Perdidos no Tempo: Jorginho

- Advertisement -

Em vésperas de um Vitória FC – FC Porto para a 5ª jornada da Primeira Liga, recordamos, hoje, na rubrica de Perdidos no Tempo, um nome incontornável da história dos dois clubes. Jorge Luiz Pereira de Sousa, conhecido no mundo da bola por Jorginho, permanece na memória dos portistas graças a um momento em tudo parecido com aquele que Herrera viveu no último campeonato, quando encaminhou os azuis e brancos para o título com um golo marcado nos últimos minutos da partida com o Benfica, na Luz.

Já em 2006, como agora, corria o minuto 85 da partida da 30ª jornada, em Alvalade, quando Jorginho rompe pela defesa leonina, acabando a fuzilar a baliza de Ricardo. Êxtase total, com festa conjunta entre jogadores, equipa técnica e adeptos, cientes do quão perto, a quatro jogos do fim, o FC Porto estava de reconquistar o título, perdido no ano anterior para o SL Benfica de Trapattonni.

O golo apontado ao Sporting CP valeu praticamente um título em 2006
Fonte: Fora de Jogo

Esse foi, de resto, o momento mais marcante de Jorginho com a camisola dos dragões, onde conquistou ainda dois campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, num total de 56 jogos, distribuídos por duas épocas, e onde apontou cinco golos. Já antes, ao serviço do Vitória FC também assinara épocas de grande qualidade, conquistando numa delas uma Taça de Portugal, frente aos encarnados, no Estádio do Jamor.

Em Portugal, a história de Jorginho conheceu ainda episódios em Braga, onde realizou duas épocas que resultaram em 39 jogos e quatro golos marcados, que conduziram à conquista da Taça Intertoto, em 2008. À parte disso, também realizou grande parte da carreira no Brasil, de onde é, de resto, natural (mais concretamente de Goiânia). Nasceu a 6 de maio de 1977 e, com 18 anos, ingressou no Goiatuba EC, de onde deu o salto para o Atlético Paranaense e onde permaneceu cinco anos, antes de rumar a Santo André, Gama e Goiânia, o clube da terra natal. Foi daí que surgiu o convite sadino para jogar na Europa, seguindo-se as aventuras no Dragão e na cidade dos Arcebispos. Também efetuou meia época, em 2011, no Rio Ave, mas sem grande destaque. Pelo meio, passagens pelo Gaziantepspor e pelo Grêmio Anápolis, onde terminou carreira em 2014.

Aos 41 anos, Jorginho pode olhar para trás e recordar, com orgulho, uma carreira cheia de marcos importantes. No total, esteve em 471 jogos e apontou 91 golos. Bravo!

Foto de Capa: Venus Creations

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AVS SAD contrata Jorge Meireles

Jorge Meireles foi anunciado no AVS SAD. O avançado ex-FC Porto, deixa o Estrela da Amadora a título definitivo.

Andebol: Sporting contrata Christian Manojlovic

Christian Manojlovic reforça a equipa de Andebol do Sporting. O lateral de 20 anos chega proveniente do SCM Politehnica Timisoara, da Roménia.

Alarmes ligados na Luz: Andreas Schjelderup não renova e cria problema no Benfica

Andreas Schjelderup está inclinado a rejeitar a proposta de renovação de contrato que tem do Benfica. O extremo procura um novo desafio.

Futsal: FC Porto contrata Tiaguinho

O FC Porto anunciou a contratação de Tiaguinho ao Fortitudo Pomezia. O ala, é a segunda contratação, para a equipa de futsal dos Dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus contrata Zeki Çelik a custo zero

Zeki Çelik trocou o Roma pela Juventus. O turco optou por não renovar com os Giallorossi e reforçou a Velha Senhora.

Ex-Benfica assina com o Rosario Central de Di María

Franco Cervi assinou pelo Rosario Central. O extremo esquerdo voltou para a Argentina para representar o clube onde começou a sua carreira.

Jorge Jesus revela: «Tinha indicações para fazer a pré-convocatória para o Brasil»

Jorge Jesus admitiu que esteve muito perto de orientar a seleção do Brasil, realizando mesmo uma pré-convocatória.