📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que será feito da defesa portista? | FC Porto

- Advertisement -

Façam-se soar as sirenes pelo Dragão – o centro da defesa está a avançar a passos largos para um envelhecimento significativo da população existente neste espaço do campo.

Ora vejamos, o incomparável Pepe com 38 anos é a principal arma na posição, Mbemba, com 27 anos e no último ano de ligação ao FC Porto, vem acumulando jogos mal conseguidos que fizeram com que perdesse o lugar para Marcano, que, aos 34, vem de uma lesão que o fez perder a época anterior inteira.

defesa FC Porto Iván Marcano
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Por fim, Fábio Cardoso, 27 anos, que pouco vimos do jogador com a camisola do FC Porto, mas que foi logo atirado aos “leões” no jogo mais difícil da época, contra o Liverpool FC.

Realizados os cálculos, os centrais da equipa contam com uma média de 31,5 anos de idade.

Na realidade, esta é uma zona do campo em que os veteranos conseguem uma longevidade maior do que noutras posições, mas não podemos ignorar o facto de o nosso melhor central ter 38 anos e não existir um jogador no plantel que possa desempenhar a função com tanto empenho e dedicação como Pepe tem feito nos últimos anos.

Pepe defesa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Como resolver problema da defesa do FC Porto?

É imperativo que o scouting dos portistas comece a vasculhar centrais, e quem desempenha estas funções no clube é muito capaz disso, olhemos para o exemplo de Éder Militão que foi um autêntico fenómeno. Acabou por render um dos valores mais altos na história do clube. Assim se garante continuidade sem negligenciar o lado desportivo.

Esta época foi a prova das dificuldades que uma equipa sente quando a defesa não dá garantias de segurança. Criar um setor defensivo com dinâmicas e ligações que garantam segurança e confiança para o resto do conjunto é um processo demorado que não se cria num ápice.

Com Sérgio Conceição no comando das tropas azuis e brancas, já é conhecido que nenhum jogar chega com lugares garantidos, daí o processo de construção de uma renovação no centro da defesa.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.

FC Porto: foi comprado pelos dragões em janeiro e soma 0 minutos pela equipa A em 2025/26

Tomás Pérez foi um grande desejo de Martín Anselmi no FC Porto, mas o jogador não tem entrado nos planos de Francesco Farioli.