Posições a reforçar no mercado de Inverno | FC Porto

- Advertisement -

A equipa principal do FC Porto continua com as mesmas lacunas desde há muitos anos. A lateral direita, desde a saída de Ricardo Pereira para Leicester CFC, nunca mais teve um nome que fosse consenso para o universo portista, assim como a lateral esquerda, órfã de um jogador de qualidade inegável desde que Alex Telles foi vendido ao Manchester United FC.

Embora no campeonato português essas fragilidades defensivas não sejam tão notadas, pois na maior parte dos encontros o FC Porto está em processo ofensivo, na verdade é que uma equipa com o poderio e o historial do FC Porto tem de ter no seu plantel duas opções de maior valia nas laterais, ainda para mais estando nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Dado que isso poderia provocar um investimento muito grande, ainda por cima num mercado de inverno onde as equipas aproveitam para fazer ajustes ao plantel, e não grandes contratações como acontece no mercado de inverno, penso que o treinador do FC Porto poderia pensar cada vez mais numa possível alteração tática da equipa. O FC Porto poderia tentar encontrar no mercado de inverno uma boa oportunidade de negócio num defesa central, e alinhar com três centrais, principalmente nos jogos contra equipas de igual ou maior poderio.

Desta maneira, e jogando em 3x4x3, o FC Porto poderia alinhar com Diogo Costa; Pepe, Fábio Cardoso e David Carmo (acredito na qualidade que demonstrou em Braga); nas alas poderiam jogar Galeno (já o fez em Braga), Pêpê, Zaidu, João Mário, Wendell, Manafá ou Rodrigo Conceição. Se alguns destes jogadores jogasse a ala, numa defesa com três centrais, as fragilidades defensivas destes jogadores não se notariam da mesma forma como se notam numa defesa a quatro.

Pepê Mignolet Club Brugge KV FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Outro aspeto a favor deste sistema é que permite que Galeno, Otávio e Pêpê joguem em simultâneo, sendo que só tem acontecido jogarem juntos porque Pêpê tem jogado a lateral direito, “mascarando” um pouco da sua qualidade ofensiva, pois tem de ter mais preocupações em defender.

Assim, Pêpê poderia jogar na ala direita, Galeno na ala esquerda, no meio-campo Uribe e Eustáquio, e o trio de ataque composto por Otávio, Taremi e Evanilson.

É essencial reforçar as laterais do FC Porto. No mercado de inverno é sempre difícil que ocorram grandes investimentos, no entanto, acho que uma mudança de tática poderia disfarçar as fragilidades nas laterais que a equipa tem, com a adição de mais um central ao onze inicial.

Isto poderia ocorrer com a contratação de um central no mercado de inverno (destaco Vitão, jogador emprestado pelo FK Shakhtar Donetsk ao SC Internacional, e que seria uma grande aquisição), ou então aproveitando a equipa B, com um possível chamada de João Marcelo ou David Vinhas.

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: Já está definido o futuro de Luuk de Jong

Luuk de Jong já tem o futuro definido: saída do FC Porto. Avançado neerlandês voltará aos Países Baixos devido a motivos pessoais.

Vários jogadores do Real Madrid pediram ao treinador para não haver treino… e a dias do jogo com o Barcelona: eis o motivo

Vários jogadores do Real Madrid pediram ao treinador Álvaro Arbeloa para não haver treino na sexta-feira. Razão é simples: evitar incidentes.

Valência mostra interesse em médio do Benfica: eis a situação

O Valência olha com interesse para Enzo Barrenechea. Médio argentino do Benfica esteve no clube espanhol durante a época passada.

Diogo Travassos: «Claro que tenho o sonho de um dia estrear-me oficialmente pelo Sporting. Estou a lutar por isso»

Diogo Travassos tem o sonho de se estrear pela equipa principal do Sporting. Lateral direito de 22 anos está emprestado ao Moreirense.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético Madrid comunica lesão após eliminação da Champions League

Johnny Cardoso sofreu uma entorse de grau elevado no tornozelo direito. Atlético Madrid emite comunicado oficial sobre a lesão.

Quem é Felipe Augusto, o avançado brasileiro do Trabzonspor que está na mira do Benfica?

O Benfica está interessado no avançado Felipe Augusto. Formado no Corinthians, o ponta de lança do Trabzonspor está há três anos na Europa.

Fenerbahçe perguntou por Vangelis Pavlidis e por 3 internacionais portugueses de luxo e prepara mercado em grande

O Fenerbahçe está de olho no mercado português e dos portugueses. Vangelis Pavlidis, Diogo Costa, Rafael Leão e Bernardo Silva em cima da mesa.