Perdidos no Tempo: Mariano González

- Advertisement -

Perguntar a um adepto do FC Porto que memórias retém dos anos de Mariano González ao serviço dos dragões acaba por redundar numa inevitável conclusão: a noite de dois de fevereiro de 2010, no Estádio do Dragão, numa meia-final da Taça de Portugal com o Sporting CP. Encostado na esquerda do ataque, puxa para o meio e surpreende Rui Patrício com uma autêntica bomba. Um dos golos mais espetaculares que o novo estádio dos azuis e brancos já testemunhou. Reza a lenda de que bastava colocar a braçadeira de capitão no braço esquerdo para que Speedy González abrisse o livro e marcasse grandes golos. Atualmente com 37 anos e ao serviço dos argentinos do Club Atlético Cólon, Mariano González, prestes a pendurar as botas, pode olhar para trás e orgulhar-se daquilo que conseguiu.

Com 37 anos, Mariano González veste nos dias de hoje as cores do Club Atlético Cólon
Fonte: clubcolon

Ao serviço do FC Porto registou os melhores números da carreira: 114 jogos, dez golos e 13 assistências. Chegou aos dragões no verão de 2007, proveniente do US Palermo, a quem os portistas pagaram 1,2 milhões de euros por uma época de empréstimos. Depois de bem-sucedido na época de estreia em Portugal, a direção de Pinto da Costa optou por pagar mais 3,2 milhões de euros e adquirir em definitivo o passe do argentino. Os proveitos desportivos foram, no entanto, bem maiores do que os económicos na perspetiva do FC Porto, já que Mariano haveria de deixar a Invicta, a custo zero, rumo ao Club Estudiantes de La Plata em 2011, depois do contrato que o ligava ao dragão expirar.

Com passagens por Racing Club, US Palermo, Inter de Milão, Club Estudiantes de La Plata, Arsenal de Sarandí FC, Deportivo Santamarina, Club Atlético Huracán e Club Atlético Cólon, Mariano González contabiliza 348 jogos como profissional de futebol e 31 golos.

A nível de conquistas, regista três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, duas Supertaças, uma Liga Italiana, uma Supertaça Italiana e uma Liga Argentina ‘Apertura’. Apesar de não participar nessa campanha europeia, Mariano começou por fazer parte do plantel do FC Porto que conquistou a Liga Europa em 2011. Já na seleção argentina contabiliza nove internacionalizações e um golo apontado.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Oceano Cruz abandona o comando da Seleção Sub-20 após a conquista do Torneio Maurice Revello: «Chega a altura de me despedir…»

Depois de três anos no cargo, Oceano Cruz está de saída da Seleção Sub-20. O treinador deixou uma mensagem de despedida nas redes sociais.

Cabo Verde em destaque: Os cinco representantes em Portugal e a herança deixada por muitos outros

5 dos jogadores que ajudaram Cabo Verde a fazer história na estreia no Mundial 2026 têm contrato em Portugal e muitos outros já estiveram de passagem.

Imprensa espanhola reage ao empate frente a Cabo Verde: «Um desastre logo à partida»

O jornal Marca reagiu ao empate no jogo inaugural do Grupo H do Mundial 2026, destacando que «Espanha entrou para a história de Cabo Verde».

Ex-colega de Erling Haaland e Fredrik Aursnes sobre médio do Benfica: « É futebolista mais subestimado do mundo»

Ruben Gabrielsen elogiou Fredrik Aursnes e Erling Haaland, considerando o médio do Benfica o jogador mais subestimado do mundo.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis de La Fuente reflete sobre o empate entre Espanha e Cabo Verde: «Quando a bola não quer entrar… não quer entrar»

Luis de La Fuente deixou elogios à organização defensiva de Cabo Verde e destacou o número de oportunidades criadas por Espanha.

Jan van Hecke sofre lesão no olho no empate dos Países Baixos frente ao Japão: «Não estou a ver muito bem»

O defesa neerlandês Jan van Hecke ficou com um olho negro no empate dos Países Baixos frente ao Japão por 2-2.

Presidente da Federação Marroquina provoca Lamine Yamal: «Espero que nos encontremos com Espanha na final»

O presidente da federação marroquina provoca Lamine Yamal e admite querer defrontar a seleção espanhola na final do Mundial.