📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que Sporting espero no clássico?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Este sábado joga-se no Estádio do Dragão uma cartada que pode ser decisiva nas contas de ambas as equipas pelo título. O FC Porto vive o melhor momento da época, recuperou recentemente cinco pontos ao líder e pode, em caso de vitória, ascender ao topo da classificação, ainda que à condição. Por outro lado, os comandados de Jorge Jesus, carregam sobre os ombros a pressão da ausência de margem de erro. Uma derrota no Dragão atirará o Sporting para fora da luta pelo título e deixará, ainda, as coisas bastante complicadas no que à entrada direta na Liga dos Campeões diz respeito. Hoje, ao contrário do habitual, escrevo sobre a formação leonina e aquilo que são as minhas expetativas em relação ao que os leões podem ou não mostrar.

O Estádio do Dragão é, por norma, um palco de más recordações para Jorge Jesus que, à exceção da vitória (1-3) da época passada e de uma meia vitória numa eliminatória da Taça em 2010/11 (0-2), ainda no Benfica, saiu de lá quase sempre sem razões para sorrir. Desta vez, o contexto não é, de todo, favorável. A experiência do catedrático pode, contudo, ser decisiva na busca pelo que mais importa: os três pontos. O mercado de janeiro operou uma cirúrgica revolução no plantel leonino. As entradas de Podence, Francisco Geraldes e João Palhinha tiveram o condão de criar novas expetativas na massa associativa, sedenta de prata da casa que sinta na pele o que é “Ser Sporting”. A classificação e o momento atual da equipa não é condizente com a sua real valia, portanto todos os cuidados serão poucos na abordagem ao jogo por parte de NES e seus pupilos.

Tello foi a figura da última vitória do FC Porto frente ao Sporting CP Fonte: EPA/Fernando Veludo
Tello foi a figura da última vitória do FC Porto frente ao Sporting CP
Fonte: EPA/Fernando Veludo

JJ vem-nos habituando a várias invenções nos momentos decisivos, ainda que venha perdendo esse hábito nos últimos anos. Nesse sentido, é de esperar que neste jogo, a formação a apresentar não fugirá muito deste figurino: Rui Patrício na baliza, Schelotto, Coates, Ruben Semedo e Bruno César na defesa, Palhinha (substituto natural face à ausência de William, ainda que corram boatos de que JJ venha a trabalhar Francisco Geraldes para a posição) e Adrien com as despesas do meio campo, Gelson e Campbell (pessoalmente, sou admirador das capacidades do costa riquenho quando encostado à esquerda do ataque) nas alas e Bryan Ruiz no apoio ao matador Bas Dost. E é precisamente com este mortífero atacante que a dupla não menos eficaz Felipe-Marcano terá de despender grandes atenções.  Além disso, cada um deles terá de corresponder sempre que necessário nas dobras aos respetivos laterais, pois perspetivam-se algumas dificuldades para suster as incursões de Gelson e Campbell.

Já no extremo oposto do campo poderá estar a maior arma dos dragões. O FC Porto poderá tirar alguns dividendos do futebol direto que não raras vezes utiliza. A velocidade dos seus atacantes, aliada a alguma dureza de rins da defensiva contrária poderá ter influência no desfecho final que se espera, claro, favorável aos dragões.

Foto de Capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Neymar (lesionado) marca pelo Santos e Vasco da Gama de Nuno Moreira goleia: eis os resultados do Brasileirão

O Santos venceu o Sport Recife por 3-0 na jornada 36 do Brasileirão. Vasco da Gama goleou Internacional por 5-1 e houve empate no Juventude x Bahia.

Fim de ciclo: Enzo Pérez deixa River Plate e já tem destino provável aos 39 anos

Enzo Pérez está de saída do River Plate, confirma o próprio clube. Estudiantes pode ser o próximo passo do médio de 39 anos.

Nuno Espírito Santo não esquece Diogo Jota: «Temos muitas saudades dele»

O West Ham vai receber este domingo o Liverpool na Premier League. Nuno Espírito Santo recordou Diogo Jota na antevisão.

Alemanha e Espanha empatam sem golos na primeira mão da final da Liga das Nações Feminina

A Alemanha e a Espanha empataram 0-0 na primeira mão da final da Liga das Nações Feminina. Jogo decisivo será a 2 de dezembro.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Neto aborda lesões de Kika Nazareth e Tatiana Pinto: «Esperemos que não seja nada de grave»

Portugal perdeu contra os Países Baixos por 2-1 num jogo particular. Francisco Neto reagiu às lesões de Kika Nazareth e Tatiana Pinto.

Francisco Neto após derrota de Portugal: «Acho que o resultado mais justo era o empate»

A Seleção Nacional Feminina perdeu contra os Países Baixos por 2-1 num jogo particular. Selecionador Francisco Neto já reagiu.

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.