Perdidos no Tempo: Mariano González

- Advertisement -

Perguntar a um adepto do FC Porto que memórias retém dos anos de Mariano González ao serviço dos dragões acaba por redundar numa inevitável conclusão: a noite de dois de fevereiro de 2010, no Estádio do Dragão, numa meia-final da Taça de Portugal com o Sporting CP. Encostado na esquerda do ataque, puxa para o meio e surpreende Rui Patrício com uma autêntica bomba. Um dos golos mais espetaculares que o novo estádio dos azuis e brancos já testemunhou. Reza a lenda de que bastava colocar a braçadeira de capitão no braço esquerdo para que Speedy González abrisse o livro e marcasse grandes golos. Atualmente com 37 anos e ao serviço dos argentinos do Club Atlético Cólon, Mariano González, prestes a pendurar as botas, pode olhar para trás e orgulhar-se daquilo que conseguiu.

Com 37 anos, Mariano González veste nos dias de hoje as cores do Club Atlético Cólon
Fonte: clubcolon

Ao serviço do FC Porto registou os melhores números da carreira: 114 jogos, dez golos e 13 assistências. Chegou aos dragões no verão de 2007, proveniente do US Palermo, a quem os portistas pagaram 1,2 milhões de euros por uma época de empréstimos. Depois de bem-sucedido na época de estreia em Portugal, a direção de Pinto da Costa optou por pagar mais 3,2 milhões de euros e adquirir em definitivo o passe do argentino. Os proveitos desportivos foram, no entanto, bem maiores do que os económicos na perspetiva do FC Porto, já que Mariano haveria de deixar a Invicta, a custo zero, rumo ao Club Estudiantes de La Plata em 2011, depois do contrato que o ligava ao dragão expirar.

Com passagens por Racing Club, US Palermo, Inter de Milão, Club Estudiantes de La Plata, Arsenal de Sarandí FC, Deportivo Santamarina, Club Atlético Huracán e Club Atlético Cólon, Mariano González contabiliza 348 jogos como profissional de futebol e 31 golos.

A nível de conquistas, regista três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, duas Supertaças, uma Liga Italiana, uma Supertaça Italiana e uma Liga Argentina ‘Apertura’. Apesar de não participar nessa campanha europeia, Mariano começou por fazer parte do plantel do FC Porto que conquistou a Liga Europa em 2011. Já na seleção argentina contabiliza nove internacionalizações e um golo apontado.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting x Arouca: eis os onzes prováveis de jogo da Primeira Liga

O Sporting e o Arouca enfrentam-se este sábado para a sétima jornada da Primeira Liga. Vê os onzes prováveis.

Pós-Benfica: Onde ver o AC Milan de Ruben Amorim x Lecce para a Serie A?

O AC Milan joga este domingo contra o Lecce para a quinta jornada da Serie A. Duelo vai ser transmitido na Sport TV 4.

Sporting recebe “lobos” de Arouca em fim-de-semana de Clássico | Sporting  x Arouca 

O Sporting volta a Alvalade depois do empate em Famalicão que fez a equipa cair para o terceiro lugar da classificação, ultrapassado pelo Benfica, a quatro pontos do líder FC Porto.

Treinador do Monza após bis de Gustavo Varela: «Trabalho muito com ele individualmente»

Gustavo Varela bisou na vitória do Monza para a Serie A. Treinador Ivan Juric falou sobre o avançado português no final do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Michael Carrick revolta-se com críticas e aborda mau momento do Manchester United: «Não significa que o mundo desabou»

Michael Carrick foi questionado sobre a sua continuidade no Manchester United. Técnico foi ainda confrontado com críticas.

Tottenham ‘panica’ com falta de golos e vira atenções para Mauro Icardi: Avançado chegou a ser apontado ao Benfica

Roberto De Zerbi pondera avançar por Mauro Icardi a custo zero, numa altura em que o Tottenham não marca na Premier League há 4 jogos consecutivos.

Aleksandr Koksharov recusou o Vitória SC para continuar na Rússia: «Não sei se a Liga Portuguesa é mais complicada do que a Russa»

Aleksandr Koksharov esteve na lista do Vitória SC, mas acabou por continuar na Rússia e rumar ao Fakel. Avançado recordou interesse dos vimaranenses.