Perdidos no tempo: Anderson

- Advertisement -

Será um dos maiores clichés do futebol e continuará a sê-lo, pelo menos enquanto existirem casos como o de Anderson Luís de Abreu Oliveira. Uma verdadeira promessa do futebol mundial que nunca deixou de o ser, não passando disso mesmo. Alguns títulos conquistados ao longo de uma carreira que vem perdendo brilhantismo com o passar do tempo, até ao ponto crítico de estar sem clube, aos 29 anos, são o melhor cartão de visita do “prodígio” brasileiro. Na memória de todos estará a brilhante época e meia que protagonizou ao serviço do FC Porto e, acima de tudo, o episódio menos feliz com Katsouranis.

Chegou a Portugal em 2006, então com 18 anos, proveniente do Grémio FBPA, a troco de oito milhões de euros. Meia época chegou e sobrou para que Anderson se afirmasse como um craque da cabeça aos pés, ao ponto de explodir na época seguinte, ao comando de Jesualdo Ferreira, que lhe ofereceu a camisola número 10. Jogador que se destacava pelo transporte de bola, passada larga e técnica elevadíssima, fez apenas 24 jogos ao serviço dos portistas já que uma fratura do perónio direito lhe travou a evolução que vinha registando. Isso, contudo, não o impediu de regressar forte e recolher a admiração de Sir Alex Ferguson, que imediatamente ordenou a contratação do “puto maravilha” do Dragão.

Assim, em julho de 2007, por uma verba a rondar os 31,5 milhões de euros, Anderson transferia-se para o teatro dos sonhos com objetivo de corresponder às elevadas expetativas que recaíam sobre ele. Isso, a espaços, foi conseguindo. Contudo, a falta de regularidade, juntamente com alguns problemas físicos, revelaram-se fatores decisivos para que a promessa nunca se concretizasse. Daí até à “morte” de uma carreira que tanto prometia foram umas cedências de distância. ACF Fiorentina, SC Internacional e Coritiba FBC nunca foram apostas ganhas no que ao relançamento diz respeito. Ainda foi a tempo de representar a “canarinha” em oito ocasiões, tendo sido considerado o melhor jogador jovem do mundo em 2008. Agora, perto de completar 30 anos, Anderson parece ter o destino traçado: promessa por cumprir.

Palmarés:

Primeira Liga Portuguesa (2); Taça de Portugal (2); Supertaça Portuguesa (1); Série B Brasileira (1); Liga Inglesa (4); Taça da Liga Inglesa (2); Taça Inglesa (5); Campeonato do Mundo de Clubes (1); Liga dos Campeões (1); Copa América (1); Golden Boy (1).

Melhores momentos:

Foto de Capa: Getty Images

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pierluigi Collina explica as novas regras do futebol

Pierluigi Collina revelou novas medidas da FIFA para acelerar o jogo, sublinhando que a prioridade é evitar perdas de tempo e não aumentar as punições.

2 equipas de arbitragem portuguesas na Liga das Nações Feminina

A UEFA escolheu duas equipas de arbitragem portuguesas para jogos da Liga das Nações feminina, que também contam para a qualificação do Mundial de 2027. 

Tonel antecipa Clássico entre FC Porto e Sporting: «Equipas muito organizadas do ponto de vista tático»

O antigo jogador Tonel prevê um Sporting-FC Porto equilibrado e muito tático na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, destacando a organização das equipas como fator decisivo, em vez da emoção do clássico.

Léo Chu emprestado pelo Alverca ao Athletic Club

O Alverca confirmou o empréstimo de Léo Chú ao Athletic Club. Em comunicado publicado no site oficial, o clube ribatejano desejou ao avançado, as maiores felicidades pessoais e profissionais.

PUB

Mais Artigos Populares

Luke Shaw e Harry Maguire forçados a sair por lesão na vitória do Manchester United

Durante a vitória por 2-1 sobre o Crystal Palace, Michael Carrick revelou que Luke Shaw e Harry Maguire não se sentiam bem e tiveram de abandonar o campo. 

Atenção, Benfica: Stije Resink sofre lesão grave pelo Groningen e tem resto da época e transferência no verão em risco

Stije Resink lesionou-se no duelo entre o Groningen e o Volendam. Para lá da derrota, a gravidade da lesão preocupa os neerlandeses.

Rio Ave trava Famalicão e volta aos pontos no 7º desaire consecutivo na Primeira Liga

Notícias boas para o Rio Ave, apesar de mais um desaire. Vilacondenses voltaram aos pontos com empate diante do Famalicão.