O que esperar da pré-época do FC Porto

    Prestes a começar mais uma temporada, com o objetivo de vencer todas as provas em estão inseridos, o FC Porto já arrancou a pré-temporada com, praticamente, todos os jogadores à disposição de Sérgio Conceição.

    Uma preparação marcada pela chegada de apenas um jogador ao plantel azul e branco: o ex-Gil Vicente, Fran Navarro. Mas as dúvidas sobre a permanência de alguns dos seus ativos mais importantes faz soar os alarmes para os adeptos dos dragões. O caso de Otávio, o mais falado neste mercado, Diogo Costa, Mehdi Taremi preocupam a massa adepta, pois veem estes três jogadores como os principais da equipa nas últimas temporadas e por outro lado, não veem qualquer tipo de movimento no mercado para colmatar de forma objetiva a saída destes atletas, tendo em conta que algum terá que sair fase às necessidades financeiras do FC Porto.

    Espera-se uma pré-temporada rodeada de rumores e dúvidas sobre quem vai e quem fica no plantel, algo que atrapalha qualquer grupo de trabalho. A decisão entre ter sucesso desportivo e financeiro é normal, pois falamos em valores que dariam muito jeito aos cofres do FC Porto, mas é difícil encontrar atletas que não deixem dúvidas sobre se vão dar “frutos” a curto prazo.

    Os rumores nos, supostos, interesses em Iván Jaime (FC Famalicão), Andrey Santos (Chelsea FC), Alan Varela (CA Boca Juniores), Nico González (FC Barcelona), Guga Rodrigues (Rio Ave FC), Bruno Onyemachi (Boavista FC) não se efetivam. Caso um destes nomes seja realmente oficializado, apenas o médio argentino de 22 anos dá garantias de que pode mesmo ser um reforço de uso regular na formação dos dragões. Os restantes, deixam algumas dúvidas se, na primeira época, iram conseguir adaptar-se ao que Sérgio Conceição exige de um jogador.

    Deixando o mercado de transferências de lado, os azuis e brancos realizaram na passada quarta-feira, o primeiro jogo de treino da pré-temporada e exibiram-se muito bem com uma vitória por quatro bolas a zero, frente à Académica. Destaque para Fran Navarro que fez um dos quatro golos apontados.

    Acredito que esta pré-temporada servirá para Sérgio Conceição fazer algumas alterações no esquema tático, principalmente se Mehdi Taremi e Otávio, ambos criativos nas zonas onde jogam, partirem para outras paragens. Fran Navarro não é o substituto do iraniano. E no plantel, atualmente, não há quem possua a liderança e tenha o impacto na forma da equipa jogar como Otávio.

    Se analisarmos o ano transato, em certas alturas, faltou ousadia e criatividade para desbloquear alguns jogos contra blocos mais baixos e é necessário que a equipa do FC Porto seja mais incisiva na baliza, principalmente em remates fora da área. Algo que foi reparado e, com certeza, visto pela equipa técnica dos portistas.

    Com apenas dois jogos amigáveis antes da final da Supertaça frente ao campeão nacional Benfica, os dragões têm que acelerar o ritmo para chegarem a todo o gás para defrontar a equipa que se tem destacado neste mercado com a chegada de diversas mais-valias.

    A final realizar-se-á no dia 8 de agosto às 20:45 h e a pré-época fará toda a diferença na forma como será o desempenho dos atletas e da equipa num todo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Miguel Costa
    Miguel Costa
    Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.