Regresso à alma portista?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O FC Porto é um clube especial. Sei que todos os adeptos dizem isso do clube que amam, mas no caso do FC Porto é mais do que uma frase feita. O clube tem uma massa adepta com uma paixão enorme e guia-se por valores e ideais cada vez menos comuns. “Mais que um clube” é o lema do Barcelona, mas não ficaria mal no FC Porto. E serve esta pequena introdução para quê? Já lá vamos.

No passado, não muito distante, sempre que as coisas corriam mal, ou menos bem, o FC Porto tinha o dom de se unir contra um adversário comum e, em pouco tempo, jogadores, administração, equipa técnica e adeptos estavam todos a remar no mesmo sentido. Era esta a Alma Portista, aquela que nos piores momentos nos fazia pensar “vamos deixar as nossas diferenças de lado, o FC Porto é o mais importante.” Pois bem, esse costume, primeiro pouco a pouco, depois todo de uma vez, perdeu-se. Começaram a surgir rumores de que Pinto da Costa iria abandonar a presidência e isso cegou muita gente. A busca pelo poder sobrepôs-se, por algum tempo, ao amor pelo FC Porto.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Dessa forma, começando na administração e passando para os adeptos, o FC Porto viveu por demasiado tempo sob um clima de guerra interna onde o insucesso era quase que celebrado por alguns só pelo gosto de poder dizer “eu bem avisei.” E debaixo deste tipo de situações e de acusações de parte a parte, o FC Porto caiu num buraco fundo. Mas engana-se quem pensa que de lá mais não sai.

Tem sido evidente o esforço posto em prática por Pinto da Costa para eliminar as fontes de cisões. Antero Henrique, apontado por muitos como o principal candidato à sucessão, acabou fora do clube e é o exemplo máximo disso mesmo. A politica de comunicação foi repensada e é agora bem mais agressiva: o FC Porto já não se esconde; vai à guerra e põe nomes aos burros! Toda a estrutura remou para o mesmo lado durante a época que agora terminou, sendo a excepção o treinador. E essa falta de coragem pode ter sido determinante para a saída de Nuno Espírito Santo e para a contratação de Sérgio Conceição.

Com o antigo extremo no comando da equipa não se espera menos do que uma equipa à imagem do treinador, capaz de fazer das tripas coração para ganhar cada jogo. Fora de campo, a administração pode contar com a solidariedade do técnico quando assumir uma postura mais forte em relação aos temas quentes do futebol português. Sérgio Conceição não tem por costume virar a cara à luta e nem deixar coisas por dizer.

Pode-se gostar mais ou menos do estilo de jogo, ou da pessoa, ou simplesmente do que essa postura representa, mas para mim a única coisa que está aqui em causa é o regresso do FC Porto ao lema “a união faz a força” e, esperemos, à rota do sucesso.

Foto de Capa: FC Porto

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Philadelphia 76ers oficializam LeBron James

O Philadelphia 76ers oficializaram o LeBron James. O Chosen One assinou um contrato com os Sixers válido por dois anos.

Famalicão soma 2 empates por 0-0 no Torneio de Como e vai disputar o 3º lugar

O Famalicão empatou os dois jogos por 0-0 no Torneio de Como e vai disputar o terceiro lugar. Jogos serviram de teste para a equipa de Carlos Carvalhal.

Atlético Dallas contrata Chicharito Hernández

Chicharito Hernandéz é reforço do Atlético Dallas. O avançado mexicano chega a custo zero, e é a primeira contratação da história do clube.

Henrique Araújo despede-se do Benfica: «Cheguei há 8 anos com uma mala cheia de sonhos e posso dizer que tive o privilégio de concretizar...

Henrique Araújo recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem ao Benfica. Avançado já foi oficializado como reforço do Casa Pia.

PUB

Mais Artigos Populares

Celje de Vítor Campelos e Ararat de Tulipa seguem em frente e Benfica já conhece próximo adversário se continuar na Europa League: eis os...

Começaram a ficar definidos os apurados para a 3.ª pré-eliminatória da Champions League. O Celje de Vítor Campelos e o Ararat de Tulipa seguem em frente.

Watford avisa Sporting: «Queremos manter o Irankunda e todos os nossos extremos. Contudo, nós sabemos como é o mercado»

O Watford quer manter Nestory Irankunda, alvo do Sporting, no plantel. Confirmação dada por Scott Duxbury, CEO do clube.

Al Ittihad pergunta por Leandro Barreiro e afasta-se depois de conhecer o preço exigido pelo Benfica

O Al Ittihad demonstrou interesse na contratação de Leandro Barreiro. Ainda assim, exigências do Benfica levaram a passo atrás.