De protagonista a figurante: Já não jogas, Oliveira? | FC Porto

- Advertisement -

Formado no Olival, foi rodando em alguns empréstimos, mas, desde que se afirmou no FC Porto, Sérgio Oliveira tem sido uma peça crucial no xadrez azul e branco.

Teve, no ano passado, a melhor época da sua carreira a nível individual, na qual marcou 20 golos em todas as competições.

A sua entrega em campo, aliada à mentalidade batalhadora e consistência exibicional, sempre o tornaram num elemento imprescindível do plantel.

Dentro de campo é um exemplo e, a par de Pepe, carrega a braçadeira e enverga o símbolo com um orgulho e vontade que há muito não se via no Dragão.

É conhecido pelo seu remate forte e colocado de fora de área e pela sua eficácia nos livres diretos, sendo que, um em especial, foi dos mais decisivos na campanha do FC Porto na Liga dos Campeões, derrotando a Juventus FC e permitindo à equipa estar presente nos quartos de final da competição.

Para além de tudo isto, o seu nome vinha a estar constantemente nos convocados da Seleção Nacional, chegando mesmo a disputar o Europeu 2020. Contudo, com o início da presente época, Sérgio Oliveira não tem constado das primeiras opções do míster Conceição.

Fez somente um jogo a titular e, quando tudo indicava que o ia ser frente ao Sporting CP, começou no banco. Em seu detrimento, o treinador tem dado prioridade a Mateus Uribe, Bruno Costa ou Marko Grujic.

Como era de esperar, foi um tema um pouco debatido pela imprensa e os entendidos apontam que Oliveira já estaria mais concentrado numa saída (foi apontado a AS Roma, ACF Fiorentina, Tottenham Hotspur FC e Wolverhamton Wanderers), uma vez que o clube via este mercado como uma oportunidade única para lucrar com o seu passe.

Sendo verdade ou não, o jogador acabou por ficar e, neste momento, para não jogar, existem duas possíveis hipóteses: ou o jogador queria sair e, como não conseguiu, Sérgio Conceição está a admoestar-lhe o “castigo” de ir para o banco, ou a direção continua com intenções de o vender no mercado de janeiro e o míster, então, tem de dar prioridade às outras opções que tem.

O curioso é que Jesús Corona encontra-se exatamente na mesma situação, teve muito mercado, não saiu e já voltou a ser opção no onze titular. Será Tecatito muito mais importante no onze do que Sérgio Oliveira?

Na minha modesta análise, a resposta é: não. Tudo bem que Corona é um jogador muito evoluído tecnicamente, mas não é consistente nas suas exibições. É preferível apostar, no lado direito, em Otávio ou Fábio Vieira.

Até mesmo no setor mais defensivo, João Mário ou Manafá são hipóteses que chegam perfeitamente.

Oliveira FC Porto Sérgio
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Em relação a Sérgio Oliveira, apesar de a sua posição ter muitas soluções, o treinador tem apostado em Bruno Costa, enquanto que o médio internacional português desempenharia o papel muito melhor.

Afinal de contas, até que ponto é uma decisão inteligente prescindir do teu médio mais influente, que, na época passada, terminou como um dos melhores marcadores?

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Amar Dedic sai do Benfica: a nova terceira opção das águias para a posição de lateral direito

Amar Dedic vai deixar de ser jogador do Benfica para se juntar ao Newcastle United. As águias contam com Alexander Bah e Daniel Banjaqui.

Mercado: alvo do Barcelona vai passar a ter cláusula de 75 milhões de euros

Georges Mikautadze é um dos ativos do Villarreal mais cobiçados. O avançado passará a ter uma cláusula de rescisão de 75 milhões de euros.

Real Madrid: grande novidade nos convocados de José Mourinho para a partida contra o Schalke 04

O Real Madrid vai enfrentar o Schalke 04 durante a tarde de domingo. Kylian Mbappé está de regresso aos convocados.

Sporting já treinou e Rui Borges contou com grande novidade

O Sporting realizou este sábado o primeiro treino em Alcochete, depois da vitória dos leões contra o Vitória SC.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting sela posição: porta fechada até janeiro

O Sporting tem a posição de extremo esquerdo totalmente fechada, depois da compra de Nestory Irankunda ao Watford.

AC Milan: imprensa italiana revela que Ruben Amorim tem opinião negativa sobre Rafael Leão

Rafael Leão pode não manter-se muito mais tempo como jogador do AC Milan. Ruben Amorim não tem a melhor opinião sobre o extremo.

Más notícias pelo Benfica: há concorrência por Tosin Adarabioyo e Chelsea toma posição

Tosin Adarabioyo está a ser apontado ao Benfica. O Marselha entrou na corrida para garantir o defesa que pertence ao Chelsea.