze titular, mas não foi de forma absoluta. Frente ao Sporting CP, Fábio Vieira começou no lado esquerdo e foi alternando com Taremi, que caía várias para o flanco esquerdo.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Já Galeno, ainda com estatuto de recém-chegado, vai somando minutos como suplente utilizado com o objetivo de mostrar que pode ser uma opção. Entrou nos últimos quatro jogos e tem demonstrado o nervosismo natural de um reforço – algumas más decisões com a bola, pouco sentido de posicionamento sem ela e falta de entrosamento com os restantes colegas da equipa.

Contudo, para analisarmos os dois jogadores e perceber o que podem oferecer à equipa azul e branco, devemos olhar, no caso de Pepê, para primeira metade da época que realizou no FC Porto e para as suas épocas no Grêmio FPA e, no caso de Galeno, para o trabalho demonstrado em Braga nos últimos anos.

Pepê é um médio-ala esquerdo com uma excelente capacidade de finalização e que procura várias vezes movimentos diagonais da linha para o interior. Além disso, embora ainda não tenha demonstrado tal caraterística no FC Porto, tem uma capacidade de drible acima da média, daquelas de deixar dois ou três jogadores para trás.

Embora não tendo o maior dos portentos físicos, é um jogador com um q.b. de agressividade (controlada) e as equipas de Sérgio Conceição precisam de características destas.

Galeno, por sua vez, é um jogador com menor capacidade técnica e não pisa tanto terrenos interiores como Pepê, mas pode ser muito forte quando joga junto à linha, o que justifica as trinta assistências nas últimas três temporadas em Portugal. Procura muito os movimentos para dentro, seja para cruzar ou para rematar, usualmente, fora da grande área, uma vez que o drible no um para um não é o seu forte.

Pepe
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Em suma, embora os dois em nada se pareçam com Luis Díaz e, diga-se de passagem, não precisam, as características de Pepê e o facto de já estar integrado no plantel há mais tempo fazem com que o número onze portista parta na frente.

Se conseguir voltar à forma que demonstrava no Brasil, tem tudo para ser um dos melhores jogadores da Primeira Liga Portuguesa. Galeno pode ser, neste momento, uma alternativa muito viável para Sérgio Conceição em jogos com uma defesa mais fechada, pois tem uma maior aptidão para cruzar ou rematar fora da grande área.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal já conhece os adversários na qualificação para o Euro Sub-19 2027

A Seleção Nacional de Sub-19 ficou inserida no Grupo A6 e terá pela frente a Sérvia, a Grécia e o Cazaquistão.

Bernardo Silva abre a porta à carreira de treinador: «Acho que vou ter as capacidades para o poder fazer»

Bernardo Silva admite o desgaste da carreira, mas confessa ter capacidades para assumir o comando técnico de uma equipa no futuro.

Ricardo Sousa deixa o comando técnico do Vizela por mútuo acordo

Ricardo Sousa rescindiu por mútuo acordo após a derrota frente ao Farense. O objetivo da subida de divisão pesou na decisão da SAD minhota.

Futsal: Os eleitos de Jorge Braz para o duplo teste com a Ucrânia de preparação para o Euro 2026

Seleção Nacional fecha o ano com estágio no Algarve e dois jogos de preparação, contra a Ucrânia, rumo ao Euro 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Morten Hjulmand esteve reunido com o empresário esta quarta-feira

Morten Hjulmand esteve reunido com o seu empresário durante esta quarta-feira, antes do Sporting regressar a Lisboa.

Santa Clara emite comunicado contra a Liga Portugal: eis o motivo

O Santa Clara vai disputar a partida frente ao Arouca no dia 21 de dezembro, a partir das 20h30. Os açorianos tentaram mudar a data do jogo.

Mehdi Taremi pode falhar o Mundial 2026: eis o motivo insólito

Mehdi Taremi tem estado em destaque ao serviço do Olympiacos, mas pode não fazer parte dos convocados do Irão no Mundial 2026.