Rio Ave FC 3-1 FC Porto: Rio D’ouro só o Rio Ave

    A CRÓNICA: NOITE INSPIRADA DE AZIZ VIU VILA-CONDENSES A VENCER OS DRAGÕES PELA PRIMEIRA VEZ DESDE 2004

    O Rio Ave FCentrou com toda a pujança no encontro. Aziz conseguiu desferir um remate na entrada da área dentro do primeiro minuto para ameaçar a baliza do FC Porto, mas Diogo Costa mostrou-se atento.

    Já no minuto 22, Aziz ganhou nova oportunidade após excelente assistência de Costinha que viu o ponta de lança a bater Diogo Costa para dar a liderança aos vila-condenses.

    O FC Porto tinha uma tarefa difícil diante de um Estádio dos Arcos bastante animado, especialmente após o primeiro golo. Contudo, a tarefa iria acabar por se complicar. Aziz fez um cruzamento para as costas da defesa portista e Pedro Amaral estava no local certo para ampliar a vantagem e fazer o 2-0.

    No minuto 43, vimos o que parecia um reencontro entre David e Golias. Pedro Amaral pegou na bola e fez dela um míssil teleguiado com rumo à cabeça de Aziz para fazer o 3-0.

    O início da segunda parte mostrou a insatisfação de Sérgio Conceição com a exibição da equipa. Fez uma tripla substituição, removendo João Mário, Bruno Costa e Evanilson para colocar Veron, Galeno e Toni Martinez.

    Ao minuto 60 foi assinalada uma grande penalidade a favor dos forasteiros. Mehdi Taremi cobrou, mas surpreendentemente falhou o que seria o primeiro golo frente à antiga equipa.

    Os azuis e brancos procuraram atacar com tudo, mas acabou por ser um daqueles dias. No último setor do campo, a equipa pecou na finalização (apesar de Jhonatan fazer uma exibição muito competente) e nada parecia sair bem no geral. O único golo surgiu no minuto 93 através de um cabeceamento de Toni Martinez, porém era tarde para a reviravolta.

    No final de contas, o Rio Ave triunfou pela primeira vez nesta temporada e mostrou que apesar de o FC Porto ter perdido apenas um dos últimos 65 jogos na Primeira Liga Portuguesa, podem sofrer como qualquer equipa.

    A FIGURA

    Aziz Pedro Amaral Amine Rio Ave FC FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Aziz – O avançado dos vila-condenses fez uma exibição de louvar com dois golos e uma assistência. Esteve diretamente envolvido em todos os golos e contribuiu para a tão aguardada vitória frente ao FC Porto que ainda não tinha sofrido qualquer derrota.

    O FORA DE JOGO

    João Mário Aziz FC Porto Rio Ave FC
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    João Mário – O lateral portista teve um dia para esquecer. Ainda apresenta debilidades defensivas e dois dos golos sofridos pela equipa surgem pelo seu corredor. O treinador retirou-o no intervalo.

     

    ANÁLISE TÁTICA – RIO AVE FC

    Os homens de Luís Freire alinharam num 3-5-2. Que rapidamente sofria mutações, seja a defender num 5-4-1, a contar com o apoio de Fábio Ronaldo ou de Aziz, seja no processo de transição ofensiva a contar com subidas de Pedro Amaral e Costinha nos flancos, ajudando na desvantagem numérica que a dupla de avançados sofria.

    Na transição ofensiva, ao criar um 3-3-4, o conjunto de Vila do Conde procurava avançar com sucessões de passes rápidos e avançar entre as linhas do FC Porto, sendo que o primeiro golo surge assim.

    Miguel Nóbrega teve bastante liberdade para subir com Pedro Amaral, permitindo a este um papel mais avançado. Tanto que Pedro Amaral conseguiu entrar na grande área e fazer o segundo golo.

    Na segunda parte, o Rio Ave voltou a uma abordagem mais defensiva e no minuto 70 colocou Vitor Gomes por Amine para ajudar na gestão do resultado com a sua experiência.

     

    ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

    Jhonatan (7)

    Miguel Nóbrega (6)

    Aderlan Santos (6)

    Pantalon (6)

    Costinha (6)

    Amine (5)

    Guga (6)

    Joca (6)

    Pedro Amaral (8)

    Aziz (8)

    Fábio Ronaldo (6)

    SUBS UTILIZADOS

    Vítor Gomes (5)

    Boateng (-)

    Ukra (-)

    Paulo Vitor (-)

    Hernâni (-)

    ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

    Sérgio Conceição alinhou no típico 4-4-2.  À dupla de centrais juntava-se Uribe ao recuar e criar mais linhas de passe. Este recuo também permitia a subida dos laterais (Zaidu e João Mário), cujos papéis ofensivos se tornavam mais simples.

    Por vezes, Evanilson optava por um papel mais recuado no corredor direito. Enquanto isso, Pepê tornava-se no homem mais avançado, vendo Mehdi Taremi com um papel de segundo avançado.

    Na segunda parte o FC Porto mudou a abordagem. Colocou Pepê como lateral direito e Galeno no seu lugar. Com a saída de Evanilson, Toni Martinez tomou o seu lugar, enquanto a saída de Bruno Costa viu Veron a assumir um papel de médio ofensivo.

    No minuto 72, Sérgio Conceição optou por retirar Marcano e colocar André Franco, aumentando a movimentação ofensiva da equipa.

    ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

    Diogo Costa (5)

    João Mário (4)

    Pepe (6)

    Marcano (5)

    Zaidu (6)

    Uribe (6)

    Bruno Costa (4)

    Otávio (6)

    Pepê (6)

    Taremi (5)

    Evanilson (5)

    SUBS UTILIZADOS

    Veron (6)

    Galeno (6)

    Toni Martinez (7)

    André Franco (-)

    Namaso Loader (-)

    BNR na Conferência de Imprensa:

     

    FC Porto 

    BnR: Não foi possível colocar pergunta ao treinador do FC Porto, Sérgio Conceição.

     

    Rio Ave FC

    BnR: Qual é o significado para si por se tornar num de apenas três treinadores a vencer o Futebol Clube do Porto no campeonato?

    Luís Freire: Vou ser muito honesto. Tentei preparar bem os meus jogadores, o meu trabalho como treinador é ajudar os homens que estavam lá dentro, manter os pés no chão, respeitar as equipas grandes como devem respeitar-se todos, e acabámos por vencer justamente. Agora como é óbvio, em 100 jogos o Rio Ave vai ganhar muitos poucos, isso é claro.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Barcelona interessado em médio do Chelsea

    O Barcelona mostrou interesse numa possível contratação de Carney...

    Al Hilal de Jorge Jesus eliminado da Champions League Asiática

    O Al Hilal foi eliminado esta terça-feira nas meias-finais...

    João Neves em dúvida para o Benfica x Braga

    O Benfica vai enfrentar o Braga na jornada 31...
    Marcos Brea
    Marcos Breahttp://www.bolanarede.pt
    O Marcos é licenciado em Comunicação e Jornalismo. O objetivo de carreira é tornar-se num jornalista desportivo, mas no fundo é um amante de desporto e acima de tudo alguém que procura partilhar a verdade desportiva, a sua opinião e criar interesse nas pessoas para verem modalidades novas.