Perdidos no Tempo: Tarik Sektioui

- Advertisement -

Chega-nos de Marrocos o ‘perdido no tempo’ desta semana. Dono de um estilo muito atrativo, essencialmente pela qualidade técnica e velocidade que emprestava ao seu jogo, Tarik perdurará na memória muito por culpa do golo maradoniano que apontou num jogo da Liga dos Campeões, frente ao Olympique de Marseille.

Nascido em Fès, Marrocos, a 13 de maio de 1977 e hoje com 41 anos (já retirado do futebol), Tarik começou por dar os primeiros passos no desporto rei no país de origem, mais concretamente na cidade que o viu nascer. Corria o ano de 1997 quando deu início ao périplo pelo estrangeiro, do qual haveria de guardar boas memórias, essencialmente das estadias na Holanda e Portugal. Tudo começou com curtas e irrelevantes passagens, primeiro por Association de la Jeunesse Auxerroise (Auxerre), depois por CS Marítimo e Neuchâtel Xamax Football Club Serrières. O ingresso no Willem II Tilburg em 1990 afigurar-se-ia como determinante para uma carreira que se direcionou sempre no sentido ascendente. Cinco épocas e 19 golos depois eis que chega o convite do Alkmaar Zaanstrek (AZ Alkmaar) para mais duas épocas de altíssimo nível, determinantes para a chegada ao FC Porto, por mão de Co Adriaanse.

Tarik Sektioui marcou os adeptos portistas
Fonte: Mercato 365

Estávamos no ano de 2006 e o treinador holandês, em conflito com os jogadores e com Pinto da Costa, acaba substituído por Jesualdo Ferreira. Tarik começou por não se ressentir dessa mudança, começando a época a titular, num fulgor inicial que rapidamente haveria de terminar. Arredado das opções iniciais, concordou em mudar-se no mercado de inverno para o RKC Waalwijk de forma a ganhar balanço para uma época e meia de grande nível nos azuis e brancos. 52 jogos e 11 golos fecharam o ciclo de dragão ao peito. A carreira de futebolista, contudo, haveria de conhecer mais dois episódios. Primeiro, o Ajman Club dos Emirados Árabes Unidos e, por fim, o retorno ao clube onde havia dado os primeiros passos no futebol, o Maghreb Fès. No total, Tarik conta 277 jogos como profissional, nos quais apontou 57 golos.

A nível internacional representou a sua seleção em 18 ocasiões e marcou cinco golos, dando o seu contributo da edição de 2008 da CAN, que se realizou no Gana.

Do palmarés destacam-se três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Ao serviço do Maghreb Fès conquistou ainda a Taça da Confederação CAF (Segunda competição de clubes em importância organizada pela Confederação Africana de Futebol e resultado da fusão entre a CAF Cup e a African Cup Winner’s em 2004)

Foto de Capa: Yting

Artigo revisto por: Jorge Neves

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting trabalha na renovação de contrato de Nuno Santos

O Sporting está interessado em renovar o contrato de Nuno Santos. O ala de 30 anos está próximo do regresso aos relvados, após mais de um ano de ausência.

Juan Foyth falha o resto da temporada após sofrer uma rotura do tendão de Aquiles

O Villarreal não poderá contar com Juan Foyth até ao final da temporada, após o defesa argentino sofrer uma rotura do tendão de Aquiles.

Lazio anuncia que Alessio Romagnoli permanecerá no clube apesar dos rumores que o ligavam ao Al Sadd

Contrariamente aos rumores que apontavam Alessio Romagnoli ao Al Sadd, a Lazio emitiu um comunicado que garante que o italiano ficará em Roma.

Harry Maguire também elogia Michael Carrick: «Trouxe uma energia nova e o grupo está galvanizado»

Harry Maguire foi um dos jogadores do Manchester United que elogiou Michael Carrick após a vitória no terreno do Arsenal.

PUB

Mais Artigos Populares

Michael Carrick analisa triunfo do Manchester United: «Estou aqui há menos de duas semanas e estou ansioso por melhorar a equipa»

Michael Carrick analisou o triunfo do Manchester United frente ao Arsenal por 3-2, no jogo da 23ª. jornada da Premier League.

Recorde defensivo de José Mourinho na Premier League fica intacto após derrota do Arsenal

O Chelsea de José Mourinho sofreu apenas 15 golos em 38 jogos na temporada 2004/05. Com a derrota frente ao Manchester United, o Arsenal chegou aos 17.

Heorhiy Sudakov deixa mensagem nas redes sociais após o Benfica x Estrela da Amadora: «Reza até que não haja mais medo em ti»

Heorhiy Sudakov deixou uma mensagem nas redes sociais. O médio internacional ucraniano falou após o Benfica x Estrela da Amadora.