Que comece a caça aos milhões

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoArranca a caminhada até ao Estádio Olímpico de Kiev. O mesmo será dizer que começa hoje mais uma edição da principal competição de clubes a nível mundial, a UEFA Champions League. O FC Porto está presente na fase de grupos pela 22ª vez, sendo um dos clubes, juntamente com os gigantes espanhóis FC Barcelona e Real Madrid CF, com maior numero de presenças deste que a UEFA adotou um novo formato em 1992. Os dragões estão inseridos no grupo G juntamente com Besiktas, Mónaco e Leipzig.

A edição deste ano é especialmente importante para a formação portuguesa dadas as dificuldades financeiras do clube e a necessidade de gerar receitas. Amanhã estarão em jogo três pontos e 1,5M€

Na primeira jornada do grupo, o FC Porto defronta, na fortaleza do Dragão, o bicampeão turco: Besiktas. Quer isto dizer que Ricardo Quaresma e Pepe voltam a uma casa que chegou a ser sua e onde deixaram muitas saudades.

É conhecida a preponderância que os jogos em casa têm nesta competição e, como tal, só a vitória interessa. Não é o primeiro duelo entre as equipas sendo que o saldo é claramente favorável aos Dragões (três vitórias e dois empates).

No entanto esta equipa do Besiktas é claramente superior às que anteriormente defrontaram os azuis e brancos e conta nos seus quadros com vários jogadores de nomeada como Medel, Adriano, Ozyakup, Babel, Talisca, Lens ou Negredo, para além dos internacionais portugueses já mencionados. Apesar da qualidade indiscutível de Pepe, julgo que será justo dizer que a defesa será o ponto mais débil do clube turco.

Num exercício de adivinhação e futurologia, e com base nas anteriores opções do treinador Senol Günes, o Besiktas deverá alinhar num esquema tático de 4x2x3x1. O onze inicial não andará muito distante disto: Fabri tem sido o dono da baliza; na defesa Beck deverá alinhar pela direita (suprindo a ausência de Adriano), Pepe e Tosic no eixo central e Caner Erkin como lateral esquerdo; Ozyakup (muita qualidade tem este médio turco) e Hutchinson serão o duplo pivot; Depois deverão surgir Quaresma, Talisca e Babel no apoio ao ponta de lança turco Cenk Tosun.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Resta perceber se o treinador turco utilizará a fórmula do campeonato ou se irá optar por avançar Ozyakup no terreno e substituir Talisca por um médio de características mais defensivas para juntar a Hutchinson. Em todo o caso, estará amanhã no Estádio do Dragão um Besiktas repleto de jogadores de qualidade.

No FC Porto são menos as dúvidas. Casillas, Ricardo, Felipe, Marcano, Alex Telles, Danilo, Óliver, Corona e Brahimi têm lugar cativo no onze. A única dúvida reside nos homens da frente. Importa perceber se Sérgio Conceição optará por juntar Otávio ou André André ao onze, reforçando o meio campo, ou se manterá uma dupla de avançados. No caso, serão Marega e Soares. Sendo certo que Aboubakar falhará, por castigo, o reencontro com a sua anterior equipa.

No que ao futebol jogado são duas equipas que, por via da sua superioridade nos seus campeonatos, têm maior número de semelhanças do que diferenças e que privilegiam a posse e o pressing. Estando o FC Porto a jogar em casa, espera-se e exige-se que tome conta do jogo, que imponha a sua ideia e obrigue o adversário a comportamentos (jogar em transições) aos quais está menos acostumado.

Em suma, o FC Porto joga a primeira de seis importantes batalhas que serão sempre disputadas em dois tabuleiros, o desportivo e o financeiro. Começa a caça aos pontos. Começa a caça aos milhões.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Filho de Thiago Silva convocado para a seleção de Sub-15 de Inglaterra

Iago Silva, de 14 anos e filho do internacional brasileiro Thiago Silva, foi convocado pela primeira vez para a seleção sub‑15 da Inglaterra, depois de se destacar nas camadas jovens do Chelsea.

Flamengo sonha com Darwin Núñez e avalia avançado da Premier League como alternativa

O elevado salário do avançado uruguaio afasta o interesse imediato do clube brasileiro, que mantém o internacional brasileiro no radar de Filipe Luís.

Pai de Rafael Leão lança música dedicada a Cristiano Ronaldo

No dia em que Cristiano Ronaldo celebra 41 anos, Frank Leão, nome artístico de António Leão e pai de Rafael Leão, lança uma música em sua homenagem.

Nuno Santos deixa mensagem após o regresso aos relvados pelo Sporting: «Muito feliz por voltar a fazer o que mais amo»

Nuno Santos deixou uma mensagem nas redes sociais. O avançado do Sporting voltou aos relvados no encontro da Taça de Portugal, frente ao AVS SAD.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição destaca 4 jogadores do Braga e admite falha no estilo de jogo de Carlos Vicens: «Falta mais pragmatismo»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador elogiou jogadores do Braga e falou de Carlos Vicens.

António Conceição destaca crescimento do Braga: «O FC Porto não tem a academia que o Braga tem neste momento

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador frisou o crescimento do Braga.

António Conceição e o sonho de treinar o Braga: «Acho que esse timing já passou e na minha cabeça já não existe esse pensamento»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador admitiu o amor pelo Braga.