Que FC Porto no pós-clássico?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

É mais ou menos consensual, para a generalidade da crítica, que o FC Porto foi superior ao Sporting (como já o havia sido para o campeonato, diante de ambos os rivais) no jogo da última quarta-feira. Essa superioridade, no entanto, não foi tão evidente quanto havia sido nos dois clássicos anteriores e, por isso, o empate não escandaliza. Jorge Jesus, no seu estilo habitual, “culpou” Rui Patrício por desequilibrar uma balança que, na opinião do ‘mestre’, sempre se manteve equilibrada. Nada mais errado. Nem o guardião leonino fez a diferença (apesar de todo o mérito) nem o equilíbrio foi a nota dominante (apesar do resultado).

O que fica é, mais uma vez, a incapacidade do FC Porto transformar em golo as inúmeras oportunidades de que dispõe, destacando-se neste particular Moussa Marega. O maliano evolui a olhos vistos, fez mais um grande jogo e impulsionou grande parte das jogadas de maior perigo da equipa. Porém, continua a pecar copiosamente na finalização e isso (também) tem impedido os portistas de se superiorizarem aos rivais no confronto direto.

Marega produz muito (e bem), mas desperdiça na igual medida Fonte: FC Porto
Marega produz muito (e bem), mas desperdiça na igual medida
Fonte: FC Porto

Tempos houve em que se colava ao FC Porto o rótulo de implacável nos momentos decisivos, algo que poderá demorar a ser reconquistado, essencialmente graças à descaracterização do clube ao longo dos últimos anos e da ausência de mentalidade vencedora que só agora se vai impondo, aos poucos. Assim, falhado que está o primeiro grande objetivo da época, o jogo da próxima terça-feira, em Moreira de Cónegos, torna-se vital para se perceber em que ponto está a força mental de uma equipa que não pode dar-se ao luxo de desperdiçar não só a vantagem pontual que leva no campeonato, como também a obrigatoriedade de conquistar a Taça de Portugal. No decorrer da época, a resposta a resultados negativos (essencialmente pós-champions) foi sempre positivo e, por isso, exige-se uma reação forte e assertiva.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Esteves é destaque do Gil Vicente e 2025/26 promete ser para bater recordes

Luís Esteves é um dos nomes mais importantes para César Peixoto no Gil Vicente. Esta é a sua primeira época em Barcelos.

FC Porto B x Académico de Viseu com nomes de peso a assistir na bancada

O FC Porto B x Académico de Viseu está a ser disputado durante o final de tarde desta sexta-feira. O encontro conta para a 21.ª jornada da Segunda Liga.

Sporting divulga lista para a Champions League: jogador de saída ainda nas opções de Rui Borges

O Sporting divulgou esta sexta-feira a lista de inscritos na Champions League. Luis Guilherme e Souleymane Faye fazem parte das opções.

Cristiano Ronaldo: boicote apoiado por adeptos do Al Nassr

Os adeptos do Al Nassr mostraram apoio a Cristiano Ronaldo, que falhou o segundo jogo seguido pelos sauditas.

PUB

Mais Artigos Populares

Gigante inglês coloca Morgan Rogers no topo das prioridades para o mercado de verão

A imprensa espanhola coloca Morgan Rogers na rota do Manchester United, que define o jogador como alvo prioritário. Perante o interesse, o Aston Villa fixa o preço de saída em 100 milhões de euros e recusa abrir negociações por valores inferiores.

Ex-FC Porto Jorge Sánchez é o mais recente reforço do PAOK

Esta sexta-feira Jorge Sánchez foi confirmado como o mais recente reforço do PAOK. O lateral chegou proveniente do Cruz Azul por 2,5 milhões.

Braga prolonga o vínculo do jovem Tiago Ferreira até 2029

Tiago Ferreira renovou o seu contrato com o Braga até 2029. O jovem médio chegou aos Guerreiros do Minho em 2021.