Quintero precisa de mais tempo

- Advertisement -

portosentido

Juan Quintero é um craque, um agitador de jogo e um jogador fantástico. É também jovem, imaturo e tem a cabeça quente. O colombiano tem potencial para ser um dos melhores jogadores da Liga Portuguesa e tem, seguramente, lugar na selecção da Colômbia. No Porto, é uma luz intermitente que até agora tem sido difícil de controlar. Uma coisa é certa: Quintero está a subir de forma e está a tornar-se o jogador de que o Porto precisa.

Após o desaire de ontem frente ao Nacional ficou patente que o Porto com Quintero consegue mais; consegue jogar melhor. Com uma primeira parte em que, tirando os primeiros dez minutos, quase não houve Porto, sentiu-se a falta de um médio criativo como Quintero. Foi apenas na segunda parte que Quintero foi lançado e o Porto cresceu no jogo. Num meio-campo que esteve muitos furos abaixo daquilo que é capaz de fazer, o colombiano foi, potencialmente, o melhor do miolo do Porto.

Após um período mau sob a orientação de Paulo Fonseca, em que não jogava, não era convocado e quando jogava não convencia ninguém, Quintero parece ter alterado o rumo dos acontecimentos. Com Luís Castro no comando técnico, a importância de Quintero aumentou. Começou a ser utilizado e a fazer o Porto crescer. Chegou até a ser decisivo como no jogo da passada jornada frente ao Belenenses em que, para além do golo, fez uma exibição de encher o olho e mostrou que é uma força a ter em conta.

quintero4

 

Ontem, voltou a ser renegado para o banco de suplentes, tendo apenas a sua oportunidade no segundo tempo. Tendo em conta os momentos de forma de Josué e Carlos Eduardo, sabendo que Defour e Fernando têm lugar garantido no onze, está na hora de o colombiano subir ao posto de titular. O Porto só tem a ganhar ao jogar com Quintero a titular. Na verdade, a única desvantagem pende sobre o facto de, quando entra, Quintero mexer no jogo. Porém, se o médio jogar de início têm a hipótese de mexer no jogo logo de início. Seja como for, Quintero mostrou que se está a tornar num jogador que merece mais do que apenas 45 minutos por partida.

Num ponto à parte, o jogo de ontem mostrou que o Porto precisa, muito, de melhorar os parâmetros defensivos para o resto desta época e para a próxima. Ontem deu para ver que Abdoulaye não está preparado para jogar pelo Porto e que Reyes tem o potencial para ser alternativa a Maicon e Mangala. No entanto, esta última dupla não tem, actualmente, ninguém com capacidade para lhes roubar o lugar.

Na verdade, não faz sentido que o Porto defenda tão mal. A equipa tem dois laterais incríveis, muito ofensivos mas que não comprometem na componente defensiva (Danilo e Alex Sandro), uma dupla de centrais fortes e experientes – incluindo aquele que é, para mim, o melhor central da Liga, Mangala – e, para além disso, tem Fabiano Freitas, que tem mostrado ser um grande guarda-redes, com ou sem a sombra de Hélton.

A derrota de ontem terá determinado definitivamente o terceiro lugar no campeonato para o Porto. A razão é simples: o ataque ganha jogos mas é a defesa que ganha campeonatos. Este ano, a defesa do Porto está abaixo daquilo que tem sido.

José Rafael Lopes
José Rafael Lopes
O José rejeita a expressão “portista desde pequenino”, uma vez que até nem nasceu do Porto. Mas rapidamente entendeu que é no norte que se pratica bom futebol. E, como defensor dessa prática, afirma convictamente que o Porto é mesmo a melhor equipa em Portugal.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ucrânia empata a zero com a Geórgia e Montenegro conquista vitória nos instantes finais: Eis os resultados da tarde na Liga das Nações

A Ucrânia de Anatoliy Trubin não foi além do empate a zero na Geórgia, enquanto Montenegro bateu a Arménia por 3-2, na 2.ª jornada da Liga das Nações.

AS Roma revela aprovação do projeto de construção do novo estádio: Eis o comunicado oficial

A AS Roma anunciou o arranque do projeto de construção do Estádio de Pietralata. Clube da capital italiana vai deixar o histórico Estádio Olímpico.

Carlo Ancelotti responde às críticas: «Não afeta a ideia que tenho para o futuro desta seleção e destes jogadores»

O desempenho de Carlo Ancelotti tem sido alvo de críticas, depois do empate a um golo no jogo particular com a Austrália.

Zinedine Zidane rendido a estrela da seleção francesa: «Teria adorado jogar com um jogador como ele»

Após vencer a Turquia na estreia como selecionador de França, Zinedine Zidane deixou fortes elogios ao criativo do Manchester City, Rayan Cherki.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo internacional espanhol afirma: «Antes de Lamine Yamal e Kylian Mbappé há dois candidatos superiores»

Santiago Cañizares afirmou que Harry Kane e Fábian Ruiz são «candidatos superiores» a Lamine Yamal e Kylian Mbappé para a Bola de Ouro 2026.

Selecionador da Coreia do Sul revela: «Aparentemente, Hwang In-beom poderá jogar contra a Venezuela»

Após falhar os dois últimos jogos da Coreia do Sul, o selecionador confirmou que Hwang In-beom está em condições para o duelo com a Venezuela.

Roberto Mancini e a possível titularidade de Issa Doumbia: «Precisamos de dar-lhe tempo»

Na conferência de antevisão do duelo entre Itália e Turquia, Roberto Mancini foi questionado se Issa Doumbia fará a estreia como titular.