Ricardo Pereira e a Seleção Nacional: O adeus ao Mundial?

- Advertisement -

Foi recentemente conhecida a convocatória de Fernando Santos para os jogos de preparação para o Mundial 2018 frente ao Egipto e à Holanda. Numa lista de convocados com relativamente poucas surpresas, para os adeptos do FC Porto a grande nota de destaque acaba por ser a ausência de Ricardo Pereira, uma opção do selecionador nacional que parece tornar a presença do jogador no Mundial como pouco mais do que uma miragem.

A época já vai longa e certo é que Ricardo Pereira tem sido, com pouca margem para dúvidas, o melhor lateral direito da Primeira Liga. Para além da velocidade, ofensivamente é um futebolista capaz de desequilibrar as defesas adversárias pela sua técnica, pela capacidade de jogar em espaços curtos e pela competência na ligação com os seus colegas. Defensivamente, não sendo um fora de série, consegue fazer uso da sua velocidade para resolver os lances de 1×1 com os quais se vai deparando.

Realizando uma análise das opções de Fernando Santos, a (triste) conclusão a que se chega é que nenhuma delas é melhor, no cômputo geral, do que Ricardo Pereira. Por um lado, João Cancelo é um futebolista ofensivamente muito interessante, que consegue dar muita profundidade à sua ala; porém, defensivamente apresenta tremendas fragilidades, sobretudo se a equipa defender de forma zonal. Por outro lado, Cédric Soares é um daqueles casos de “sucesso” de difícil compreensão: trata-se de um futebolista com alguma competência no momento ofensivo, mas são evidentes as suas dificuldades para jogar em espaços curtos; defensivamente tende a não comprometer mas, não raras vezes, apresenta lacunas no capítulo do posicionamento.

Terá Ricardo Pereira dito, em definitivo, “adeus” ao Mundial 2018?
Fonte: FC Porto

Posto isto, não restam senão muitas dúvidas relativamente às opções de Fernando Santos para a posição de lateral direito da seleção nacional. Numa luta na qual ainda deverá entrar Nélson Semedo, Ricardo Pereira parece perder cada vez mais espaço e será, sem grandes surpresas face à situação atual, um dos ausentes do Mundial 2018 por opção técnica.

O passado leva a que os adeptos acreditem em Fernando Santos, embora fique sempre a ideia de que um milagre não acontece duas vezes na mesma capela (será preciso muito mais do que a seleção nacional mostrou no Europeu para que esta possa estar na luta pelo Mundial!). Portanto, resta esperar para ver. Por enquanto, a ideia que fica é que Ricardo Pereira poderia ser, não só pela sua qualidade como também pela polivalência, um jogador-chave para as aspirações da seleção das “quinas”. Porém, como bons portugueses, queremos veementemente que esta não seja mais do que uma crença errónea.

Foto de Capa: FC Porto

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.