Quanto valerá Manafá? | FC Porto

- Advertisement -

FC Porto do bola na rede

Quanto valerá Manafá?

Renascimento de Manafá?

Na passada sexta-feira, o FC Porto de Sérgio Conceição foi a Massamá dar uma demonstração de seriedade ao Sintrense, equipa que milita duas divisões abaixo dos “dragões”.

Esta abordagem do timoneiro portista não é nova: o passado recente mostra que, goste-se mais ou menos de algumas decisões de Conceição, as suas equipas prezam pela competitividade em eliminatórias teoricamente fáceis. Vila Real, Canelas ou Lusitano de Évora são alguns exemplos de equipas que se viram trucidadas pelo respeito azul e branco.

Não é, contudo, na vitória coletiva do FC Porto que este artigo se debruça, mas sim numa vitória individual… Que pode ser mais ou menos temporária. Púnhamos, agora, nomes nas peças e falemos de Wilson Manafá.

O facto de nunca ter conquistado os adeptos portistas sempre foi contrastante com a confiança que Manafá foi merecendo da parte do treinador.

Dizer-se que Conceição já não confia no ex-Portimonense é demasiado redutor, parecer-me. Ainda assim, é puramente óbvio que, pelo menos para já, o treinador dá prioridade a outras opções (quer para defesa-direito, quer para defesa-esquerdo). Quanto valerá Manafá?

Manafá jogou bem contra o Sintrense: foi empreendedor nos momentos em que tinha de apoiar o ataque, rápido a recuperar e seguro a defender, mas parece-me que há algo que os 90 minutos jogados na Taça podem transmitir ao jogador: a perda de estatuto.

Quanto valerá Manafá? atleta do porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É mesmo isso: Manafá já não tem o mesmo estatuto que tivera no FC Porto. Treinar bem já não é suficiente para manter o lugar no onze.

Neste momento, Manafá tem de treinar melhor que os outros, esperar a sua oportunidade e responder melhor do que Corona, Zaidu, João Mário e/ou Wendell em contexto de jogo. São já algumas barreiras que o jogador tem de ultrapassar para voltar a sentir-se feliz, creio eu.

Enquanto escrevo estas linhas, reflito um pouco sobre o que vai na cabeça do clube (não da equipa, mas do clube). Manafá é um ativo do FC Porto que, alegadamente, terá sido alvo de abordagens do Spartak de Moscovo que rondariam os 15 milhões de euros.

Ora…

A ser verdade esse interesse de Rui Vitória e, mais do que isso, a ser verdade a proposta… Quanto valerá Manafá?

É que, para um FC Porto que praticamente não vendeu neste defeso, ter 15 milhões de euros no banco só porque sim, é um verdadeiro luxo. Quanto valerá Manafá?

Quanto valerá Manafá, se vale mais do que 15 milhões? E, se Manafá vale mais do que 15 milhões, quanto valerão João Mário e Corona?

É que Corona acaba contrato na próxima época…

Quanto valerá Manafá?

José Alberto Machado
José Alberto Machadohttp://mariooliveira
Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira projeta duelo entre Brondby e Sporting na Taça Europa: «Não podemos ter medo de jogar»

Micael Sequeira fez a antevisão ao duelo com o Brondby, num jogo a contar para a primeira mão da segunda eliminatória da Liga Europa Feminina

CTA admite erro grave no dérbi entre Atlético Madrid e Real Madrid: Kang-In Lee devia ter visto vermelho

O Comité Técnico de Árbitros analisou o dérbi de Madrid e reconheceu um erro grave, considerando que Kang-In Lee deveria ter sido expulso.

Carlos Espí agradece a José Mourinho: «Faz-me sentir mais cómodo, mais seguro, com mais confiança»

Carlos Espí abordou a mudança para o Real Madrid, o grande arranque de temporada e a relação com José Mourinho.

Rodrigo Mora abre o livro sobre a saída do FC Porto: «Precisava de um novo desafio na minha vida»

Em entrevista ao Canal 11, Rodrigo Mora refletiu sobre a despedida difícil do FC Porto e a mudança para a AS Roma.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica revela novos detalhes da lesão de Enzo Barrenechea

O Benfica anunciou que Enzo Barrenechea foi submetido a uma artroscopia do joelho esquerdo para tratamento de rotura do menisco medial.

Diogo Travassos ambicioso antes do jogo de Portugal frente à Bulgária em Sub-21: «Queremos ganhar os jogos com qualidade e personalidade»

Diogo Travassos destacou o percurso de Portugal na qualificação e garantiu que a equipa quer manter o nível apresentado até agora.

Frederico Varandas comenta o Relatório e Contas do Sporting: «Mantivemo-nos fiéis ao ADN que nos distingue»

Frederico Varandas descreveu a temporada 2025/26 do Sporting como «um período de crescimento e afirmação».