SITE TEMPORÁRIO

20 de Janeiro, 2022

FC Porto Taça de Portugal

Portimonense SC 0-3 FC Porto: Em dia de clássico, dragões somam três pontos em terras algarvias

A CRÓNICA: DRAGÕES VENCEM E SÃO LIDERES ISOLADOS ANTES DO “CLÁSSICO LISBOETA”

No Estádio Municipal de Portimão, o Portimonense SC recebeu o FC Porto, duelo este a contar para a 13.º jornada do campeonato. De notar que, o Portimonense SC, tem apenas nove golos sofridos, até ao momento, encontrando-se em 6.º lugar na competição.

De notar que, Paulo Sérgio, não contava com Nakajima para o encontro, por este ser um jogador emprestado pelo próprio adversário, o FC Porto. Já nos dragões, ressaltar a troca de Sérgio Oliveira (sai) por Vitinha (entra) e de João Mário (sai) por Manafá (entra), e, a ausência do capitão Pepe, ainda lesionado.

Na primeira parte, o FC Porto mostrou-se, como já se expectava, dominante no jogo, porém, o Portimonense, através de contra-ataques, criava perigo – de destacar uma oportunidade desperdiçada por Fabrício, aos 5 minutos, travada com grande defesa de Diogo Costa.

A intensa pressão dos dragões não era suficiente para criar perigo, pois a equipa algarvia não concedia qualquer espaço à equipa visitante, bloqueando todos os seus pontos fortes. No entanto, uma falta sobre Evanilson aos 47 minutos, muda completamente o cenário para a segunda parte – livre de Luís Diaz, ressalta em Pedro Sá, e os azuis e brancos inauguram o marcador no Estádio Municipal de Portimão. Uma primeira parte com muitos duelos físicos e poucas oportunidades de golo claras.

Na segunda parte, os dragões entraram a todo o gás em busca de um golo, que dava uma maior margem de segurança à equipa, todavia a equipa da casa continuava a fechar todos os espaços que conduziam à baliza.

Os azuis e brancos, contrariamente aquilo que acontecia na primeira parte, tinha mais espaço para as ruturas e, por diversas, conseguiam penetrar a defesa dos algarvios, porém, não conseguiam chegar ao segundo golo.

Contudo, a qualidade individual resolve jogos: com uma ótima jogada de Taremi e Evanilson, Vitinha faz o que quer da defesa do Portimonense SC e marca o segundo golo da equipa, aos 70 minutos. Cinco minutos depois (75), Luis Díaz, como já é habitual, faz um passe que desmarca Otávio, que finaliza com um “chapéu” por cima do guarda-redes. O Portimonense SC já não era capaz de travar o fulgor ofensivo dos dragões.

 

A FIGURA

Vitinha FC Porto Vitória SC
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vitinha – Para não ser “mais do mesmo” optei por não eleger Luis Díaz como o homem do jogo. Desta vez, escolho outro craque: Vitinha. Dominou o meio-campo, geriu a posse de bola dos dragões e corou uma grande exibição com um golo. Mandou no jogo.

O FORA DE JOGO

Pedro Sá – Esteve bem defensivamente, mas é o principal “culpado” no primeiro golo do jogo, onde desnecessariamente coloca a perna para desviar o livre efetuado por Luis Díaz. Desviou a bola para dentro da baliza e deixou os dragões na frente do marcador, para nunca mais de lá saírem.

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTIMONENSE SC

Com a ausência de Nakajima, o criativo da formação algarvia, Paulo Sérgio apostou num 3-4-3 tendo Fabrício como o homem-alvo do ataque, sendo que Aylton Boa Morte e Angulo, dois jogadores muito velozes como Fabrício, permitiam à equipa criar contra-ataques rápidos e perigosos.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES 

Samuel Costa (5)

Moufi (5)

Pedrão (5)

Lucas Possignolo (5)

Fali Candé (5)

Willyan (5)

Pedro Sá (5)

Carlinhos (6)

Aylton Boa Morte (6)

Angulo (6)

Fabrício (6)

SUBS UTILIZADOS

Abraham Marcus (5)

Renato Júnior (5)

Filipe Relvas (5)

Lucas da Silva (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Como já é característico, o FC Porto de Sérgio Conceição entrou com um sistema de 4-4-2 em pressão alta com constantes movimentos verticais, explorando por diversas vezes a velocidade de Luiz Díaz e dos laterais Zaidu e Manafá. Com a entrada de Vitinha para o onze, o FC Porto conseguiu gerir a posse de bola com critério e qualidade.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Costa (7)

Manafá (6)

Fábio Cardoso (6)

Mbemba (6)

Zaidu (6)

Uribe (7)

Vitinha (9)

Otávio (6)

Luis Díaz (8)

Mehdi Taremi (7)

Evanilson (7)

SUBS UTILIZADOS

Grujic (6)

Sérgio Oliveira (6)

Pepê (6)

Corona (7)

Wendell (6)