O que será feito da defesa portista? | FC Porto

- Advertisement -

Façam-se soar as sirenes pelo Dragão – o centro da defesa está a avançar a passos largos para um envelhecimento significativo da população existente neste espaço do campo.

Ora vejamos, o incomparável Pepe com 38 anos é a principal arma na posição, Mbemba, com 27 anos e no último ano de ligação ao FC Porto, vem acumulando jogos mal conseguidos que fizeram com que perdesse o lugar para Marcano, que, aos 34, vem de uma lesão que o fez perder a época anterior inteira.

defesa FC Porto Iván Marcano
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Por fim, Fábio Cardoso, 27 anos, que pouco vimos do jogador com a camisola do FC Porto, mas que foi logo atirado aos “leões” no jogo mais difícil da época, contra o Liverpool FC.

Realizados os cálculos, os centrais da equipa contam com uma média de 31,5 anos de idade.

Na realidade, esta é uma zona do campo em que os veteranos conseguem uma longevidade maior do que noutras posições, mas não podemos ignorar o facto de o nosso melhor central ter 38 anos e não existir um jogador no plantel que possa desempenhar a função com tanto empenho e dedicação como Pepe tem feito nos últimos anos.

Pepe defesa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Como resolver problema da defesa do FC Porto?

É imperativo que o scouting dos portistas comece a vasculhar centrais, e quem desempenha estas funções no clube é muito capaz disso, olhemos para o exemplo de Éder Militão que foi um autêntico fenómeno. Acabou por render um dos valores mais altos na história do clube. Assim se garante continuidade sem negligenciar o lado desportivo.

Esta época foi a prova das dificuldades que uma equipa sente quando a defesa não dá garantias de segurança. Criar um setor defensivo com dinâmicas e ligações que garantam segurança e confiança para o resto do conjunto é um processo demorado que não se cria num ápice.

Com Sérgio Conceição no comando das tropas azuis e brancas, já é conhecido que nenhum jogar chega com lugares garantidos, daí o processo de construção de uma renovação no centro da defesa.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeddah E-Prix #1 e #2: Duas corridas e dois vencedores | Fórmula E

Em terras do Médio Oriente, a Fórmula E teve a primeira dupla corrida do ano, com Jeddah a receber essas sessões na sexta e no sábado.

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.