Perdidos no tempo: Ernesto Farías

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Ernesto “El Tecla” Farías é com toda a certeza um nome que os adeptos do FC Porto ainda não esqueceram. Pisou terras portuenses pela primeira vez em 2007/2008 para jogar de dragão ao peito numa altura em que a aposta no mercado sul-americano era forte. Prova disso era o principal concorrente de Farías, de seu nome Lisandro López.

Começou a sua carreira futebolística como sénior no Clube Estudiantes de La Plata da Argentina em 1998. Foi lá onde recebeu a alcunha de “El Tecla” porque os colegas de equipa achavam que os seus dentes eram parecidos com teclas de piano. No total fez 96 golos em 205 jogos. Em 2004/2005, depois de brilhar na Argentina, arriscou uma mudança para a Europa e ingressou no US Palermo que competia ainda na Serie A, onde marcou dois golos em 16 jogos. Uma época infeliz para “El Tecla”. Regressou à Argentina, mais precisamente ao Clube Atlético River Plate e regressou também aos golos. Em três épocas fez 42 jogos e marcou 21 golos.

A 24 de julho de 2007 o FC Porto anunciava um acordo para a transferência de Ernesto Farías por quatro milhões de euros. Na primeira e segunda época, esteve tapado pelo seu compatriota Lisandro López que mostrava estar em grande forma. Só conseguiu jogar com regularidade no FC Porto no início do ano de 2008. Ainda assim terminou a primeira época com nove golos em 24 jogos e a segunda época com 15 golos marcados em 32 jogos, jogando quase sempre como suplente utilizado.

Sai Lisandro López e entra mais um sul-americano para o centro do ataque portista. Ernesto Farías não conseguiu agarrar a titularidade nas duas temporadas ao serviço do FC Porto e Radamel Falcão chegou para ser titular. Mais uma vez, Farías fica com lugar cativo no banco de suplentes e faz 10 golos em 27 jogos, um deles contra o FC Paços de Ferreira na Supertaça Cândido de Oliveira e outro frente ao SL Benfica para o campeonato. Apesar de nunca ter conseguido ser um titular indiscutível, mostrou ser um bom suplente para o FC Porto.

No fim da época 2007/2008 sai do FC Porto e transfere-se para o Cruzeiro Esporte Clube do Brasil. Em dois anos realizou 28 jogos e marcou apenas 6 golos.

Em 2011/2012 regressa à Argentina para jogar no Club Atletico Independiente por empréstimo. Jogou lá durante dois anos e marcou 13 golos em 54 jogos. Ainda o mesmo ano viaja para mais um país sul-americano, o Uruguai, para jogar no Danubio FC. Fez balançar as redes adversárias duas vezes em 8 jogos.

Ernesto Farías alinha com 38 anos no Corporación Deportiva América de Cali
Fonte: CD América de Cali

Esteve afastado do futebol e em 2015 regressou para jogar no Corporación Deportiva América de Cali. Em três anos ajudou o clube a subir à Primeira Liga Colombiana e tornou-se um ídolo para os adeptos ao marcar 33 golos em 72 jogos.

Contudo, o seu palmarés resume-se apenas às três temporadas que passou em Portugal. Foi duas vezes campeão português, duas vezes vencedor da Taça de Portugal e conquistou uma Supertaça Cândido de Oliveira.

Farías estreou-se pela sua seleção em setembro 2005 frente ao Paraguai a contar para a qualificação para o Campeonato do Mundo e esse foi o único jogo que realizou pela “albiceleste”.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Julian Schuster enaltece vitória do Friburgo frente ao Braga e assume: «Como acontece muitas vezes, jogar 11 contra 10 é difícil»

Julian Schuster analisou a vitória do Friburgo frente ao Braga por 3-1, em jogo da segunda-mão das meias-finais da Europa League. O técnico não escondeu a emoção com o desfecho.

Espanha garante vaga extra na Champions League e já tem mais uma equipa qualificada para a competição em 2026/27

A Espanha garantiu uma vaga extra para a Champions League com o apuramento do Rayo Vallecano para a final da Conference League. Além deste fator, ficou definido que o Atlético Madrid vai estar na prova milionária de 2026/27.

Eis o ranking UEFA após a eliminação do Braga frente ao Friburgo na Europa League

A UEFA divulgou o ranking após os jogos das meias-finais da Europa League e Conference League. O Braga acabou por cair frente ao Friburgo.

Saber cair de cabeça erguida, num palco onde se viveu História | Friburgo 3-1 Braga

O Braga caiu aos pés do Friburgo durante a noite de quinta-feira, falhando a final da Europa League, que se realiza em Istambul.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens: «Não podem passar tantos anos para o Braga estar sem lutar por finais europeias»

Carlos Vicens analisou a derrota do Braga contra o Friburgo, num encontro da segunda-mão das meias-finais da Europa League.

Há quatro treinadores espanhóis nas três finais europeias: sabe quem são

As três finais europeias da época registam a presença de quatro técnicos espanhóis: Mikel Arteta e Luis Enrique na Liga dos Campeões; Unai Emery na Liga Europa; e Inigo Pérez na Liga Conferência.

Carlos Vicens após Friburgo x Braga: «Saio orgulhoso da eliminatória que fizemos»

Carlos Vicens já reagiu ao encontro entre o Braga e o Friburgo, relativo à segunda-mão da meia-final da Europa League.