Quintero precisa de mais tempo

- Advertisement -

portosentido

Juan Quintero é um craque, um agitador de jogo e um jogador fantástico. É também jovem, imaturo e tem a cabeça quente. O colombiano tem potencial para ser um dos melhores jogadores da Liga Portuguesa e tem, seguramente, lugar na selecção da Colômbia. No Porto, é uma luz intermitente que até agora tem sido difícil de controlar. Uma coisa é certa: Quintero está a subir de forma e está a tornar-se o jogador de que o Porto precisa.

Após o desaire de ontem frente ao Nacional ficou patente que o Porto com Quintero consegue mais; consegue jogar melhor. Com uma primeira parte em que, tirando os primeiros dez minutos, quase não houve Porto, sentiu-se a falta de um médio criativo como Quintero. Foi apenas na segunda parte que Quintero foi lançado e o Porto cresceu no jogo. Num meio-campo que esteve muitos furos abaixo daquilo que é capaz de fazer, o colombiano foi, potencialmente, o melhor do miolo do Porto.

Após um período mau sob a orientação de Paulo Fonseca, em que não jogava, não era convocado e quando jogava não convencia ninguém, Quintero parece ter alterado o rumo dos acontecimentos. Com Luís Castro no comando técnico, a importância de Quintero aumentou. Começou a ser utilizado e a fazer o Porto crescer. Chegou até a ser decisivo como no jogo da passada jornada frente ao Belenenses em que, para além do golo, fez uma exibição de encher o olho e mostrou que é uma força a ter em conta.

quintero4

 

Ontem, voltou a ser renegado para o banco de suplentes, tendo apenas a sua oportunidade no segundo tempo. Tendo em conta os momentos de forma de Josué e Carlos Eduardo, sabendo que Defour e Fernando têm lugar garantido no onze, está na hora de o colombiano subir ao posto de titular. O Porto só tem a ganhar ao jogar com Quintero a titular. Na verdade, a única desvantagem pende sobre o facto de, quando entra, Quintero mexer no jogo. Porém, se o médio jogar de início têm a hipótese de mexer no jogo logo de início. Seja como for, Quintero mostrou que se está a tornar num jogador que merece mais do que apenas 45 minutos por partida.

Num ponto à parte, o jogo de ontem mostrou que o Porto precisa, muito, de melhorar os parâmetros defensivos para o resto desta época e para a próxima. Ontem deu para ver que Abdoulaye não está preparado para jogar pelo Porto e que Reyes tem o potencial para ser alternativa a Maicon e Mangala. No entanto, esta última dupla não tem, actualmente, ninguém com capacidade para lhes roubar o lugar.

Na verdade, não faz sentido que o Porto defenda tão mal. A equipa tem dois laterais incríveis, muito ofensivos mas que não comprometem na componente defensiva (Danilo e Alex Sandro), uma dupla de centrais fortes e experientes – incluindo aquele que é, para mim, o melhor central da Liga, Mangala – e, para além disso, tem Fabiano Freitas, que tem mostrado ser um grande guarda-redes, com ou sem a sombra de Hélton.

A derrota de ontem terá determinado definitivamente o terceiro lugar no campeonato para o Porto. A razão é simples: o ataque ganha jogos mas é a defesa que ganha campeonatos. Este ano, a defesa do Porto está abaixo daquilo que tem sido.

José Rafael Lopes
José Rafael Lopes
O José rejeita a expressão “portista desde pequenino”, uma vez que até nem nasceu do Porto. Mas rapidamente entendeu que é no norte que se pratica bom futebol. E, como defensor dessa prática, afirma convictamente que o Porto é mesmo a melhor equipa em Portugal.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo termina greve e pode regressar ao ativo nos próximos dias: Conhece os detalhes

Fundo Soberano da Arábia Saudita aceitou as exigências de Cristiano Ronaldo, que deve voltar a representar o Al Nassr no dia 14 de fevereiro contra o Al Fateh.

Dani Carvajal frustrado com falta de minutos no Real Madrid

O capitão do Real Madrid, Dani Carvajal, participou em apenas 10 jogos na atual temporada e está desiludido com o seu papel na equipa.

Vitória SC: Há novidades quanto às situações de Alioune Ndoye e de João Mendes

Alioune Ndoye pode estar entre as opções do Vitória SC frente ao Estrela da Amadora. João Mendes não terá lesão de maior dimensão.

Imprensa georgiana avança que Benfica vai reunir com os representantes de Zuriko Davitashvili

A La Gazzetta Georgia revela que os representantes de Zuriko Davitashvili vão reunir com o Benfica em abril.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto De Zerbi e a goleada pesada na casa do PSG: «Quando muitos jogadores têm um desempenho inadequado, não há nada a lamentar»

Roberto De Zerbi reagiu à derrota do Marselha frente ao PSG por 5-0 na Ligue 1. Nuno Mendes fez uma assistência na partida.

Vítor Martins é oficialmente o novo treinador do GD Chaves

O GD Chaves oficializou esta segunda-feira a contratação de Vítor Martins. Técnico sucede a Filipe Martins no comando.

Odysseas Vlachodimos salva Sevilha com defesa de penálti nos descontos: «Falei com a minha esposa sobre isso»

O Sevilha empatou a uma bola na receção ao Girona graças à defesa Odysseas Vlachodimos, num penálti cobrado já para lá dos 90 minutos.