De protagonista a figurante: Já não jogas, Oliveira? | FC Porto

- Advertisement -

Formado no Olival, foi rodando em alguns empréstimos, mas, desde que se afirmou no FC Porto, Sérgio Oliveira tem sido uma peça crucial no xadrez azul e branco.

Teve, no ano passado, a melhor época da sua carreira a nível individual, na qual marcou 20 golos em todas as competições.

A sua entrega em campo, aliada à mentalidade batalhadora e consistência exibicional, sempre o tornaram num elemento imprescindível do plantel.

Dentro de campo é um exemplo e, a par de Pepe, carrega a braçadeira e enverga o símbolo com um orgulho e vontade que há muito não se via no Dragão.

É conhecido pelo seu remate forte e colocado de fora de área e pela sua eficácia nos livres diretos, sendo que, um em especial, foi dos mais decisivos na campanha do FC Porto na Liga dos Campeões, derrotando a Juventus FC e permitindo à equipa estar presente nos quartos de final da competição.

Para além de tudo isto, o seu nome vinha a estar constantemente nos convocados da Seleção Nacional, chegando mesmo a disputar o Europeu 2020. Contudo, com o início da presente época, Sérgio Oliveira não tem constado das primeiras opções do míster Conceição.

Fez somente um jogo a titular e, quando tudo indicava que o ia ser frente ao Sporting CP, começou no banco. Em seu detrimento, o treinador tem dado prioridade a Mateus Uribe, Bruno Costa ou Marko Grujic.

Como era de esperar, foi um tema um pouco debatido pela imprensa e os entendidos apontam que Oliveira já estaria mais concentrado numa saída (foi apontado a AS Roma, ACF Fiorentina, Tottenham Hotspur FC e Wolverhamton Wanderers), uma vez que o clube via este mercado como uma oportunidade única para lucrar com o seu passe.

Sendo verdade ou não, o jogador acabou por ficar e, neste momento, para não jogar, existem duas possíveis hipóteses: ou o jogador queria sair e, como não conseguiu, Sérgio Conceição está a admoestar-lhe o “castigo” de ir para o banco, ou a direção continua com intenções de o vender no mercado de janeiro e o míster, então, tem de dar prioridade às outras opções que tem.

O curioso é que Jesús Corona encontra-se exatamente na mesma situação, teve muito mercado, não saiu e já voltou a ser opção no onze titular. Será Tecatito muito mais importante no onze do que Sérgio Oliveira?

Na minha modesta análise, a resposta é: não. Tudo bem que Corona é um jogador muito evoluído tecnicamente, mas não é consistente nas suas exibições. É preferível apostar, no lado direito, em Otávio ou Fábio Vieira.

Até mesmo no setor mais defensivo, João Mário ou Manafá são hipóteses que chegam perfeitamente.

Oliveira FC Porto Sérgio
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Em relação a Sérgio Oliveira, apesar de a sua posição ter muitas soluções, o treinador tem apostado em Bruno Costa, enquanto que o médio internacional português desempenharia o papel muito melhor.

Afinal de contas, até que ponto é uma decisão inteligente prescindir do teu médio mais influente, que, na época passada, terminou como um dos melhores marcadores?

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Luka Modric muito perto de ver futuro resolvido: Ruben Amorim pode sorrir

Luka Modric está muito próximo de renovar pelo AC Milan. Ruben Amorim está perto de poder contar com o croata para a próxima temporada.

Deportivo de A Coruña de Yeremay Hernández não vai ter de pagar a inscrição de Pierre-Emerick Aubameyang: eis a razão

O Deportivo de A Coruña confirmou a contratação de Pierre-Emerick Aubameyang e não terá de pagar a sua inscrição na La Liga.

Eléctrico garante a título definitivo antigo jogador do Benfica

O Eléctrico confirmou que Gonçalo Paixão é reforço em definitivo da sua equipa de futsal, abandonando os quadros do Braga.

Benfica: regresso aos treinos vai ter 2 novidades e nenhuma é Jhon Durán

O Benfica vai voltar a treinar na segunda-feira no Seixal, depois de ter realizado um estágio no Algarve, onde fez particulares.

PUB

Mais Artigos Populares

Adrien Rabiot garante que vai falar com Ruben Amorim no regresso aos treinos no AC Milan: «Precisamos de descansar bem e depois estaremos de...

Adrien Rabiot tem o futuro em aberto apesar de ter mais 2 anos de contrato no AC Milan. O francês admitiu que vai falar com Ruben Amorim.

Arsenal no mercado em busca de um central: existem 2 alvos e 1 deles esteve no Mundial 2026

O Arsenal está em busca da contratação de um novo defesa central, depois de William Saliba ter contraído uma lesão grave.

Sporting atento a transferência para a Premier League: parte do dinheiro vai para os cofres do leão

O Sporting está a acompanhar a mudança de Abdul Fatawu do Leicester City para o Ipswich Town, uma vez que tem direito a parte da transferência.