📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto | O estranho caso de Renzo Saravia

- Advertisement -

O FC Porto sempre habituou a sua massa associativa a contratações no mercado sul-americano, com diamantes prontos para ser lapidados. Nesta época, voltaram a aparecer argentinos e colombianos na equipa azul e branca, o que por si só, pode ser um dado positivo. A qualidade de outros tempos é que tem de estar lá…

Renzo Saravia chegou aos dragões neste mercado de verão por uma verba a rondar os 5,5 milhões de euros, assinando até 2023. Sim, é internacional argentino e joga só com os melhores jogadores da atualidade, o que por si só, é um bom bilhete para entrar bem na equipa azul e branca.

Antes de vestir as cores da invicta, este lateral direito cumpriu toda a sua formação e parte da carreira na argentina, destacando-se o seu último clube, o Racing Club de Avellaneda. Tudo isto permitiu a sua ascensão à seleção argentina, cumprindo alguns jogos pela La Albiceleste. Um dos seus melhores momentos foi até a presença nesta última edição da Copa América.

Chegou ao FC Porto com um bom estatuto, mas como desconhecedor do futebol europeu e português. Como sabemos, o futebol argentino e sul-americano é muito pobre em termos táticos, sobressaindo-se o virtuosismo dos jogadores, a capacidade técnica, e até a garra dos intervenientes. Nesses campos bem “quentes”, assiste-se a um futebol muito empolgante em que a bola numa fração de segundos pode estar próxima das duas balizas.

Já se sabe que normalmente as pérolas sul-americanas são essencialmente extremos com uma técnica notável e um pé esquerdo fantástico… Contudo, também se encontram craques noutras posições, e o FC Porto que o diga!

Fonte: FC Porto

Fazendo agora um raio-x a este jogador, penso que é um lateral com algumas lacunas defensivas, mas que ofensivamente tem muito a melhorar. Não é propriamente um velocista, mas parece ter uma boa capacidade de cruzamento. Isto foi apenas o que pude concluir pelos poucos jogos que cumpriu na Europa.

Tendo em conta a escassez e a falta de qualidade no setor, o FC Porto poderia ter dado mais oportunidades a este jogador, não obstante as suas deficiências que podem ser perfeitamente trabalhadas (recorde-se aquela má receção frente ao Académico de Viseu FC). A verdade é que para este jogador ser internacional argentino, alguma coisa tem de ter, ou não? Mas claro que só quem treina é que sabe.

Saravia cumpriu seis jogos de azul e branco (alguns não completos pela insatisfação do treinador) e apontou um golo, o primeiro da carreira, o que é no mínimo, bizarro!

Outro jogador que tem tido falta de oportunidades nessa posição é Tomás Esteves, que até nem pretende renovar. Mas isso ficará para outro artigo. Há aproximadamente uma semana, este internacional argentino foi emprestado ao SC Internacional, do Brasil. O objetivo é reduzir o plantel azul e branco que apenas se encontra a lutar por duas competições, e permitir que Saravia cresça para atingir de novo a seleção argentina.

Até pode parecer uma boa opção uma liga que cada vez mais tem uma maior visibilidade, pela presença do Clube de Regatas do Flamengo e Jorge Jesus. Contudo, questiono-me se não seria melhor o empréstimo a um clube português ou europeu, que lutasse por títulos, para desenvolver as suas capacidades e adaptar-se de vez ao futebol do velho continente. Não seria melhor para o futuro do FC Porto?

Saravia acabou por admitir que não jogou o que esperava no FC Porto, e Sérgio Conceição classificou-o como um ser humano fantástico, que tem algumas coisas para melhorar. É, pois, mais um caso estranho que passou pelos dragões, no meio de tantos outros a que esta estrutura azul e branca tem habituado os seus adeptos.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Atletismo: Margarida Silva faz história e conquista o ouro nos 800 metros nos Surdolímpicos Tóquio 2025

A portuguesa Margarida Silva brilhou nos Surdolímpicos Tóquio 2025 ao conquistar o ouro nos 800 metros, estabelecendo um novo recorde da competição. Portugal soma agora cinco medalhas no evento.

Real Madrid troca foto do irmão de Diogo Jota pela de André Silva, avançado do Elche, numa homenagem

Real Madrid trocou a imagem de André Silva, irmão de Diogo Jota, pelo internacional português do Elche durante homenagem. O clube já reagiu ao sucedido.

Barcelona já definiu o alvo principal para substituir Robert Lewandowski

O Barcelona já começou a preparar o futuro e já têm um nome em cima da mesa para substituir Robert Lewandowski. Julián Álvarez é o jogador que mais agrada à direção, mas há outras possibilidades em estudo.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Rio Ave e Chaves comenta transferência de Kerem Akturkoglu para o Fenerbahçe: «Ele fez algo que eu não faria»

Marcão falou sobre a transferência de Kerem Akturkoglu para o Fenerbahçe. Ambos jogaram juntos no Galatasaray e passaram por um episódio menos bom. 

David Maside responde ao Bola na Rede e explica a estratégia frente ao FC Porto: «A nossa ideia era fechar o ‘6’ e deixar...

David Maside respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa, após a derrota do Sintrense frente ao FC Porto.

Inter Milão volta à carga por guarda-redes campeão do mundo

O Inter Milão está novamente interessado em Emiliano Martínez, guarda-redes campeão do mundo e figura do Aston Villa. Com o futuro de Yann Sommer por definir, o clube vê no argentino uma possibilidade.