FC Porto | O que esperar da reta final

    Dez pontos de desvantagem para o primeiro lugar é uma distância muito, muito difícil de superar para o FC Porto. Por outro lado, o nulo na Pedreira deixa ainda o segundo lugar em aberto, apesar dos dragões estarem à frente do Sporting Clube de Braga.

    Do ponto de vista do redator deste texto, há um facto claro: sem o Campeonato Português e sem ter atingido o objetivo mínimo na Liga dos Campeões, a época 2022/2023 do Futebol Clube do Porto não deixará de ser negativa. Independentemente, da possibilidade de se juntar a Taça de Portugal à Taça da Liga e à Supertaça disputada no início da temporada.

    Para um clube com um passado recente de vitórias, é sempre frustrante ficar sem o principal título nacional e a uma distância tão considerável do campeão nacional.

    E o que se deve esperar nestas nove jornadas?

    Em primeiro lugar, é importante perceber o contexto dos azuis e brancos na principal competição nacional. À 25.ª jornada, o Porto ocupa a segunda posição com 58 pontos, a dez das águias e com mais dois pontos dos bracarenses e mais oito dos leões.

    Através das cinco épocas anteriores de Sérgio Conceição ao comando dos dragões, fazemos uma previsão do número de pontos que o Porto poderá conquistar, em condições normais. Ao mesmo tempo, tentámos comparar o rendimento portista aos dos três grandes rivais, SL Benfica, SC Braga e Sporting CP.

    FC Porto

    Apesar dos três títulos de campeão nacional nas cinco primeiras épocas, o Porto de Sérgio Conceição nunca conseguiu vencer todas as nove jornadas, deixando, pelo menos, alguns pontos pelo caminho.

    A melhor das pontas finais dos dragões com Conceição foi em 2018/2019, curiosamente sem terem conseguido conquistar o Campeonato. Nessa temporada, o Porto fez 25 dos 27 pontos, só cedendo um empate frente.

    Por outro lado, a pior de todas acabou com a conquista do título nacional. Em 2017/2018, época de estreia do técnico, no Estádio do Dragão, a equipa acabou por amealhar 21 dos 27 pontos finais, com duas derrotas e sete vitórias.

    Fazendo a média pontual das cinco épocas, o Porto conquistou 23 dos 27 pontos, em média. Este facto aliado ao Porto nunca ter vencido todas as últimas nove jornadas só mostra que a equipa deve estar mais preocupada em assegurar o lugar de acesso à fase de grupo da Liga dos Campeões.

    SL Benfica

    Fazendo este exercício com o Sport Lisboa e Benfica, é de salientar que os encarnados tiveram um pleno de vitórias. Em 2018/2019, o técnico Bruno Lage guiou as águias a uma reta final perfeita com um pleno de vitórias, nas derradeiras nove rondas.

    Nas últimas cinco temporadas, as piores retas finais foram em 2019/2020 e na época passada. Em ambas, foi Nelson Veríssimo a substituir interinamente os técnicos Bruno Lage e Jorge Jesus, respetivamente. Cinco vitórias, dois empates e duas derrotas levaram à conquista de 17 dos 27 pontos em ambas.

    Como as temporadas terminaram com um técnico interino, foram desvalorizadas face às outras três. As contas dão 21 pontos para os encarnados (média 20,6), o que dá apenas uma recuperação de dois pontos para os azuis e brancos.

    SC Braga

    Já o Braga tem números menos simpáticos do que qualquer um dos três outros emblemas. A melhor época das última cinco foi a de 2017/2018, com 20 pontos, fruto de seis vitórias, dois empates e uma derrota, cuja marca ficou a um ponto de ser alcançada em 2021/2022.

    O pior desempenho das últimas nove jornadas está distante das prestações dos chamados três grandes habitualmente. Em 2020/21, Carlos Carvalhal comandava a equipa e os bracarenses apenas lograram 11 pontos. A marca de duas vitórias, cinco empates e duas derrotas foi obtida, mesmo só tendo tido um jogo grande, frente ao Sporting.

    Duelo encarnado
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Em 2018/2019, houve duas mudanças técnicas com Ricardo Sá Pinto e Rúben Amorim a saírem do comando técnico dos bracarenses a meio da época. Por isso, nos cálculos, esta é desvalorizada face às outras. A pontuação estimada com base, nas cinco épocas, é de 15 pontos, aproximadamente.

    Sporting CP

    Quanto ao quarto classificado, o Sporting tem um historial que o pode levar a chegar ao terceiro lugar e, consequentemente, às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, podendo repetir pela quarta vez consecutiva a presença na fase de grupos.

    A melhor fase final das últimas cinco épocas foi mesmo a anterior, 2021/2022. Oito vitórias e uma derrota permitiram ao clube de Alvalade amealhar 24 pontos.

    SC Braga x Sporting
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Em sinal contrário, a pior foi em 2019/2020, precisamente nos primeiros tempos de Ruben Amorim como treinador dos leões. Os sportinguistas conquistaram cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, obtendo 17 pontos.

    Para haver um cálculo de previsão mais aproximado, valorizou-se as duas épocas completas do atual técnico, 2020/2021 e 2021/2022. A temporada de estreia de Amorim nos leões que na segunda volta do Campeonato também é valorizada face às duas épocas anteriores.

    Segundo esta fórmula, o Sporting conquistará 20 pontos.

    Assim, resumidamente, a classificação prevista por estes cálculos seria:

    1.º – SL Benfica 89 pontos

    2.º – FC Porto 81 pontos

    3.º – SC Braga 71 pontos

    4.º  – Sporting CP 70 pontos

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.