Que FC Porto no pós-clássico?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

É mais ou menos consensual, para a generalidade da crítica, que o FC Porto foi superior ao Sporting (como já o havia sido para o campeonato, diante de ambos os rivais) no jogo da última quarta-feira. Essa superioridade, no entanto, não foi tão evidente quanto havia sido nos dois clássicos anteriores e, por isso, o empate não escandaliza. Jorge Jesus, no seu estilo habitual, “culpou” Rui Patrício por desequilibrar uma balança que, na opinião do ‘mestre’, sempre se manteve equilibrada. Nada mais errado. Nem o guardião leonino fez a diferença (apesar de todo o mérito) nem o equilíbrio foi a nota dominante (apesar do resultado).

O que fica é, mais uma vez, a incapacidade do FC Porto transformar em golo as inúmeras oportunidades de que dispõe, destacando-se neste particular Moussa Marega. O maliano evolui a olhos vistos, fez mais um grande jogo e impulsionou grande parte das jogadas de maior perigo da equipa. Porém, continua a pecar copiosamente na finalização e isso (também) tem impedido os portistas de se superiorizarem aos rivais no confronto direto.

Marega produz muito (e bem), mas desperdiça na igual medida Fonte: FC Porto
Marega produz muito (e bem), mas desperdiça na igual medida
Fonte: FC Porto

Tempos houve em que se colava ao FC Porto o rótulo de implacável nos momentos decisivos, algo que poderá demorar a ser reconquistado, essencialmente graças à descaracterização do clube ao longo dos últimos anos e da ausência de mentalidade vencedora que só agora se vai impondo, aos poucos. Assim, falhado que está o primeiro grande objetivo da época, o jogo da próxima terça-feira, em Moreira de Cónegos, torna-se vital para se perceber em que ponto está a força mental de uma equipa que não pode dar-se ao luxo de desperdiçar não só a vantagem pontual que leva no campeonato, como também a obrigatoriedade de conquistar a Taça de Portugal. No decorrer da época, a resposta a resultados negativos (essencialmente pós-champions) foi sempre positivo e, por isso, exige-se uma reação forte e assertiva.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: Pedro Gonçalves poderia ter voltado a cruzar-se com Ruben Amorim

Pedro Gonçalves deixou o Sporting para reforçar a Fiorentina, mas o seu destino poderia ter passado pelo AC Milan de Ruben Amorim.

Olheiro BnR | Santiago Giménez

Com 1,80 m e cerca de 76 kg, Giménez não é um ponta-de-lança de imposição física pura ou de choque prolongado contra os defesas

De Pep Guardiola a Enzo Maresca: o que mudou no Manchester City?

Aos 46 anos, o italiano Enzo Maresca voltou à cidade de Manchester para orientar a equipa principal do Manchester City.

FC Porto x Manchester City: eis os onzes prováveis

FC Porto e Manchester City enfrentam-se durante a noite desta terça-feira, num encontro da primeira jornada da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

O Dragão volta a ouvir a música dos campeões | FC Porto x Manchester City

O FC Porto está de regresso à Champions e o reencontro com a maior prova europeia não podia trazer um desafio muito maior.

Benfica confirma saída de avançado que chegou a treinar na equipa principal

Jelani Trevisan deixou de ser jogador do Benfica. O extremo trocou a Luz pelo Cluj e passará a atuar na Roménia.

Benfica: médio não sai e quer lutar pela posição

Enzo Barrenechea não saiu do Benfica no mercado de verão e procura disputar um lugar no onze inicial com João Palhinha.