📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Perdidos no tempo: Anderson

- Advertisement -

Será um dos maiores clichés do futebol e continuará a sê-lo, pelo menos enquanto existirem casos como o de Anderson Luís de Abreu Oliveira. Uma verdadeira promessa do futebol mundial que nunca deixou de o ser, não passando disso mesmo. Alguns títulos conquistados ao longo de uma carreira que vem perdendo brilhantismo com o passar do tempo, até ao ponto crítico de estar sem clube, aos 29 anos, são o melhor cartão de visita do “prodígio” brasileiro. Na memória de todos estará a brilhante época e meia que protagonizou ao serviço do FC Porto e, acima de tudo, o episódio menos feliz com Katsouranis.

Chegou a Portugal em 2006, então com 18 anos, proveniente do Grémio FBPA, a troco de oito milhões de euros. Meia época chegou e sobrou para que Anderson se afirmasse como um craque da cabeça aos pés, ao ponto de explodir na época seguinte, ao comando de Jesualdo Ferreira, que lhe ofereceu a camisola número 10. Jogador que se destacava pelo transporte de bola, passada larga e técnica elevadíssima, fez apenas 24 jogos ao serviço dos portistas já que uma fratura do perónio direito lhe travou a evolução que vinha registando. Isso, contudo, não o impediu de regressar forte e recolher a admiração de Sir Alex Ferguson, que imediatamente ordenou a contratação do “puto maravilha” do Dragão.

Assim, em julho de 2007, por uma verba a rondar os 31,5 milhões de euros, Anderson transferia-se para o teatro dos sonhos com objetivo de corresponder às elevadas expetativas que recaíam sobre ele. Isso, a espaços, foi conseguindo. Contudo, a falta de regularidade, juntamente com alguns problemas físicos, revelaram-se fatores decisivos para que a promessa nunca se concretizasse. Daí até à “morte” de uma carreira que tanto prometia foram umas cedências de distância. ACF Fiorentina, SC Internacional e Coritiba FBC nunca foram apostas ganhas no que ao relançamento diz respeito. Ainda foi a tempo de representar a “canarinha” em oito ocasiões, tendo sido considerado o melhor jogador jovem do mundo em 2008. Agora, perto de completar 30 anos, Anderson parece ter o destino traçado: promessa por cumprir.

Palmarés:

Primeira Liga Portuguesa (2); Taça de Portugal (2); Supertaça Portuguesa (1); Série B Brasileira (1); Liga Inglesa (4); Taça da Liga Inglesa (2); Taça Inglesa (5); Campeonato do Mundo de Clubes (1); Liga dos Campeões (1); Copa América (1); Golden Boy (1).

Melhores momentos:

Foto de Capa: Getty Images

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.