Pepê vs Galeno: Quem deve assumir o lado esquerdo do ataque portista?

- Advertisement -

Esta é uma pergunta que os adeptos portistas certamente colocam desde a saída de Luis Díaz. Depois da saída do colombiano para o Liverpool FC, o FC Porto ficou com um espaço vazio no onze titular e que pode ser colmatado por nomes como Pepê, que já integrava o plantel desde o início da época ou por Galeno, o mais recente reforço portista. Quem irá assumir o lado esquerdo do ataque portista?

Após a partida de Díaz para Inglaterra, os dragões já realizaram cinco partidas até ao momento. Logicamente, tendo em conta que Galeno não está ainda nem há um mês ao serviço de Sérgio Conceição, Pepê foi chamado ao onze titular, mas não foi de forma absoluta. Frente ao Sporting CP, Fábio Vieira começou no lado esquerdo e foi alternando com Taremi, que caía várias para o flanco esquerdo.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Já Galeno, ainda com estatuto de recém-chegado, vai somando minutos como suplente utilizado com o objetivo de mostrar que pode ser uma opção. Entrou nos últimos quatro jogos e tem demonstrado o nervosismo natural de um reforço – algumas más decisões com a bola, pouco sentido de posicionamento sem ela e falta de entrosamento com os restantes colegas da equipa.

Contudo, para analisarmos os dois jogadores e perceber o que podem oferecer à equipa azul e branco, devemos olhar, no caso de Pepê, para primeira metade da época que realizou no FC Porto e para as suas épocas no Grêmio FPA e, no caso de Galeno, para o trabalho demonstrado em Braga nos últimos anos.

Pepê é um médio-ala esquerdo com uma excelente capacidade de finalização e que procura várias vezes movimentos diagonais da linha para o interior. Além disso, embora ainda não tenha demonstrado tal caraterística no FC Porto, tem uma capacidade de drible acima da média, daquelas de deixar dois ou três jogadores para trás.

Embora não tendo o maior dos portentos físicos, é um jogador com um q.b. de agressividade (controlada) e as equipas de Sérgio Conceição precisam de características destas.

Galeno, por sua vez, é um jogador com menor capacidade técnica e não pisa tanto terrenos interiores como Pepê, mas pode ser muito forte quando joga junto à linha, o que justifica as trinta assistências nas últimas três temporadas em Portugal. Procura muito os movimentos para dentro, seja para cruzar ou para rematar, usualmente, fora da grande área, uma vez que o drible no um para um não é o seu forte.

Pepe
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Em suma, embora os dois em nada se pareçam com Luis Díaz e, diga-se de passagem, não precisam, as características de Pepê e o facto de já estar integrado no plantel há mais tempo fazem com que o número onze portista parta na frente.

Se conseguir voltar à forma que demonstrava no Brasil, tem tudo para ser um dos melhores jogadores da Primeira Liga Portuguesa. Galeno pode ser, neste momento, uma alternativa muito viável para Sérgio Conceição em jogos com uma defesa mais fechada, pois tem uma maior aptidão para cruzar ou rematar fora da grande área.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto retoma preparação no Olival: Adeus a Rodrigo Mora e sete jogadores no boletim clínico

O FC Porto regressou aos treinos no Olival, iniciando a preparação para a receção ao Arouca. Rodrigo Mora marcou presença para se despedir dos colegas e equipa técnica.

O depois do pendurar das chuteiras de futebol

Há uma coisa particularmente cruel no futebol… um jogador sabe, desde o primeiro dia em que entra num relvado, que aquele momento vai acabar

Senegal confirma figura histórica do futebol mundial para assumir o comando técnico da seleção

Patrick Vieira foi anunciado oficialmente como o novo selecionador do Senegal, sucedendo a Pape Thiaw após a eliminação polémica no Mundial.

Famalicão: imprensa internacional garante que minhotos estão na corrida por central marroquino

Amine Chabane é um dos alvos do Famalicão para o final de mercado. O defesa central pertence aos quadros do Amiens.

PUB

Mais Artigos Populares

Depois de ‘telenovela’ com o Sporting: equipa desvia-se de Yeremay Hernández e faz oferta por outro extremo

Yeremay Hernández estava a ser apontado ao Hull City, mas o conjunto inglês está concentrado em garantir a contratação de Pablo García.

Imprensa espanhola deslumbrada com Vangelis Pavlidis: «Faz esse valor parecer uma pechincha»

Vangelis Pavlidis igualou o hat-trick mais rápido do século na Primeira Liga e o jornal AS destacou o grande arranque de temporada do avançado do Benfica.

Braga perde corrida por ponta de lança para a Udinese

O Braga estava na corrida para garantir a contratação de Jovan Milosevic, ponta de lança que pertence aos quadros do Estugarda.