Regresso à alma portista?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O FC Porto é um clube especial. Sei que todos os adeptos dizem isso do clube que amam, mas no caso do FC Porto é mais do que uma frase feita. O clube tem uma massa adepta com uma paixão enorme e guia-se por valores e ideais cada vez menos comuns. “Mais que um clube” é o lema do Barcelona, mas não ficaria mal no FC Porto. E serve esta pequena introdução para quê? Já lá vamos.

No passado, não muito distante, sempre que as coisas corriam mal, ou menos bem, o FC Porto tinha o dom de se unir contra um adversário comum e, em pouco tempo, jogadores, administração, equipa técnica e adeptos estavam todos a remar no mesmo sentido. Era esta a Alma Portista, aquela que nos piores momentos nos fazia pensar “vamos deixar as nossas diferenças de lado, o FC Porto é o mais importante.” Pois bem, esse costume, primeiro pouco a pouco, depois todo de uma vez, perdeu-se. Começaram a surgir rumores de que Pinto da Costa iria abandonar a presidência e isso cegou muita gente. A busca pelo poder sobrepôs-se, por algum tempo, ao amor pelo FC Porto.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Dessa forma, começando na administração e passando para os adeptos, o FC Porto viveu por demasiado tempo sob um clima de guerra interna onde o insucesso era quase que celebrado por alguns só pelo gosto de poder dizer “eu bem avisei.” E debaixo deste tipo de situações e de acusações de parte a parte, o FC Porto caiu num buraco fundo. Mas engana-se quem pensa que de lá mais não sai.

Tem sido evidente o esforço posto em prática por Pinto da Costa para eliminar as fontes de cisões. Antero Henrique, apontado por muitos como o principal candidato à sucessão, acabou fora do clube e é o exemplo máximo disso mesmo. A politica de comunicação foi repensada e é agora bem mais agressiva: o FC Porto já não se esconde; vai à guerra e põe nomes aos burros! Toda a estrutura remou para o mesmo lado durante a época que agora terminou, sendo a excepção o treinador. E essa falta de coragem pode ter sido determinante para a saída de Nuno Espírito Santo e para a contratação de Sérgio Conceição.

Com o antigo extremo no comando da equipa não se espera menos do que uma equipa à imagem do treinador, capaz de fazer das tripas coração para ganhar cada jogo. Fora de campo, a administração pode contar com a solidariedade do técnico quando assumir uma postura mais forte em relação aos temas quentes do futebol português. Sérgio Conceição não tem por costume virar a cara à luta e nem deixar coisas por dizer.

Pode-se gostar mais ou menos do estilo de jogo, ou da pessoa, ou simplesmente do que essa postura representa, mas para mim a única coisa que está aqui em causa é o regresso do FC Porto ao lema “a união faz a força” e, esperemos, à rota do sucesso.

Foto de Capa: FC Porto

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus quer juntar grande estrela a Cristiano Ronaldo na frente de ataque do Al Nassr

O Al Nassr está interessado em Mohamed Salah e Jorge Jesus gostaria de contar com o extremo em final de contrato com o Liverpool.

Revolução: Manchester United prepara 12 saídas e pensa em oferecer 60 milhões de euros por ex-Benfica

O Manchester United prepara-se para deixar sair 12 jogadores e pensam em contratar Orkun Kokçu ao Besiktas.

Real Madrid quer repetir fórmula de sucesso e colocar mais 2 jogadores no Como 1907

O Real Madrid quer colocar Jesús Fortea e Daniel Yáñez no Como 1907. Os italianos estão interessados nos jogadores.

Bayern Munique: saída de avançado confirmada e mercado está atento

Nicolas Jackson vai deixar de ser jogador do Bayern Munique no final da época, regressando ao Chelsea, clube que detém o seu passe.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: Franjo Ivanovic no topo de estatística da Primeira Liga

Franjo Ivanovic chegou ao quarto golo pelo Benfica a saltar do banco, passando a ter um dos melhores registos da Primeira Liga.

Pep Guardiola deixa elogios a ex-FC Porto: «É um jogador de topo»

Pep Guardiola deixou elogios a Nico González, jogador que representa o Manchester City e já passou pelo FC Porto.

Lusitânia de Lourosa vence Paços de Ferreira e sobe ao 7º lugar com mais 7 pontos que os lugares de perigo na Segunda Liga

O Lusitânia de Lourosa derrotou o Paços de Ferreira este domingo. Jogo permite maior conforto ao conjunto na Segunda Liga.