Que a ganância não nos vença

- Advertisement -

hic

Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e… Invicta. Gosto de pensar que a cultura do norte é diferente. Gosto de pensar que os gentios do norte são mais agressivos (no bom sentido), mais aguerridos, não dão uma luta por perdida. E que berram e reclamam quando as coisas não correm bem.

Gosto de pensar que os jogadores do norte suam sangue, morrem em campo, dão-se ao clube por amor à camisola. E que isso não chega para vencer mas já é o suficiente para assustar o adversário. Gosto ainda de pensar que o habitat natural de um dragão é um temido covil e que nem a princesa, que neste caso é redonda, vale o inglório esforço de quem a tenta raptar.

Na vida desportiva todos ganham e todos perdem. A perfeição não existe e estaria a ser demasiado injusto se não compreendesse a dificuldade que é jogar com obrigação de vencer. Não há como roubar títulos à cidade mas que ela sirva de inspiração por bons e largos anos. Cem, se puder ser.

Quero “fechar” a época desportiva com esta crónica. E pedir ao Futebol Clube do Porto que procure ser invicto. Invicto na vida, na sociedade, no contexto onde está inserido. Que não se cinja apenas à nomenclatura de “máquina de fazer dinheiro” mas que procure recordar-se de que, acima de tudo, é um clube de futebol. E um clube de futebol é composto pela SAD, pelo treinador, pelos jogadores… e pelos adeptos.

1
Pedroto e Pinto da Costa: uma dupla imbatível
Fonte: fcporto.pt

O Futebol Clube do Porto, como o próprio nome indica, é um clube desportivo. Um clube do povo e para o povo, impulsionador de uma rivalidade história. Porquê? Porque foi competente. Porque foi rigoroso. Porque ambicionou voar mais alto e, acima de tudo, foi um apaixonado. Apaixonou-se pelos títulos, pelo Olimpo do futebol. Conheceu os deuses e com eles travou amizade.

Assim, quero hoje pedir que o dinheiro que se encaixou na Liga dos Campeões não seja motivo de satisfação. É fundamental para um alívio económico e nada mais. O Futebol Clube do Porto tem de ser capaz de mais, muito mais. Não pode ser apenas uma “máquina de fazer dinheiro”. Não pode ser burguês. Não pode defender-se com os títulos do passado.

No fundo… tem de se manter invicto a vícios do presente. E que a ganância não nos vença.

Foto de capa: fcporto.pt

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Liga das Nações: Podia jogar por Portugal e estreou-se pela Seleção A de França

Lucas da Cunha estreou-se pela Seleção de França contra a Bélgica para a Liga das Nações. Porta de Portugal fechou-se.

Cristiano Ronaldo falhou treino da seleção de Portugal e seguiu para o hotel

Novas informações relativas à situação de Cristiano Ronaldo. O avançado não treinou e seguiu para o hotel, onde tem preparado trabalho específico.

Ivan Baptista compara Juventus ao Bayern Munique (próximo adversário do Benfica): «É muito diferente»

Ivan Baptista e Lena Pauels fizeram a antevisão do Benfica x Bayern Munique. Jogo é referente à Champions League Feminina.

Jaden Umeh dá mais um passo em frente na recuperação e está próximo do regresso ao Benfica

Jaden Umeh prometia ser uma das revelações da pré-temporada do Benfica quando uma lesão travou os planos. O regresso do avançado está mais próximo.

PUB

Mais Artigos Populares

Qualificação CAN: Moçambique de Geny Catamo goleia Sudão

O Moçambique goleou o Sudão por 4-1 para a qualificação da CAN. Geny Catamo, do Sporting, foi titular na partida.

Luís Figo destaca reforço do Real Madrid: «Penso que vai contribuir mais nos próximos jogos e ganhará maior protagonismo»

Luís Figo falou sobre a contratação de Yan Diomande pelo Real Madrid e a adaptação do costa-marfinense ao clube espanhol.

Cristiano Ronaldo esteve perto de terminar carreira pela seleção depois do Mundial 2026 e foi Jorge Jesus quem travou a saída

Cristiano Ronaldo estava tentado em deixar a seleção depois do Mundial 2026. Jorge Jesus, em conversa com o avançado, convenceu-o a mudar de ideias.