📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Perdidos no tempo: Anderson

- Advertisement -

Será um dos maiores clichés do futebol e continuará a sê-lo, pelo menos enquanto existirem casos como o de Anderson Luís de Abreu Oliveira. Uma verdadeira promessa do futebol mundial que nunca deixou de o ser, não passando disso mesmo. Alguns títulos conquistados ao longo de uma carreira que vem perdendo brilhantismo com o passar do tempo, até ao ponto crítico de estar sem clube, aos 29 anos, são o melhor cartão de visita do “prodígio” brasileiro. Na memória de todos estará a brilhante época e meia que protagonizou ao serviço do FC Porto e, acima de tudo, o episódio menos feliz com Katsouranis.

Chegou a Portugal em 2006, então com 18 anos, proveniente do Grémio FBPA, a troco de oito milhões de euros. Meia época chegou e sobrou para que Anderson se afirmasse como um craque da cabeça aos pés, ao ponto de explodir na época seguinte, ao comando de Jesualdo Ferreira, que lhe ofereceu a camisola número 10. Jogador que se destacava pelo transporte de bola, passada larga e técnica elevadíssima, fez apenas 24 jogos ao serviço dos portistas já que uma fratura do perónio direito lhe travou a evolução que vinha registando. Isso, contudo, não o impediu de regressar forte e recolher a admiração de Sir Alex Ferguson, que imediatamente ordenou a contratação do “puto maravilha” do Dragão.

Assim, em julho de 2007, por uma verba a rondar os 31,5 milhões de euros, Anderson transferia-se para o teatro dos sonhos com objetivo de corresponder às elevadas expetativas que recaíam sobre ele. Isso, a espaços, foi conseguindo. Contudo, a falta de regularidade, juntamente com alguns problemas físicos, revelaram-se fatores decisivos para que a promessa nunca se concretizasse. Daí até à “morte” de uma carreira que tanto prometia foram umas cedências de distância. ACF Fiorentina, SC Internacional e Coritiba FBC nunca foram apostas ganhas no que ao relançamento diz respeito. Ainda foi a tempo de representar a “canarinha” em oito ocasiões, tendo sido considerado o melhor jogador jovem do mundo em 2008. Agora, perto de completar 30 anos, Anderson parece ter o destino traçado: promessa por cumprir.

Palmarés:

Primeira Liga Portuguesa (2); Taça de Portugal (2); Supertaça Portuguesa (1); Série B Brasileira (1); Liga Inglesa (4); Taça da Liga Inglesa (2); Taça Inglesa (5); Campeonato do Mundo de Clubes (1); Liga dos Campeões (1); Copa América (1); Golden Boy (1).

Melhores momentos:

Foto de Capa: Getty Images

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa brasileira garante que Benfica está de olho em Samuel Lino

Samuel Lino está na mira do Benfica. Vários jogadores do Flamengo despertam a cobiça da Europa, entre os quais o extremo ex-Gil Vicente.

Borussia Monchengladbach escapa com vitória que afunda o Mainz na Bundesliga

Na 13.ª jornada da Bundesliga, o Mainz manteve-se fundo...

Castigo de Luis Díaz na Champions League reduzido pela UEFA

Luis Díaz foi expulso por uma entrada violenta no encontro com o PSG. Após recurso do clube, a suspensão passou de três para dois jogos.

Imprensa Inglesa rendida ao trabalho de Rui Borges: «Construiu uma bela reputação com o Sporting»

Rui Borges esteve em destaque na imprensa inglesa, que o elogiou pelo trabalho no Sporting e revelou uma curiosidade sobre o técnico.

PUB

Mais Artigos Populares

Novo golo na Luz: Sudakov reestabelece igualdade no Benfica x Sporting

Benfica e Sporting enfrentam-se no Estádio da Luz durante a noite desta sexta-feira, em jogo da 13.ª jornada da Primeira Liga.

Pedro Gonçalves marca no Benfica x Sporting após perda de bola de Enzo Barrenechea

Benfica e Sporting enfrentam-se no Estádio da Luz durante a noite desta sexta-feira, em jogo da 13.ª jornada da Primeira Liga.

Penafiel vence na receção à União de Leiria com golo perto do apito final

Joseph Séry marcou o único golo da partida para lá dos 90 minutos, oferecendo a vitória por 1-0 ao Penafiel diante da União de Leiria.