Precisa-se de laterais! | FC Porto

- Advertisement -

Com as exibições dos laterais do FC Porto na época transata, há um indício que fica claramente explícito: os azuis e brancos precisam urgentemente de um ou mais jogadores para a posição de lateral, quer para o lado esquerdo, quer para o lado direito.

Tendo em conta o que já vimos no passado com João Pinto e Bosingwa, e mais recentemente com Alex Telles e Ricardo Pereira, carecemos de laterais competentes a nível defensivos e fortes a nível ofensivo.

Precisa-se de laterais no FC Porto

FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Podemos até afirmar que existe a chamada “mística” e raça em Zaidu, Manafá, Nanú ou até mesmo Carraça, no entanto o lateral portista deve ter muito mais do que isso.

É crucial que o lateral que joga com as cores “azul e branca” saiba alienar de forma eficiente a capacidade defensiva à capacidade ofensiva – deve ser capaz de evitar os avanços dos adversários no seu setor e tem de ser hábil a avançar pelas extremidades do campo, criando mais alternativas de ataque.

Zaidu, Manafá, Nanú ou Carraça são jogadores que não têm competência para ser laterais do FC Porto. Claro, no futuro podem até ter, mas de momento não têm a qualidade necessária para assumir a posição.

Com as exibições de João Mário no findar da época transata, e com a exibição do jovem português no jogo frente ao Belenenses SAD no passado fim-de-semana, pudemos observar que um jogador que foi recentemente adaptado a lateral-direito, está anos-luz à frente dos laterais citados acima.

Até ao momento, é consistente a nível defensivo, cruza bem e é extremamente veloz e eficaz no drible – o que se pede a um lateral.

FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Tendo em vista que a exigência competitiva interna é cada vez maior, o FC Porto tem de apostar em jogadores de qualidade que tragam garantias atuais.

Os laterais que somaram mais minutos na época passada, Manafá e Zaidu, são “curtos” para o panorama competitivo atual do FC Porto: podem até ser laterais extremamente rápidos e fulgurosos a nível ofensivo, no entanto comprometem bastante a nível defensivo.

Num cenário de Liga dos Campeões, esta debilidade defensiva fica ainda mais evidente, como podemos ver na primeira mão do jogo dos quartos-final da Liga dos Campeões da época passada frente ao Chelsea FC, onde Zaidu cometeu um erro “infantil” no primeiro golo da equipa londrina.

Com isto quero dizer que, atualmente, Manafá, Zaidu e Nanú são três bons jogadores para se ter no banco, ainda têm muitas arestas a limar. O FC Porto joga bem e ganha jogos com estes laterais? Sim, de facto. Porém, talvez com outros laterais, como os que já passaram na casa, a qualidade de jogo seria superior a nível interno e a nível europeu.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A importância tática dos laterais no FC Porto de Francesco Farioli

A importância dos laterais nas dinâmicas ofensivas do FC Porto de Francesco Farioli e o impacto no sucesso da equipa.

Treinador do Club Brugge manifesta interesse por Andreas Schjelderup: «A Direção está a tratar do assunto. Sei que é um jogador muito bom»

Ivan Leko, treinador do Club Brugge, deixou claro o seu interesse por Andreas Schjelderup, referindo que apenas precisou de 10 minutos para perceber o seu talento.

Al Rayyan de Artur Jorge não vai além do empate a uma bola na visita ao Al Duhail

O Al Rayyan de Artur Jorge empatou a uma bola frente ao Al Duhail, esta sexta-feira, num encontro da 14.ª jornada da Liga do Catar.

Terem Moffi e a transferência para o FC Porto: «Envergar as cores deste clube significa muito para mim»

Terem Moffi prestou as primeiras declarações como reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice. O avançado referiu estar orgulhoso por assinar pelos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa internacional indica que Bruno Fernandes ofereceu-se ao Real Madrid: eis a resposta dos merengues

Bruno Fernandes ofereceu-se ao Real Madrid, mas o emblema do Santiago Bernabéu rejeitou-se a realizar uma proposta.

Terem Moffi confirmado como reforço do FC Porto

Terem Moffi foi confirmado durante esta sexta-feira como o mais recente reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice.

Já é conhecido o estádio onde vai ser realizado o Casa Pia x FC Porto

O encontro entre o Casa Pia e o FC Porto vai ser disputado no Estádio de Rio Maior, que reúne as condições necessárias.