📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

CD Santa Clara X FC Porto: Mais uma “final” de três pontos

- Advertisement -

Na ressaca da última jornada europeia, catastrófica para o FC Porto e para as equipas portuguesas, os dragões têm um dificílimo teste nos Açores frente ao oitavo classificado da Liga Portuguesa: o CD Santa Clara.

OS DRAGÕES QUEREM MANTER A PRESSÃO NO SL BENFICA E TÊM UMA PROVA DE FOGO NOS AÇORES. SERÁ QUE VENCEM? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Esta é mais uma final de três pontos, que são cruciais para ambas as equipas, na medida em que a equipa azul e branca pretende subir à liderança do campeonato, nem que seja por alguns momentos, e os açorianos querem sonhar com uma maior aproximação – ainda que muito difícil – dos lugares europeus.

A somar a tudo isto, é preciso realçar a dificuldade deste encontro para ambas as equipas. A turma de João Henriques vai encontrar um dragão “ferido” a nível europeu, mas motivado a nível interno, depois de alguns resultados positivos (ainda que algumas vezes pouco convincentes). De qualquer das formas, vão encontrar o segundo melhor ataque e defesa da prova.

Já os comandados de Sérgio Conceição vão encontrar uma equipa surpreendente, que tem como uma das armas a consistência defensiva. Para termos uma noção, esta equipa tem o mesmo número de golos sofridos do Sporting CP, e menos um do que o SC Braga. A nível ofensivo, podem ser sempre um teste para a defesa azul e branca que ainda é permeável, como se viu na Liga Europa. Os visitantes também vão encontrar uma equipa confortável na tabela classificativa, o que pode mudar, na totalidade, tudo aquilo que é a previsão de um “grande” a procurar destruir a defesa do clube mais modesto.

O último confronto entre estes dois emblemas na ilha de S. Miguel fixou uma vitória suada azul e branca por duas bolas a uma, em que foi preciso uma remontada por parte dos visitantes. Já os dois últimos jogos em que estas formações se defrontaram, a vitória caiu para os comandados de Sérgio Conceição, em pleno Estádio do Dragão, quer para a Taça de Portugal, como para o campeonato. O resultado foi sempre uma bola a zero para os da casa.

Falando agora do momento de forma de ambas as equipas, é importante referir que o CD Santa Clara venceu quatro dos cinco últimos duelos disputados, tendo apenas perdido na última jornada em Moreira de Cónegos.

Já o FC Porto venceu os últimos encontros disputados no campeonato, tendo registado a última derrota frente ao surpreendente SC Braga de Rúben Amorim. O último jogo dos azuis e brancos registou uma derrota pesada para a Liga Europa, mas, a nível interno, ouve um lateral goleador que deu os três pontos frente ao Portimonense SC.

A qualidade do futebol praticado, a previsibilidade da equipa e o desgaste europeu devem ser uma preocupação para os portistas, que pretendem pressionar o SL Benfica, que recebe o Moreirense SC no Estádio da Luz.

O jogo está agendado para as 19h30 desta segunda-feira.

COMO JOGARÁ O CD SANTA CLARA?

O CD Santa Clara vai tentar ser fiel aos seus princípios, tendo como uma das bases a sua consistência defensiva (uma vez que é muito importante não sofrer golos, sobretudo frente aos grandes). Contudo, não vão descurar o processo ofensivo, assim que tiverem oportunidades, ou com uma posse de bola para enervar e cansar ainda mais o adversário, ou com transições que podem ser mortíferas para os azuis e brancos. Vão ter um cérebro de construção de jogo chamado Francisco Ramos, e um avançado que procura cimentar-se como o máximo goleador desta equipa: Carlos Carvalho, que já leva quatro golos neste campeonato. Não será surpreendente também a formação de uma defesa a três, com os laterais também muito encostados aos centrais, o que, refira-se, é habitual nas equipas que jogam contra o FC Porto.

JOGADOR A TER EM CONTA

O FC Porto tem um dificílimo teste nos Açores frente ao oitavo classificado da Liga Portuguesa: o CD Santa Clara.Será uma final para os dragões.
Fonte: CD Santa Clara

Francisco Ramos – Pode parecer um pouco estranho a escolha de um jogador que, quiçá, não tem sido a figura que mais se sobressai no processo ofensivo e até defensivo desta equipa. Contudo, pode ser muito importante pela garra e agressividade que imprime ao jogo, como até pela sua qualidade com a bola nos pés, seja na organização de jogo, ou na meia-distância. Recorde-se que este jogador foi formado no FC Porto e foi capitão na equipa B portista, tendo até se estreado pela equipa principal. Vai querer decerto mostrar que foi um erro a sua libertação, e isso é um fator a ter em conta.

 XI PROVÁVEL

4-4-2: Marco Rocha, Mamadu Cande, João Afonso, Fábio Cardoso, Zaidu, Costinha, Anderson Carvalho, Francisco Ramos, Lincoln, Thiago Santana e Carlos Carvalho.

COMO JOGARÁ O FC PORTO?

 O FC Porto irá apresentar-se num 4-4-2 que muitas vezes se desdobrará em 4-3-3 (muito pela versatilidade conseguida por Moussa Marega). Muito provavelmente vai ser um jogo de paciência sem descurar as mais valias ofensivas da equipa adversária. O que se espera é uma troca de bola continuada por parte do FC Porto, à procura de espaços para criar perigo junto à baliza adversária. Mas, tendo em conta aquilo que esta equipa já mostrou e até o estado do relvado, não é de estranhar um jogo em que os dragões vistam o fato de macaco e procurem muito mais o passe longo na busca da profundidade de Moussa Marega ou para Alex Telles cruzar junto à linha. A busca da segunda bola e a agressividade nos duelos vai ser algo a explorar pelos comandados de Sérgio Conceição, com Nakajima, se jogar, a procurar estabilizar mais o jogo da equipa com a bola no pé e num maior jogo entre linhas.

JOGADOR A TER EM CONTA

O FC Porto tem um dificílimo teste nos Açores frente ao oitavo classificado da Liga Portuguesa: o CD Santa Clara.Será uma final para os dragões.
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Alex Telles – Sim, neste momento, o goleador e o jogador mais influente azul e branco é o lateral esquerdo Alex Telles. Depois da bomba lançada frente ao Portimonense SC, espera-se mais um jogo em que o brasileiro é um jogador a ter em conta pela facilidade de ir à linha e cruzar, e pelos livres (que podem sempre desbloquear o resultado). O seu remate de pé esquerdo, se não for travado, pode criar muito perigo para o CD Santa Clara.

XI PROVÁVEL

4-4-2: Marchesín, Tecatito, Mbemba, Marcano, Alex Telles, Otávio, Sérgio Oliveira, Uribe, Nakajima, Marega e Soares.

Foto de Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Artigo revisto por Joana Mendes

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.