Saldos: não há duas sem três ou à terceira será de vez?

- Advertisement -

eternamocidade

Acabou o Natal, mas nem por isso as lojas estão mais vazias. É certo que as prendas já foram dadas e recebidas, mas em altura de saldos, tudo vale para encontrar o melhor dos produtos que queremos. Por esta altura também, a 1 de Janeiro, abre-se na Europa o mercado de Inverno. Dizem alguns especialistas que este apenas serve para pequenos reajustes nos plantéis e que toda e qualquer mudança realizada deve ser feita com todo o cuidado para não desvirtuar a equipa na segunda metade da época.

Certo é que, para o FC Porto, este mercado de Inverno tem servido para bem mais do que simples “reajustes”: a começar em Lucho e Janko em 2012, passando por Liedson e Marat Izmaylov em 2013, os portistas têm aproveitado esta altura para ir buscar nos saldos peças que se revelam fundamentais na segunda volta das temporadas. Do comandante Lucho ao matador Janko, passando pelo versátil Liedson, que fez a assistência para Kelvin no golo do título até ao “desaparecido” Izmaylov, cada um à sua maneira deixaram no clube a sua marca decisiva para a conquista dos últimos campeonatos. Contudo, esta política de contratar em Janeiro pelos portistas não foi feita única e exclusivamente para dotar o plantel de mais qualidade. Mais do que isso, estas compras cirúrgicas vieram tapar buracos no plantel portista das últimas épocas. Não obstante os bons plantéis que o FC Porto veio tendo nos últimos anos, havia sempre um ou outro espaço que parecia não acompanhar as restantes opções do plantel. Dizem os optimistas que é para isso que o mercado de Inverno serve; os pessimistas defendem que uma equipa com o orçamento como o dos portistas não deve esperar tanto tempo para finalmente ter um plantel completo. São duas versões que para mim são verdadeiras e sobre as quais não deve haver grande discussão.

Quaresma está de regresso ao Dragão / Fonte: Record
Quaresma está de regresso ao Dragão / Fonte: Record

E é a poucos dias do início de Janeiro de um novo ano que surge mais um jogador pronto a entrar no mercado de Inverno. Chamavam-lhe o Mustang, de seu nome Ricardo Quaresma. Em 4 épocas de FC Porto ganhou três campeonatos, duas Supertaças, uma Taça de Portugal e uma Taça Intercontinental. Espalhou magia pelos relvados portugueses e deixou saudade quando partiu do Dragão. 6 anos mais tarde, o Cigano regressa: dizem os optimistas que com 30 anos ainda tem muito para dar ao FC Porto, enquanto os pessimistas duvidam da importância de um jogador que não joga há mais de meio ano e que já é trintão. Tal como há pouco o referi, são duas versões que para mim são verdadeiras, e sobre as quais não deve haver grande discussão.

Em suma, penso que tal como aconteceu nos dois anos anteriores, o FC Porto não vai ao mercado porque quer, mas sim porque precisa. Com um orçamento de 100 milhões de euros, é difícil pensar como a qualidade dos extremos não se assemelha à do restante plantel. Vêm os saldos, vem o mercado de Inverno e Quaresma prepara-se para ser mais um protagonista desta história. Só me resta perguntar é se nesta coisa dos saldos não haverá duas sem três ou se à terceira é mesmo de vez e a coisa dá para torto. Aguardemos por Janeiro. Os portistas agradecem. Quaresma também.

Subscreve!

Artigos Populares

Há mais um gigante de Itália interessado em contratar Richard Ríos ao Benfica

O Inter Milão está de olho em Richard Ríos. Médio do Benfica reúne interessados no topo da Serie A.

Andebol: Sporting perde na Polónia, mas segue para os quartos finais da Champions League

O Sporting garantiu a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões de andebol. Apesar da derrota por 28-27 na Polónia, os leões avançam graças à vitória por 33-29 na primeira mão.

Noite para esquecer de Martim Fernandes: auto-golo e sai lesionado minutos depois no FC Porto x Nottingham Forest

Martim Fernandes apontou um auto-golo ao minuto 13' no FC Porto x Nottingham Forest e saiu lesionado.

William Gomes inaugura o marcador no FC Porto x Nottingham Forest

O FC Porto recebe o Nottingham Forest em jogo da Europa League. William Gomes colocou os dragões em vantagem ao minuto 11'.

PUB

Mais Artigos Populares

Rayo Vallecano goleia AEK de Filipe Relvas e tem um pé e meio nas meias-finais da Conference League

O Rayo Vallecano está mais perto das meias-finais da Conference League. Em Espanha, goleada sobre o AEK na primeira mão dos quartos de final.

FC Porto homenageia Vítor Pereira antes do encontro frente ao Nottingham Forest

O FC Porto homenageou Vítor Pereira antes do encontro diante do Nottingham Forest. O treinador da equipa inglesa esteve acompanhado por André Villas-Boas.

Sporting e Benfica na lista de 5 interessados em Jens Hjerto-Dahl

Jens Hjerto-Dahl tem atraído interessados. Médio norueguês na lista do Sporting, do Benfica e de outros três clubes.