📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que Sporting espero no clássico?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Este sábado joga-se no Estádio do Dragão uma cartada que pode ser decisiva nas contas de ambas as equipas pelo título. O FC Porto vive o melhor momento da época, recuperou recentemente cinco pontos ao líder e pode, em caso de vitória, ascender ao topo da classificação, ainda que à condição. Por outro lado, os comandados de Jorge Jesus, carregam sobre os ombros a pressão da ausência de margem de erro. Uma derrota no Dragão atirará o Sporting para fora da luta pelo título e deixará, ainda, as coisas bastante complicadas no que à entrada direta na Liga dos Campeões diz respeito. Hoje, ao contrário do habitual, escrevo sobre a formação leonina e aquilo que são as minhas expetativas em relação ao que os leões podem ou não mostrar.

O Estádio do Dragão é, por norma, um palco de más recordações para Jorge Jesus que, à exceção da vitória (1-3) da época passada e de uma meia vitória numa eliminatória da Taça em 2010/11 (0-2), ainda no Benfica, saiu de lá quase sempre sem razões para sorrir. Desta vez, o contexto não é, de todo, favorável. A experiência do catedrático pode, contudo, ser decisiva na busca pelo que mais importa: os três pontos. O mercado de janeiro operou uma cirúrgica revolução no plantel leonino. As entradas de Podence, Francisco Geraldes e João Palhinha tiveram o condão de criar novas expetativas na massa associativa, sedenta de prata da casa que sinta na pele o que é “Ser Sporting”. A classificação e o momento atual da equipa não é condizente com a sua real valia, portanto todos os cuidados serão poucos na abordagem ao jogo por parte de NES e seus pupilos.

Tello foi a figura da última vitória do FC Porto frente ao Sporting CP Fonte: EPA/Fernando Veludo
Tello foi a figura da última vitória do FC Porto frente ao Sporting CP
Fonte: EPA/Fernando Veludo

JJ vem-nos habituando a várias invenções nos momentos decisivos, ainda que venha perdendo esse hábito nos últimos anos. Nesse sentido, é de esperar que neste jogo, a formação a apresentar não fugirá muito deste figurino: Rui Patrício na baliza, Schelotto, Coates, Ruben Semedo e Bruno César na defesa, Palhinha (substituto natural face à ausência de William, ainda que corram boatos de que JJ venha a trabalhar Francisco Geraldes para a posição) e Adrien com as despesas do meio campo, Gelson e Campbell (pessoalmente, sou admirador das capacidades do costa riquenho quando encostado à esquerda do ataque) nas alas e Bryan Ruiz no apoio ao matador Bas Dost. E é precisamente com este mortífero atacante que a dupla não menos eficaz Felipe-Marcano terá de despender grandes atenções.  Além disso, cada um deles terá de corresponder sempre que necessário nas dobras aos respetivos laterais, pois perspetivam-se algumas dificuldades para suster as incursões de Gelson e Campbell.

Já no extremo oposto do campo poderá estar a maior arma dos dragões. O FC Porto poderá tirar alguns dividendos do futebol direto que não raras vezes utiliza. A velocidade dos seus atacantes, aliada a alguma dureza de rins da defensiva contrária poderá ter influência no desfecho final que se espera, claro, favorável aos dragões.

Foto de Capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.