O que será feito da defesa portista? | FC Porto

- Advertisement -

Façam-se soar as sirenes pelo Dragão – o centro da defesa está a avançar a passos largos para um envelhecimento significativo da população existente neste espaço do campo.

Ora vejamos, o incomparável Pepe com 38 anos é a principal arma na posição, Mbemba, com 27 anos e no último ano de ligação ao FC Porto, vem acumulando jogos mal conseguidos que fizeram com que perdesse o lugar para Marcano, que, aos 34, vem de uma lesão que o fez perder a época anterior inteira.

defesa FC Porto Iván Marcano
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Por fim, Fábio Cardoso, 27 anos, que pouco vimos do jogador com a camisola do FC Porto, mas que foi logo atirado aos “leões” no jogo mais difícil da época, contra o Liverpool FC.

Realizados os cálculos, os centrais da equipa contam com uma média de 31,5 anos de idade.

Na realidade, esta é uma zona do campo em que os veteranos conseguem uma longevidade maior do que noutras posições, mas não podemos ignorar o facto de o nosso melhor central ter 38 anos e não existir um jogador no plantel que possa desempenhar a função com tanto empenho e dedicação como Pepe tem feito nos últimos anos.

Pepe defesa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Como resolver problema da defesa do FC Porto?

É imperativo que o scouting dos portistas comece a vasculhar centrais, e quem desempenha estas funções no clube é muito capaz disso, olhemos para o exemplo de Éder Militão que foi um autêntico fenómeno. Acabou por render um dos valores mais altos na história do clube. Assim se garante continuidade sem negligenciar o lado desportivo.

Esta época foi a prova das dificuldades que uma equipa sente quando a defesa não dá garantias de segurança. Criar um setor defensivo com dinâmicas e ligações que garantam segurança e confiança para o resto do conjunto é um processo demorado que não se cria num ápice.

Com Sérgio Conceição no comando das tropas azuis e brancas, já é conhecido que nenhum jogar chega com lugares garantidos, daí o processo de construção de uma renovação no centro da defesa.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.