Perdidos no Tempo: Mariano González

Perguntar a um adepto do FC Porto que memórias retém dos anos de Mariano González ao serviço dos dragões acaba por redundar numa inevitável conclusão: a noite de dois de fevereiro de 2010, no Estádio do Dragão, numa meia-final da Taça de Portugal com o Sporting CP. Encostado na esquerda do ataque, puxa para o meio e surpreende Rui Patrício com uma autêntica bomba. Um dos golos mais espetaculares que o novo estádio dos azuis e brancos já testemunhou. Reza a lenda de que bastava colocar a braçadeira de capitão no braço esquerdo para que Speedy González abrisse o livro e marcasse grandes golos. Atualmente com 37 anos e ao serviço dos argentinos do Club Atlético Cólon, Mariano González, prestes a pendurar as botas, pode olhar para trás e orgulhar-se daquilo que conseguiu.

Com 37 anos, Mariano González veste nos dias de hoje as cores do Club Atlético Cólon
Fonte: clubcolon

Ao serviço do FC Porto registou os melhores números da carreira: 114 jogos, dez golos e 13 assistências. Chegou aos dragões no verão de 2007, proveniente do US Palermo, a quem os portistas pagaram 1,2 milhões de euros por uma época de empréstimos. Depois de bem-sucedido na época de estreia em Portugal, a direção de Pinto da Costa optou por pagar mais 3,2 milhões de euros e adquirir em definitivo o passe do argentino. Os proveitos desportivos foram, no entanto, bem maiores do que os económicos na perspetiva do FC Porto, já que Mariano haveria de deixar a Invicta, a custo zero, rumo ao Club Estudiantes de La Plata em 2011, depois do contrato que o ligava ao dragão expirar.

Com passagens por Racing Club, US Palermo, Inter de Milão, Club Estudiantes de La Plata, Arsenal de Sarandí FC, Deportivo Santamarina, Club Atlético Huracán e Club Atlético Cólon, Mariano González contabiliza 348 jogos como profissional de futebol e 31 golos.

A nível de conquistas, regista três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, duas Supertaças, uma Liga Italiana, uma Supertaça Italiana e uma Liga Argentina ‘Apertura’. Apesar de não participar nessa campanha europeia, Mariano começou por fazer parte do plantel do FC Porto que conquistou a Liga Europa em 2011. Já na seleção argentina contabiliza nove internacionalizações e um golo apontado.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas fecha contratação de ponta de lança por 20 milhões de euros e desvia jogador do Fenerbahçe de José Mourinho

O Besiktas tem acordo para a contratação de Tammy Abraham. Avançado vai deixar a AS Roma em definitivo.

Olympiacos fecha reforço e desvia alvo do Benfica para o meio-campo no mercado

O Olympiacos fechou a contratação de Lorenzo Scipioni. Médio argentino era também desejado pelo Benfica, mas vai rumar à Grécia.

Dinamarca vence Portugal na final do Mundial Sub-21, mas não trava melhor classificação de sempre na prova

A Dinamarca sagrou-se campeã do Mundo de Andebol no escalão Sub-21. Vitória sobre Portugal na final por 29-26.

Cassiano Klein responde ao Bola na Rede: «Claro que a mensagem do intervalo é importante, mas na verdade o que está marcado para nós...

Cassiano Klein marcou presença na sala de imprensa, depois da derrota do Sporting contra o Benfica, na Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Taylor Harwood-Bellis é alvo do FC Porto e imprensa inglesa revela valores da proposta

O FC Porto quer contratar Taylor Harwood-Bellis. O defesa central é o alvo dos dragões para reforçar o centro da defesa.

Bayern Munique vence Flamengo e marca encontro com o PSG no Mundial de Clubes 2025

O Bayern Munique venceu o Flamengo nos oitavos de final do Mundial de Clubes. Bávaros marcam encontro com o PSG.

Carlos Monteiro elogia Cassiano Klein: «O homem veio e venceu»

Carlos Monteiro analisou a vitória do Benfica sobre o Sporting na final da Liga de Futsal. Encarnados voltam aos triunfos após quatro anos.