Poderá o Sporting CP ser o travão do FC Porto?

Faltam menos de 24 horas para a batalha entre Leões e Dragões ser travada, na jornada 17 da 85ª edição da Liga Portuguesa. O FC Porto tem nas mãos, este sábado, a possibilidade de se distanciar ainda mais na liderança em relação aos seus adversários diretos: Sporting CP, SC Braga e SL Benfica.

O objetivo dos azuis e brancos é alcançar a 19ª vitória seguida, aumentando assim o recorde de maior de série de vitórias seguidas já estabelecido, mas também distanciar-se em 11 pontos de diferença do Sporting CP (em caso de vitória). Quanto ao Sporting CP, com toda a certeza que vão querer redimir-se em frente aos seus adeptos depois da derrota por 2-1 na deslocação ao CD Tondela.

Num breve resumo histórico de confrontos entre as duas equipas, o FC Porto é quem leva a melhor, mas por muito pouco. Em 230 partidas jogadas, em casa, fora e campo neutro, a equipa da cidade Invicta conseguiu 85 vitórias, enquanto que o Sporting CP conta com 83.

Quanto a empates, as duas equipas levaram um ponto para casa 62 vezes. Não será, de todo, um jogo fácil para ambas as equipas. Quanto à estatística dos treinadores de ambas as equipas, Sérgio Conceição soma duas derrotas nesta temporada: frente ao SL Benfica e Vitória de Guimarães SC. Marcel Keizer totaliza 11 jogos no comando dos Leões e já igualou o número de derrotas do FC Porto em toda a temporada, perdendo também para o Vitória SC e contra o CD Tondela, como já acima referi. No entanto, o conjunto de Alvalade já sofrera 4 derrotas a contar para a Liga Portuguesa, contra o Portimonense SC e SC Braga.

O FC Porto procura a 19ª vitória seguida, depois de igualar o recorde nacional no último jogo
Fonte: FC Porto

O FC Porto chega a este jogo numa forma estrondosa. As 18 vitórias seguidas em todas as competições fazem deste FC Porto um dos melhores dos últimos anos e até José Mourinho já afirmou que se os azuis e brancos não perderem neste clássico, o título muito dificilmente lhes foge.

Yacine Brahimi tem vindo a fazer jogos acima da média, mesmo estando fisicamente desgastado. O argelino fez dois golos frente ao CD Nacional e conta já com 7 golos e 6 assistências em 25 jogos. Felipe, depois de estar castigado por acumulação de amarelos, está de volta aos convocados e muito provavelmente fará dupla com Militão. Pepe, o mais recente reforço do FC Porto, já foi inscrito e poderá “estrear-se” já este sábado.

Aboubakar, Bruno Costa e Otávio ficarão de fora no encontro de amanhã. O Sporting CP está numa onda de resultados instável e será um jogo que pode mudar o rumo dos leões até ao fim da época.

Apesar das duas derrotas sofridas na era “Keizer”, caso a equipa da casa vença amanhã, os jogadores leoninos vão receber uma dose de confiança extra para os jogos que se seguem e fazer uma série de bons resultados. Battaglia ficará de fora por lesão e Acuña está castigado devido à acumulação de amarelos, sendo que Jefferson ou Lumor poderão assumir o seu lugar. Luiz Phellype foi chamado por Keizer e poderá ser opção.

O Sporting CP não perde em Alvalade há 14 jogos frente ao FC Porto e a procura da 19ª vitória seguida será uma missão complicada para a equipa nortenha. A última vitória dos dragões foi em 2008, nas grandes penalidades a contar para a Taça de Portugal. Ambas as equipas têm sofrido golos nos últimos jogos, por isso espera-se uma boa partida de futebol com as emoções e nervos à flor da pele que um clássico sempre proporciona.

Onzes Prováveis:
Sporting CP: Renan Ribeiro, Jefferson, Mathieu, Coates, Bruno Gaspar, Gudelj, Wendel, Bruno Fernandes, Raphinha, Bas Dost e Nani.

FC Porto: Casillas, Maxi Pereira, Militão, Felipe, Alex Telles, Corona, Herrera, Danilo Pereira, Brahimi, Marega e Tiquinho Soares.

FIGURA SPORTING CP

Bas Dost está de regresso aos convocados do Sporting CP
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Bas Dost – Falhou o último jogo frente ao CD Tondela para estar a 100% para o clássico. O ponta-de-lança holandês é letal em frente à baliza, no entanto, nunca marcou ao FC Porto.

FIGURA FC PORTO

Brahimi teve uma primeira volta em grande nesta época
Fonte: FC Porto

Yacine Brahimi – Dois golos na última partida e um conjunto de oportunidades criadas faz do argelino a possível “Figura” deste clássico. Tem sido o melhor elemento do FC Porto.

Foto de Capa: FC Porto

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...