Regresso a Casa: Ou vai ou racha!

- Advertisement -

Os próximos dois meses podem definir o futuro do FC Porto na próxima década. Ser ou não campeão vai ser fulcral na estabilidade financeira e desportiva quer no curto, mas também, no médio e longo prazo. O FC Porto atravessa uma grave crise financeira e garantir já os milhões da Champions é vital. A segunda posição não é garantia de nada, como foi visível esta época, e a próxima época tem ainda a agravante de ser preparada com muito menos tempo devido à pandemia que nos afeta.

Os azuis e brancos precisam de vender e arrecadar mais-valias, mas isso nunca acontecerá antes do final de julho, e para “atacar” o mercado é preciso vender primeiro. É crucial que o apuramento já esteja assegurado porque se isso não acontecer os possíveis reforços podem chegar em cima ou já depois das eliminatórias e play-off da Champions.

Juntando a tudo isto, o FC Porto atravessa um período eleitoral com as eleições marcadas para os dias seis e sete de junho. Pela primeira vez em muitos anos, Pinto da Costa terá oposição através das candidaturas de José Fernando Rio e Nuno Lobo. Acredito na vitória de Pinto da Costa, mas José Fernando Rio poderá ter um resultado interessante e se as vitórias desportivas não aparecerem a contestação vai aumentar, até porque a situação financeira vai-se certamente agravar. Por isso, só existe uma solução: o FC Porto tem de conquistar o título nacional!

No plano desportivo, o FC Porto tem todas as condições para conquistar o título. Tem mais profundidade no plantel, melhor onze, um treinador mais experiente e parte com uma pequena vantagem para esta reta final. A lesão de Marcano foi o fator negativo deste regresso aos treinos. O espanhol tem sido uma peça basilar no onze de Sérgio Conceição e vai obrigar o treinador portista a fazer ajustamentos no seu setor defensivo. Acredito que Mbemba e Pepe vão iniciar como a dupla de centrais, mas a idade de Pepe e o tempo longo de paragem pode obrigar Diogo Leite a ser chamado com regularidade.

Acredito que alguns jovens da formação podem ter um papel importante nesta fase final. Vítor Ferreira e Romário Baró vão ser, na minha opinião, bastante utilizados e conquistar em definitivo um lugar de destaque na equipa azul e branca. Fábio Vieira e Rodrigo Valente estão também a treinar com a equipa principal do FC Porto e serão apostas na próxima época. Diogo Queirós voltou e também se juntou ao grupo preparando já a próxima época.

Foto da Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença e a derrota na final do Europeu de Futsal: «Não apaga uma grande campanha»

O presidente da FPF, Pedro Proença, reagiu à derrota frente à Espanha na final do Europeu de Futsal demonstrando o seu orgulho pela campanha de Portugal.

Arouca recupera e vence Vitória SC para a Primeira Liga

O Arouca recebeu e venceu o Vitória SC por três bolas a duas durante a noite deste sábado, num encontro a contar pela 21.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto condena atos racistas praticados durante o jogo de basquetebol com o Sporting

O FC Porto emitiu um comunicado oficial no qual condenou os episódios de racismo ocorridos no clássico de basquetebol frente ao Sporting CP

Lyon de Paulo Fonseca continua vitorioso e Lens volta a apertar o PSG: Eis os resultados do dia na Ligue 1

Este sábado, Afonso Moreira assistiu na vitória do Lyon sobre o Nantes por 1-0 e o Lens venceu o Rennes por 3-1, em jogos da 21.ª jornada da Ligue 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Sociedad leva a melhor sobre o Elche: Gonçalo Guedes assistiu e André Silva marcou

A Real Sociedad recebeu e venceu o Elche por três bolas a uma, num encontro a contar para a 23.ª jornada da La Liga.

Fiorentina sofre golo ao cair do pano e empata a duas bolas na receção ao Torino

A Fiorentina empatou a duas bolas na receção ao Torino, este sábado, num encontro da 24.ª jornada da Serie A.

Matheus Nunes escolhe melhor momento na carreira: eleição foi conquista no Sporting

Matheus Nunes representa o Manchester City, mas indicou que a Primeira Liga vencida pelo Sporting foi o momento mais alto da sua carreira.