📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Regresso a Casa: Ou vai ou racha!

- Advertisement -

Os próximos dois meses podem definir o futuro do FC Porto na próxima década. Ser ou não campeão vai ser fulcral na estabilidade financeira e desportiva quer no curto, mas também, no médio e longo prazo. O FC Porto atravessa uma grave crise financeira e garantir já os milhões da Champions é vital. A segunda posição não é garantia de nada, como foi visível esta época, e a próxima época tem ainda a agravante de ser preparada com muito menos tempo devido à pandemia que nos afeta.

Os azuis e brancos precisam de vender e arrecadar mais-valias, mas isso nunca acontecerá antes do final de julho, e para “atacar” o mercado é preciso vender primeiro. É crucial que o apuramento já esteja assegurado porque se isso não acontecer os possíveis reforços podem chegar em cima ou já depois das eliminatórias e play-off da Champions.

Juntando a tudo isto, o FC Porto atravessa um período eleitoral com as eleições marcadas para os dias seis e sete de junho. Pela primeira vez em muitos anos, Pinto da Costa terá oposição através das candidaturas de José Fernando Rio e Nuno Lobo. Acredito na vitória de Pinto da Costa, mas José Fernando Rio poderá ter um resultado interessante e se as vitórias desportivas não aparecerem a contestação vai aumentar, até porque a situação financeira vai-se certamente agravar. Por isso, só existe uma solução: o FC Porto tem de conquistar o título nacional!

No plano desportivo, o FC Porto tem todas as condições para conquistar o título. Tem mais profundidade no plantel, melhor onze, um treinador mais experiente e parte com uma pequena vantagem para esta reta final. A lesão de Marcano foi o fator negativo deste regresso aos treinos. O espanhol tem sido uma peça basilar no onze de Sérgio Conceição e vai obrigar o treinador portista a fazer ajustamentos no seu setor defensivo. Acredito que Mbemba e Pepe vão iniciar como a dupla de centrais, mas a idade de Pepe e o tempo longo de paragem pode obrigar Diogo Leite a ser chamado com regularidade.

Acredito que alguns jovens da formação podem ter um papel importante nesta fase final. Vítor Ferreira e Romário Baró vão ser, na minha opinião, bastante utilizados e conquistar em definitivo um lugar de destaque na equipa azul e branca. Fábio Vieira e Rodrigo Valente estão também a treinar com a equipa principal do FC Porto e serão apostas na próxima época. Diogo Queirós voltou e também se juntou ao grupo preparando já a próxima época.

Foto da Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé ativa modo melhor do mundo e Real Madrid goleia Athletic

O Real Madrid foi ao País Basco vencer o Athletic por três bolas a zero, em jogo adiantado da 19.ª jornada da La Liga.

Alemanha acolhe Europeu Feminino de 2029

A UEFA confirmou que o Campeonato da Europa Feminino de 2029 será na Alemanha. Portugal chegou a candidatar-se, mas acabou por retirar a proposta.

Problema para resolver em janeiro? Jogador termina contrato em 2028 e continua sem entrar nos planos de Rui Borges no Sporting

Rafael Pontelo continua sem somar minutos pelo Sporting esta temporada. A saída no mercado de janeiro é um cenário provável.

David Carmo fala sobre 2025/26: «Jogar com medo não ajuda. A confiança é o que nos pode ajudar a sair dessa situação»

David Carmo abordou a atual temporada ao serviço do Real Oviedo, equipa que luta pela manutenção na La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Seabra segue no comando técnico do Arouca

Vasco Seabra vai continuar no Arouca. A direção dos arouquenses entendeu que o técnico tem capacidades para atingir bons resultados.

Fábio Silva conta com interessado na Serie A (mas decisão de Ruben Amorim pode travar negócio)

Fábio Silva é um dos nomes que está a ser analisado pela AS Roma para a posição de ponta de lança. Joshua Zirkzee é a prioridade.

Benfica homenageia atletas encarnados que conquistaram o Mundial Sub-17 por Portugal

O Benfica homenageou os atletas Sub-17 das águias que se sagraram campeões do mundo. Rui Costa rasgou elogios aos 9 jovens, junto do plantel principal.