Perdidos no Tempo: Fernando Belluschi

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Esta semana, o “perdido no tempo” escolhido é um jogador que ainda hoje deixa saudades aos adeptos portistas. Falámos do “mago” argentino, Fernando Belluschi.

Desde cedo, Fernando Belluschi demonstrou qualidade no campeonato argentino, primeiro ao serviço do CA Newell’s Old Boys e mais tarde com a camisola do CA River Plate. Ao longo das seis épocas que alinhou na Argentina, Belluschi apontou uns impressionantes 33 golos e depressa chamou a atenção dos clubes europeus. Os gregos do Olympiacos FC foram a sua primeira paragem na Europa.

Em 2009/10, o médio baixinho chegou aos dragões, tendo o FC Porto desembolsado de 6 milhões de euros por apenas 50% do seu passe ao Olympiacos FC. O investimento em Belluschi veio numa altura em que a compra do jogador argentino era moda na política de transferências do FC Porto, depois dos casos de sucesso de Lucho e Lisandro.

A adaptação de Belluschi ao futebol português foi perfeita, natural de um jogador de qualidade. Dono de uma capacidade técnica invejável e exímio nas bolas paradas, Belluschi deslumbrou nas três épocas que representou os dragões. Pelo caminho assinalou exibições impressionantes, como a que realizou nos memoráveis 5-0 frente ao SL Benfica, onde apontou duas assistências milimétricas para os dois golos de Falcão. Mas sem dúvida que o ponto alto de Belluschi ao serviço do FC Porto foi a conquista da Liga Europa em 2010/11 sob o comando de André Villas-Boas.

Belluschi fez uma dupla telepática com João Moutinho no meio-campo portista
Fonte: FC Porto

Fernando Belluschi não era titular indiscutível, mas quando jogava brilhava. Não era um médio goleador, mas quando marcava fazia questão de serem golaços. O estilo irreverente e diferente daquela “pulga” irrequieta argentina marcou os portistas e a sua saída não deixou ninguém indiferente.

Seguiram-se passagens pelos europeus do Genoa FC e Bursaspor KD e mais tarde pelos sul-americanos do Cruz Azul FC e do CA San Lorenzo, o seu clube atual. Belluschi continuou a espalhar perfume e classe apesar de já estar na casa dos 30, tendo chegado mesmo a receber a distinção de melhor jogador argentino a atuar no campeonato local.

Hoje com 34 anos e ainda a representar o San Lorenzo, continua com a mesma habilidade e qualidade que nos habituou nos tempos em que representou os dragões e é uma das figuras da equipa argentina. Sem dúvida, um jogador que deixa saudades…

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Tavares volta a Portugal e é reforço do Marítimo

Tomás Tavares já foi oficializado como novo jogador do Marítimo. Lateral direito regressa a Portugal e à Primeira Liga.

Nélson Évora volta em grande e é campeão nacional de triplo salto aos 42 anos e depois de longo interregno

Nélson Évora mostrou que quem sabe não esquece. Aos 42 anos, o atleta regressou à competição e sagrou-se campeão nacional de triplo salto.

André Silva fala sobre o seu regresso ao FC Porto e confessa: «Tenho a mesma vontade e o mesmo sonho de representar Portugal nos...

André Silva concedeu uma entrevista onde abordou o seu regresso ao FC Porto e o desejo de voltar a representar a Seleção Nacional.

Zeleznicar Pancevo tem baixa de peso para o jogo decisivo contra o Braga na Conference League

O Zeleznicar Pancevo tem uma baixa confirmada para o duelo contra o Braga na Conference League. Sylvester Jasper está fora.

PUB

Mais Artigos Populares

Inbeom Hwang e a vitória sobre o Aston Villa: «Estou muito feliz, mas ao mesmo tempo, um pouco desapontado»

Inbeom Hwang fez o rescaldo à vitória do FC Porto sobre o Aston Villa por 2-1. O médio admitiu que não ficou satisfeito com a sua exibição apesar da vitória.

Novo interessado em Franjo Ivanovic avança com pacote total de 15 milhões de euros e Benfica está desconfiado deste valor

O Benfica está aberto a uma venda de Franjo Ivanovic. O Galatasaray avança com 12+3 milhões de euros, valor considerado insuficiente pelas águias.

Novo teste, nova vitória: FC Porto bate São João de Ver em jogo-treino no Olival

Rodrigo Mora e Eduardo Ferreira foram os autores dos golos do FC Porto na vitória por 2-1 frente ao São João de Ver.