Que FC Porto no pós-clássico?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

É mais ou menos consensual, para a generalidade da crítica, que o FC Porto foi superior ao Sporting (como já o havia sido para o campeonato, diante de ambos os rivais) no jogo da última quarta-feira. Essa superioridade, no entanto, não foi tão evidente quanto havia sido nos dois clássicos anteriores e, por isso, o empate não escandaliza. Jorge Jesus, no seu estilo habitual, “culpou” Rui Patrício por desequilibrar uma balança que, na opinião do ‘mestre’, sempre se manteve equilibrada. Nada mais errado. Nem o guardião leonino fez a diferença (apesar de todo o mérito) nem o equilíbrio foi a nota dominante (apesar do resultado).

O que fica é, mais uma vez, a incapacidade do FC Porto transformar em golo as inúmeras oportunidades de que dispõe, destacando-se neste particular Moussa Marega. O maliano evolui a olhos vistos, fez mais um grande jogo e impulsionou grande parte das jogadas de maior perigo da equipa. Porém, continua a pecar copiosamente na finalização e isso (também) tem impedido os portistas de se superiorizarem aos rivais no confronto direto.

Marega produz muito (e bem), mas desperdiça na igual medida Fonte: FC Porto
Marega produz muito (e bem), mas desperdiça na igual medida
Fonte: FC Porto

Tempos houve em que se colava ao FC Porto o rótulo de implacável nos momentos decisivos, algo que poderá demorar a ser reconquistado, essencialmente graças à descaracterização do clube ao longo dos últimos anos e da ausência de mentalidade vencedora que só agora se vai impondo, aos poucos. Assim, falhado que está o primeiro grande objetivo da época, o jogo da próxima terça-feira, em Moreira de Cónegos, torna-se vital para se perceber em que ponto está a força mental de uma equipa que não pode dar-se ao luxo de desperdiçar não só a vantagem pontual que leva no campeonato, como também a obrigatoriedade de conquistar a Taça de Portugal. No decorrer da época, a resposta a resultados negativos (essencialmente pós-champions) foi sempre positivo e, por isso, exige-se uma reação forte e assertiva.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

«Fui suplente de um dos melhores laterais-esquerdos do mundo» – Entrevista Bola na Rede a Yuri Ribeiro

O Bola na Rede esteve à conversa com Yuri Ribeiro. O lateral português fez um balanço geral sobre a sua carreira e deixou alguns palpites sobre o futuro.

Gonzalo Plata é reforço confirmado pelo Dínamo Moscovo

O Dínamo Moscovo anunciou a contratação de Gonzalo Plata. O extremo de 25 anos assinou um contrato válido até 2030.

Santiago Giménez a caminho do Dragão: Sabe quando chega o novo avançado do FC Porto

Santiago Giménez chega este domingo a Portugal para assinar pelo FC Porto, por empréstimo com cláusula de dezoito milhões de euros.

Diego Simeone elogia Morten Hjulmand e deixa mensagem: «Vem de um campeonato onde o jogo é mais lento»

Diego Simeone deixou muitos elogios para Morten Hjulmand. O médio dinamarquês assumiu a titularidade nos últimos jogos do Atlético Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Galatasaray revela valores da transferência de Rafael Leão e salário milionário do português

O Galatasaray oficializou a contratação do internacional português Rafael Leão por 38 milhões de euros, assinando por quatro temporadas.

Youth League: Eis os adversários e o calendário do FC Porto

O FC Porto conheceu os seus adversários na Youth League, com destaque para os duelos europeus frente ao Manchester City e ao Liverpool.

Arnau Martínez confirmado como reforço do Valência

O Valência anunciou Arnau Martínez como reforço. O lateral assinou um contrato válido para as próximas cinco temporadas.