Portistas nas seleções: O predomínio da normalidade

    Fonte: CAF
    Fonte: CAF

    Na seleção dos Camarões Aboubakar tem tido um desempenho, bem se pode dizer, dentro da “normalidade”. O futebolista camaronês é possante fisicamente e ataca bem a profundidade. Contudo, peca no capítulo da finalização, algo tão importante para um jogador que atua na posição de ponta de lança. Nos 180 minutos que já esteve em campo Aboubakar não marcou qualquer golo e, pode dizer-se, caso não tivesse sido tão perdulário no jogo frente à Austrália, a situação da seleção camaronesa no Grupo B poderia ser bem diferente.

    Finalmente, na seleção portuguesa de sub-21 Fernando Fonseca e Francisco Ramos não somaram qualquer minuto de jogo. Já Rúben Neves foi “totalista” tendo estado em campo 270 minutos nos três encontros que Portugal disputou no Campeonato da Europa de Sub-21. Em Rúben Neves é notória alguma falta de ritmo competitivo, algo que se compreende num jogador que, nas últimas duas épocas, não tem somado tantos minutos quanto aqueles que seriam desejáveis em alguém na sua fase de desenvolvimento futebolístico. Por outro lado, Rúben Neves mantém intactas as qualidades que sempre lhe foram reconhecidas: decide rápido e tendencialmente bem e, pela sua técnica de passe, é capaz de ligar as fases de construção e de criação com qualidade. Falta ainda ao futebolista do FC Porto melhorar o seu posicionamento defensivo já que, não sendo forte nos duelos individuais, essa será a única via através da qual poderá ser capaz de controlar o jogo defensivamente.

    Em suma, das competições de seleções Sérgio Conceição não conseguirá, por ora, retirar ilações significativas para a próxima época. Nenhum futebolista se tem destacado particularmente pela positiva (acabando por ser Diego Reyes, provavelmente, aquele que mais se tem aproximado disso) sendo que, no sentido oposto, apenas Aboubakar parece confirmar a sua inconsistência ao nível da finalização que, aliás, é confirmatória dos (apenas) 12 golos apontados em 27 jogos disputados ao longo da última temporada, na Liga Turca, ao serviço do Besiktas JK.

    Foto de Capa: Fifa

    artigo revisto por: Ana Ferreira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francisco Sampaio
    Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.