Que FC Porto no pós-clássico?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

É mais ou menos consensual, para a generalidade da crítica, que o FC Porto foi superior ao Sporting (como já o havia sido para o campeonato, diante de ambos os rivais) no jogo da última quarta-feira. Essa superioridade, no entanto, não foi tão evidente quanto havia sido nos dois clássicos anteriores e, por isso, o empate não escandaliza. Jorge Jesus, no seu estilo habitual, “culpou” Rui Patrício por desequilibrar uma balança que, na opinião do ‘mestre’, sempre se manteve equilibrada. Nada mais errado. Nem o guardião leonino fez a diferença (apesar de todo o mérito) nem o equilíbrio foi a nota dominante (apesar do resultado).

O que fica é, mais uma vez, a incapacidade do FC Porto transformar em golo as inúmeras oportunidades de que dispõe, destacando-se neste particular Moussa Marega. O maliano evolui a olhos vistos, fez mais um grande jogo e impulsionou grande parte das jogadas de maior perigo da equipa. Porém, continua a pecar copiosamente na finalização e isso (também) tem impedido os portistas de se superiorizarem aos rivais no confronto direto.

Marega produz muito (e bem), mas desperdiça na igual medida Fonte: FC Porto
Marega produz muito (e bem), mas desperdiça na igual medida
Fonte: FC Porto

Tempos houve em que se colava ao FC Porto o rótulo de implacável nos momentos decisivos, algo que poderá demorar a ser reconquistado, essencialmente graças à descaracterização do clube ao longo dos últimos anos e da ausência de mentalidade vencedora que só agora se vai impondo, aos poucos. Assim, falhado que está o primeiro grande objetivo da época, o jogo da próxima terça-feira, em Moreira de Cónegos, torna-se vital para se perceber em que ponto está a força mental de uma equipa que não pode dar-se ao luxo de desperdiçar não só a vantagem pontual que leva no campeonato, como também a obrigatoriedade de conquistar a Taça de Portugal. No decorrer da época, a resposta a resultados negativos (essencialmente pós-champions) foi sempre positivo e, por isso, exige-se uma reação forte e assertiva.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan: Reunião de emergência com Ruben Amorim após derrota na receção ao Benfica

Nicolò Schira avança que Gerry Cardinale vai reunir por telefone com Ruben Amorim, procurando resolver os problemas do AC Milan no arranque desta época.

Benfica acelera renovação de Gianluca Prestianni: Eis os detalhes e os próximos candidatos

O Benfica está muito perto de um acordo com Gianluca Prestianni para a renovação de contrato até 2031, com um aumento salarial.

Onde ver o Sporting x Arouca para a jornada 7 da Primeira Liga?

O Sporting vai receber este sábado o Arouca para a sétima jornada da Primeira Liga. Jogo vai ter transmissão na Sport TV 1.

Jurgen Klopp surpreende: Novo selecionador alemão anuncia dupla convocatória com 44 jogadores

Jurgen Klopp anunciou a primeira convocatória como selecionador alemão. O elenco de 44 jogadores será dividido em dois grupos.

PUB

Mais Artigos Populares

Seleção Nacional: As possíveis ‘surpresas’ na convocatória de Jorge Jesus

Jorge Jesus revela esta sexta-feira a sua primeira convocatória na Seleção Nacional. Procurámos alguns nomes que podem vir a entrar.

Antigo jogador do AC Milan analisa arranque de Ruben Amorim: «Está a tentar fazer o mesmo que Paulo Fonseca»

Alessandro Florenzi, antigo defesa-lateral do AC Milan, analisou a derrota frente ao Benfica e comparou Ruben Amorim a Paulo Fonseca.

Teun Gijselhart emprestado pelo Deportivo de A Coruña ao Al Ain

O Al Ain anunciou a chegada de Teun Gijselhart por empréstimo. O médio de 21 anos assinou um contrato até 2027.