Regresso a Casa: Ou vai ou racha!

- Advertisement -

Os próximos dois meses podem definir o futuro do FC Porto na próxima década. Ser ou não campeão vai ser fulcral na estabilidade financeira e desportiva quer no curto, mas também, no médio e longo prazo. O FC Porto atravessa uma grave crise financeira e garantir já os milhões da Champions é vital. A segunda posição não é garantia de nada, como foi visível esta época, e a próxima época tem ainda a agravante de ser preparada com muito menos tempo devido à pandemia que nos afeta.

Os azuis e brancos precisam de vender e arrecadar mais-valias, mas isso nunca acontecerá antes do final de julho, e para “atacar” o mercado é preciso vender primeiro. É crucial que o apuramento já esteja assegurado porque se isso não acontecer os possíveis reforços podem chegar em cima ou já depois das eliminatórias e play-off da Champions.

Juntando a tudo isto, o FC Porto atravessa um período eleitoral com as eleições marcadas para os dias seis e sete de junho. Pela primeira vez em muitos anos, Pinto da Costa terá oposição através das candidaturas de José Fernando Rio e Nuno Lobo. Acredito na vitória de Pinto da Costa, mas José Fernando Rio poderá ter um resultado interessante e se as vitórias desportivas não aparecerem a contestação vai aumentar, até porque a situação financeira vai-se certamente agravar. Por isso, só existe uma solução: o FC Porto tem de conquistar o título nacional!

No plano desportivo, o FC Porto tem todas as condições para conquistar o título. Tem mais profundidade no plantel, melhor onze, um treinador mais experiente e parte com uma pequena vantagem para esta reta final. A lesão de Marcano foi o fator negativo deste regresso aos treinos. O espanhol tem sido uma peça basilar no onze de Sérgio Conceição e vai obrigar o treinador portista a fazer ajustamentos no seu setor defensivo. Acredito que Mbemba e Pepe vão iniciar como a dupla de centrais, mas a idade de Pepe e o tempo longo de paragem pode obrigar Diogo Leite a ser chamado com regularidade.

Acredito que alguns jovens da formação podem ter um papel importante nesta fase final. Vítor Ferreira e Romário Baró vão ser, na minha opinião, bastante utilizados e conquistar em definitivo um lugar de destaque na equipa azul e branca. Fábio Vieira e Rodrigo Valente estão também a treinar com a equipa principal do FC Porto e serão apostas na próxima época. Diogo Queirós voltou e também se juntou ao grupo preparando já a próxima época.

Foto da Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Franclim Carvalho e a vitória do Botafogo: «Fizemos 3 golos e tínhamos obrigação de fazer mais»

Franclim Carvalho reagiu à vitória do Botafogo frente ao Independiente Petrolero na Taça Sul-Americana. Equipa brasileira ganhou por 3-0.

4 anos depois: Zamalek volta a ser campeão do Egito

O Zamalek conquistou a Liga do Egito pela 15.ª vez. Vitória em casa frente ao Cleopatra por 1-0 confirmou o título para a equipa.

Unai Emery | O mestre das finais da Europa League

Numa final da Europa League marcada pela ambição de conquistar um troféu europeu, Aston Villa e Friburgo protagonizaram um duelo intenso.

Tondela: futuro indefinido no banco para 2026/27

O Tondela foi despromovido à Segunda Liga, mas não está completamente descartado que Gonçalo Feio se mantenha no cargo de treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

Paul Pogba sobre José Mourinho: «É uma boa pessoa, faz-te sentir confortável, mas se sente que lhe queres passar por cima…»

Paul Pogba falou sobre José Mourinho. Médio do AS Monaco foi treinado pelo português quando estava no Manchester United.

Presidente da FIFA deixa mensagem para Cristiano Ronaldo: «Um feito incrível de um jogador inspirador»

Gianni Infantino, presidente da FIFA, fez uma publicação com mensagem para Cristiano Ronaldo. Avançado vai para o seu sexto Mundial.

Mohamed Salah presente: Egito revela os convocados para o Mundial 2026

Já é conhecida a lista de convocados do Egito para o Mundial 2026. Mohamed Salah, sem surpresas, está entre os eleitos para a prova.