FC Porto | O estranho caso de Renzo Saravia

- Advertisement -

O FC Porto sempre habituou a sua massa associativa a contratações no mercado sul-americano, com diamantes prontos para ser lapidados. Nesta época, voltaram a aparecer argentinos e colombianos na equipa azul e branca, o que por si só, pode ser um dado positivo. A qualidade de outros tempos é que tem de estar lá…

Renzo Saravia chegou aos dragões neste mercado de verão por uma verba a rondar os 5,5 milhões de euros, assinando até 2023. Sim, é internacional argentino e joga só com os melhores jogadores da atualidade, o que por si só, é um bom bilhete para entrar bem na equipa azul e branca.

Antes de vestir as cores da invicta, este lateral direito cumpriu toda a sua formação e parte da carreira na argentina, destacando-se o seu último clube, o Racing Club de Avellaneda. Tudo isto permitiu a sua ascensão à seleção argentina, cumprindo alguns jogos pela La Albiceleste. Um dos seus melhores momentos foi até a presença nesta última edição da Copa América.

Chegou ao FC Porto com um bom estatuto, mas como desconhecedor do futebol europeu e português. Como sabemos, o futebol argentino e sul-americano é muito pobre em termos táticos, sobressaindo-se o virtuosismo dos jogadores, a capacidade técnica, e até a garra dos intervenientes. Nesses campos bem “quentes”, assiste-se a um futebol muito empolgante em que a bola numa fração de segundos pode estar próxima das duas balizas.

Já se sabe que normalmente as pérolas sul-americanas são essencialmente extremos com uma técnica notável e um pé esquerdo fantástico… Contudo, também se encontram craques noutras posições, e o FC Porto que o diga!

Fonte: FC Porto

Fazendo agora um raio-x a este jogador, penso que é um lateral com algumas lacunas defensivas, mas que ofensivamente tem muito a melhorar. Não é propriamente um velocista, mas parece ter uma boa capacidade de cruzamento. Isto foi apenas o que pude concluir pelos poucos jogos que cumpriu na Europa.

Tendo em conta a escassez e a falta de qualidade no setor, o FC Porto poderia ter dado mais oportunidades a este jogador, não obstante as suas deficiências que podem ser perfeitamente trabalhadas (recorde-se aquela má receção frente ao Académico de Viseu FC). A verdade é que para este jogador ser internacional argentino, alguma coisa tem de ter, ou não? Mas claro que só quem treina é que sabe.

Saravia cumpriu seis jogos de azul e branco (alguns não completos pela insatisfação do treinador) e apontou um golo, o primeiro da carreira, o que é no mínimo, bizarro!

Outro jogador que tem tido falta de oportunidades nessa posição é Tomás Esteves, que até nem pretende renovar. Mas isso ficará para outro artigo. Há aproximadamente uma semana, este internacional argentino foi emprestado ao SC Internacional, do Brasil. O objetivo é reduzir o plantel azul e branco que apenas se encontra a lutar por duas competições, e permitir que Saravia cresça para atingir de novo a seleção argentina.

Até pode parecer uma boa opção uma liga que cada vez mais tem uma maior visibilidade, pela presença do Clube de Regatas do Flamengo e Jorge Jesus. Contudo, questiono-me se não seria melhor o empréstimo a um clube português ou europeu, que lutasse por títulos, para desenvolver as suas capacidades e adaptar-se de vez ao futebol do velho continente. Não seria melhor para o futuro do FC Porto?

Saravia acabou por admitir que não jogou o que esperava no FC Porto, e Sérgio Conceição classificou-o como um ser humano fantástico, que tem algumas coisas para melhorar. É, pois, mais um caso estranho que passou pelos dragões, no meio de tantos outros a que esta estrutura azul e branca tem habituado os seus adeptos.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola deixa elogios a ex-FC Porto: «É um jogador de topo»

Pep Guardiola deixou elogios a Nico González, jogador que representa o Manchester City e já passou pelo FC Porto.

Lusitânia de Lourosa vence Paços de Ferreira e sobe ao 7º lugar com mais 7 pontos que os lugares de perigo na Segunda Liga

O Lusitânia de Lourosa derrotou o Paços de Ferreira este domingo. Jogo permite maior conforto ao conjunto na Segunda Liga.

Fabrizio Romano revela: «José Mourinho ficaria entusiasmado com a possibilidade de regressar ao Real Madrid»

No seu podcast, Fabrizio Romano referiu que José Mourinho tem interesse em regressar ao Real Madrid, reforçando que ainda não há uma proposta concreta.

Rui Costa deixa mensagem depois do hexacampeonato do Benfica: «Parabéns pela resiliência, pelo espírito de equipa e pelo forte compromisso com a visão do...

Rui Costa endereçou uma mensagem à equipa feminina do Benfica. Reação do presidente encarnado à conquista do hexacampeonato.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG x Bayern Munique: Onde ver a primeira mão das meias-finais da Champions League?

O PSG recebe o Bayern Munique às 20h da próxima terça-feira, dia 28 de abril. Fica a saber onde ver as meias-finais da Champions League.

Chelsea avança por Francesco Farioli e já iniciou contactos pelo treinador do FC Porto

O Chelsea pediu informações por Francesco Farioli. Expectativa azul e branca é de manter treinador no FC Porto.

Chegou ao Sporting no verão de 2025 e já está de saída do clube

Anna Wellmann está de saída do Sporting. Guarda-redes não esteve na ficha de jogo das leoas este fim-de-semana e vai deixar clube.