Pizzi: Seja a extremo ou a médio, tem um olho em todos os cantos do relvado

- Advertisement -

Em semana de Clássico entre Futebol Clube do Porto e Sport Lisboa e Benfica, e em tom apaziguador numa rivalidade que é muitas vezes tóxica e prejudicial ao ambiente do futebol português, irei fazer a apresentação do jogador que mais admiro no plantel dos encarnados e este é, para mim, Pizzi. O médio que tanto pode jogar no meio como numa das alas é o jogador mais criativo do SL Benfica e tem sido a força motora do meio-campo, e do ataque das Águias.

Já defende o clube da Luz há muitos anos e tem sido, consistentemente, um dos melhores jogadores no clube. Desde 2014/2015 que é um dos elementos do plantel com maior utilização, e não é por acaso. Consegue sempre ser dos melhores marcadores e dos que dá mais assistências, mas este ano tem-se destacado, principalmente, pelos golos que marca. A cerca de metade da época, já quebrou todos os seus marcos de tentos com sucesso. A partir da ala-direita, mas procurando sempre os espaços interiores, no 4-4-2 de Bruno Lage, Pizzi usa como ninguém a sua boa chegada à área e a sua forte capacidade de cruzamento como forma de tornar mais imprevisível o seu jogo. Isto é, põe a dúvida nos defesas e médios adversários acerca dos seus movimentos, visto que tanto pode jogar por dentro e atacar a baliza daí, como também tem a capacidade de ficar aberto no flanco e cruzar certeiramente.

No sistema de apenas dois médios centros do Benfica, é crucial que haja um “terceiro” médio que venha procurar os espaços interiores e que combine bem com o ponta-de-lança e com o segundo avançado. E, num jogo tão apertado como será aquele contra o FC Porto, o controlo do meio-campo, normalmente, dita o vencedor. No jogo da primeira volta, foi exatamente a presença de Romário Baró nesse mesmo espaço entrelinhas a conquistar a vantagem para os Dragões. Nesse encontro, Pizzi não foi eficaz e, consequentemente, o Benfica não foi eficaz.

Fonte: Bola na Rede

O Benfica deste ano tem sido muito isso mesmo, é forte quando Pizzi está forte. E, mesmo quando a equipa não está a conseguir desbloquear, é tantas vezes o médio internacional português a encontrar aquele último passe, a fazer a desmarcação certa e a finalizar com sucesso. Para adicionar a isto, é muitas vezes ele que marca as bolas paradas. Momentos do jogo esses que assumem grande importância em jogos de alta tensão como são os Clássicos. E é mesmo nestes momentos que o Benfica e Bruno Lage sabem que podem contar com Pizzi.

Para além de toda a sua qualidade tática e técnica, é também um jogador muito forte mentalmente. Não tem medo de assumir as responsabilidades do jogo e é um dos capitães do clube. É um jogador que percebe completamente o que o seu treinador quer, enquanto que, ao mesmo tempo, consegue ainda ser aquele que percebe os seus adeptos e as suas exigências. Pizzi tem raça, determinação e puxa sempre por todos os colegas de equipa.

Pizzi é um jogador, completamente, indiscutível no Benfica, joga em todos os jogos em que está disponível, estando cansado ou não, e a verdade é que decide jogos. E esse tipo de jogadores valem ouro. Seja qual for a pele clubística de cada pessoa, há que valorizar a qualidade de Pizzi e a sua importância para o futebol português. Porque são este tipo de jogadores que fazem falta no nosso campeonato.

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Para o mercado português estar atento? Já apelidado de ‘novo Samu Aghehowa’ e jogava na sexta divisão na temporada passada

Chinaza chegou ao Granada no começo da presente temporada e está a assumir-se no plantel principal dos andaluzes.

João Diogo Manteigas responde a Pedro Proença: «Só haverá paz quando se resolver o suspense com o Conselho de Arbitragem atual e o Benfica...

João Diogo Manteigas recorreu às redes sociais para fazer uma vasta crítica à arbitragem no futebol português e a Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Cassiano Klein abordou o Sporting x Benfica: «É sempre um jogo diferente»

Cassiano Klein falou este sábado com os jornalistas, de maneira a fazer a antevisão ao Sporting x Benfica em futsal.

Nuno Dias faz a antevisão ao Sporting x Benfica: «O nosso papel não é de orgulho por estarmos ali»

Nuno Dias já fez a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Benfica, relativo à fase regular da Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

GP Azerbaijão: Vitória suada de George Russell em Baku

George Russell venceu este domingo o Grande Prémio do Azerbaijão, reduzindo ligeiramente a diferença na liderança do campeonato de pilotos.

Colômbia bate Itália e conquista o terceiro lugar no Mundial Feminino Sub-20

A Colômbia derrotou a Itália no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares do Mundial Feminino Sub-20. A partida resolveu-se nos penáltis.

Liverpool anuncia regresso de diretor-desportivo: Julian Ward está novamente ao serviço dos reds

Liverpool anunciou o regresso de Julian Ward para o cargo de diretor-desportivo. O inglês esteve no cargo durante a temporada 2022/23.