📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que a ganância não nos vença

- Advertisement -

hic

Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e… Invicta. Gosto de pensar que a cultura do norte é diferente. Gosto de pensar que os gentios do norte são mais agressivos (no bom sentido), mais aguerridos, não dão uma luta por perdida. E que berram e reclamam quando as coisas não correm bem.

Gosto de pensar que os jogadores do norte suam sangue, morrem em campo, dão-se ao clube por amor à camisola. E que isso não chega para vencer mas já é o suficiente para assustar o adversário. Gosto ainda de pensar que o habitat natural de um dragão é um temido covil e que nem a princesa, que neste caso é redonda, vale o inglório esforço de quem a tenta raptar.

Na vida desportiva todos ganham e todos perdem. A perfeição não existe e estaria a ser demasiado injusto se não compreendesse a dificuldade que é jogar com obrigação de vencer. Não há como roubar títulos à cidade mas que ela sirva de inspiração por bons e largos anos. Cem, se puder ser.

Quero “fechar” a época desportiva com esta crónica. E pedir ao Futebol Clube do Porto que procure ser invicto. Invicto na vida, na sociedade, no contexto onde está inserido. Que não se cinja apenas à nomenclatura de “máquina de fazer dinheiro” mas que procure recordar-se de que, acima de tudo, é um clube de futebol. E um clube de futebol é composto pela SAD, pelo treinador, pelos jogadores… e pelos adeptos.

1
Pedroto e Pinto da Costa: uma dupla imbatível
Fonte: fcporto.pt

O Futebol Clube do Porto, como o próprio nome indica, é um clube desportivo. Um clube do povo e para o povo, impulsionador de uma rivalidade história. Porquê? Porque foi competente. Porque foi rigoroso. Porque ambicionou voar mais alto e, acima de tudo, foi um apaixonado. Apaixonou-se pelos títulos, pelo Olimpo do futebol. Conheceu os deuses e com eles travou amizade.

Assim, quero hoje pedir que o dinheiro que se encaixou na Liga dos Campeões não seja motivo de satisfação. É fundamental para um alívio económico e nada mais. O Futebol Clube do Porto tem de ser capaz de mais, muito mais. Não pode ser apenas uma “máquina de fazer dinheiro”. Não pode ser burguês. Não pode defender-se com os títulos do passado.

No fundo… tem de se manter invicto a vícios do presente. E que a ganância não nos vença.

Foto de capa: fcporto.pt

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting continua com prioridade em mente e vinda de Luís Guilherme não muda isso

O Sporting olha para o mercado de janeiro. Vinda de Luís Guilherme, caso aconteça, não trava contratação de outro extremo.

É um dos principais alvos do FC Porto, tem «dezenas de clubes interessados» e pode sair: «Há conversas em várias frentes»

Ziemowit Deptula, presidente cessante do Jagiellonia, falou sobre a situação de Oskar Pietuszewski, alvo do FC Porto.

CAN 2025: Angola regista o primeiro ponto ao empatar com Zimbabué

A Angola empatou 1-1 com o Zimbabué na segunda jornada da CAN 2025. Gelson Dala marcou o primeiro golo do jogo.

Sidny Cabral na rota do Benfica: João Nuno confirma que lateral vai falhar Famalicão x Estrela Amadora

Sidny Cabral vai falhar o Famalicão x Estrela Amadora para a Primeira Liga. Lateral cabo-verdiano está a caminho do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Futebol francês de luto: Morreu Jean-Louis Gasset aos 72 anos

Jean-Louis Gasset morreu aos 72 anos. Montpellier foi o último clube da sua carreira e emitiu esta sexta-feira comunicado oficial.

Diogo Costa reflete sobre terminar carreira no FC Porto: «Nunca sabemos o dia de amanhã, mas era algo que me deixaria extremamente feliz»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre a possibilidade de acabar a carreira no Dragão.

Diogo Costa define objetivos para 2026 e pensa em Aliados: «Quero também realizar o sonho do Mora»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre os objetivos para 2026.