Façam-se soar as sirenes pelo Dragão – o centro da defesa está a avançar a passos largos para um envelhecimento significativo da população existente neste espaço do campo.

Ora vejamos, o incomparável Pepe com 38 anos é a principal arma na posição, Mbemba, com 27 anos e no último ano de ligação ao FC Porto, vem acumulando jogos mal conseguidos que fizeram com que perdesse o lugar para Marcano, que, aos 34, vem de uma lesão que o fez perder a época anterior inteira.

Anúncio Publicitário
defesa FC Porto Iván Marcano
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Por fim, Fábio Cardoso, 27 anos, que pouco vimos do jogador com a camisola do FC Porto, mas que foi logo atirado aos “leões” no jogo mais difícil da época, contra o Liverpool FC.

Realizados os cálculos, os centrais da equipa contam com uma média de 31,5 anos de idade.

Na realidade, esta é uma zona do campo em que os veteranos conseguem uma longevidade maior do que noutras posições, mas não podemos ignorar o facto de o nosso melhor central ter 38 anos e não existir um jogador no plantel que possa desempenhar a função com tanto empenho e dedicação como Pepe tem feito nos últimos anos.

Pepe defesa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Como resolver problema da defesa do FC Porto?

É imperativo que o scouting dos portistas comece a vasculhar centrais, e quem desempenha estas funções no clube é muito capaz disso, olhemos para o exemplo de Éder Militão que foi um autêntico fenómeno. Acabou por render um dos valores mais altos na história do clube. Assim se garante continuidade sem negligenciar o lado desportivo.

Esta época foi a prova das dificuldades que uma equipa sente quando a defesa não dá garantias de segurança. Criar um setor defensivo com dinâmicas e ligações que garantam segurança e confiança para o resto do conjunto é um processo demorado que não se cria num ápice.

Com Sérgio Conceição no comando das tropas azuis e brancas, já é conhecido que nenhum jogar chega com lugares garantidos, daí o processo de construção de uma renovação no centro da defesa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome