Com o campeonato posto em pausa, foi tempo dos jogadores portugueses do FC Porto representarem as cores nacionais, seja na seleção A, seja nos sub-21.

Com Pepe lesionado, Danilo Pereira foi o único integrante do FC Porto na convocatória de Fernando Santos para os jogos com a Sérvia e a Lituânia.

Em Belgrado, o capitão portista foi titular e cumpriu os 90 minutos na vitória da seleção das quinas frente aos sérvios, apesar de se ter apresentado uns furos abaixo do que o que é o seu padrão. Danilo esteve na origem de alguns dos lances mais perigosos da seleção da casa após ter perdido bolas e falhado alguns passes à entrada da área portuguesa, nomeadamente um remate de Ljajić, que Patrício defendeu, mas que poderia ter trazido o empate a duas bolas na partida. Além disso, é do médio portista a culpa no primeiro golo sérvio, em que deixa Milenković passar-lhe nas costas sem o português o acompanhar, deixando-o sozinho no coração da área nacional para reduzir o marcador para 1-2. Apesar de não estar tão bem como o esperado, Danilo contribuiu para o quarto golo de Portugal, ao desmarcar Cancelo na faixa esquerda, que cruzou para Bernardo fechar a partida em 2-4. Segue-se o jogo em Vilnius, na terça-feira, onde Portugal precisa de vencer para encurtar a distância para a Ucrânia.

Tomás Esteves é o mais jovem jogador a estrear-se pelos sub-21 de Portugal
Fonte: Seleções de Portugal

Além da seleção A, também os sub-21 tiveram compromissos internacionais. Diogo Costa, Diogo Leite, Romário Baró e Tomás Esteves foram chamados para alinhar nos jogos contra Gibraltar e a Bielorrússia.

De destacar a estreia de Tomás Esteves neste escalão com apenas 17 anos, tornando-se assim o jogador mais jovem de sempre a jogar pelos sub-21. Ao contrário de Romário Baró, que não somou minutos no jogo contra Gibraltar, Diogo Costa e Diogo Leite foram titulares neste primeiro encontro, em que os jovens portugueses venceram por quatro bolas a zero com dois golos de Diogo Queirós, jogador do FC Porto emprestado ao Royal Mouscron, da Bélgica. Os jovens portistas jogam também na terça-feira, mas em Minsk, na Bielorrússia, em mais um jogo a contar para a qualificação do Europeu do escalão.

Os representantes do FC Porto nas seleções devem, posteriormente, voltar ao Olival para preparar o jogo com o SC Portimonense, que se jogará em Portimão no dia 15 de setembro.

Foto de capa: Seleções de Portugal

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários