📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“Senhor 20 milhões” aterra na Invicta

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

É a compra mais cara da História do futebol português. Gianelli Imbula chega ao Estádio do Dragão a troco de uns “cómodos” 20 milhões de euros, proveniente do Olympique de Marselha. Depois de, há uns dias, ter sido anunciado que o médio francês era uma das prioridades do FC Porto para o reforço do plantel, a novela foi de curta duração. O desejo de Imbula era vestir e azul e branco, e o seu desejo será concretizado.

Tendo em conta o panorama económico-financeiro do futebol português, e a necessidade premente dos clubes de reduzir os passivos, podemos afirmar estar perante uma transferência megalómana? Sim, sem sombra de dúvida. Pagar 20 milhões de euros por um jogador assume uma dimensão surreal para o FC Porto. É verdade que, dados os resultados da época passada, o clube está obrigado a mais um ano de forte investimento, já que a “sangria” do plantel tem sido significativa e promete não ficar por aqui; é também verdade que essa “sangria” já proporcionou a entrada de muitos milhões nos cofres portistas, mas não posso deixar de considerar o valor exagerado.

Por outro lado, os contornos do negócio são ainda dúbios: o FC Porto adquire a totalidade do passe do jogador. Algo estranho, já que, supostamente, a Doyen estaria envolvida na transacção. Se tal for mesmo verdade, talvez o investimento direto do clube não tenha sido tão avultado como se julga. E Imbula é uma aposta em grande. É um jogador que, não só pelo dinheiro que custou, mas também pela sua qualidade, terá entrada garantida no onze escalado por Lopetegui e aumentará exponencialmente o nível de qualidade à disposição do treinador.

Imbula chega ao FC Porto depois de duas temporadas em alto nível no Marselha Fonte: Página do Facebook do FC Porto
Imbula chega ao FC Porto depois de duas temporadas em alto nível no Marselha
Fonte: Página do Facebook do FC Porto

Aos 22 anos (completa 23 em setembro), chega ao Porto com o rótulo de um dos melhores médios da última edição do campeonato gaulês. Formado no Guingamp, realizou 76 jogos em duas épocas ao serviço do Marselha, para onde se transferiu em 2013. Médio-defensivo de raiz, gosta de pisar terrenos mais adiantados. Tem uma apetência natural para conduzir o esférico com o pé esquerdo, missão que desempenha com distinção, tendo também muita facilidade em “mudar o chip”. Destrói jogo adversário com a mesma facilidade com que constrói para a sua equipa, através do transporte de bola em progressão. O papel que vai desempenhar em termos táticos é, por agora, indefinido, mas arrisco a dizer que o epíteto de box-to-box lhe assentará bem, já que Danilo Pereira deve chegar nos próximos dias para o lugar de trinco. O ideal seria jogar num duplo-pivot, como fazia no Marselha, onde emparelhava com Alaixys Romao, mas não me parece que Lopetegui queira alterar a fisionomia do miolo. Imbula pode ser o próximo “vai-e-vem” do meio-campo portista.

No fundo, o FC Porto acaba por comprar um jogador maduro, que só trará mais-valias ao meio-campo e ao modelo de jogo. Gasta muito dinheiro com ele, mas com certeza que o retorno desportivo compensará o investimento. E o retorno financeiro também: a cláusula de rescisão fixa-se nos 50 milhões, e, mesmo que ninguém chegue a pagar esse valor, a diferença não será substancial. Em termos de “valor puro”, Imbula pode valer mesmo isso. Internacional sub-21 pela França, tem a porta da seleção principal aberta e será só uma questão de tempo até lá chegar. Um negócio seguro, portanto.

Foto de Capa: Facebook de Gianelli Imbula

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Ponck assina pelo AVS SAD até final da temporada

Carlos Ponck, internacional por Cabo Verde, está regressa à Primeira Liga para reforçar a defesa do AFS, atual último classificado.

Surpresa: Bruno Lage pode regressar ao ativo na Premier League

Bruno Lage está sem clube desde que deixou o comando técnico do Benfica. O treinador pode regressar ao Wolverhampton, conjunto da Premier League.

Hugo Almeida despedido na primeira experiência como treinador principal

Hugo Almeida, antigo avançado português, não resistiu à série de maus resultados e deixou o comando técnico do Hatayspor, da segunda divisão da Turquia, por mútuo acordo.

Will Still despedido do Southampton … a menos de 48 horas do lançamento do Football Manager 2026

Will Still, treinador belga, conhecido pela ligação curiosa ao famoso Football Manager, foi afastado do comando técnico do Southampton após um arranque de época dececionante.

PUB

Mais Artigos Populares

«Pode ser excessivo enquadrar isto no conceito de coação»: O que arrisca o FC Porto com a denúncia de Fábio Veríssimo? A análise de Diogo Soares...

O Bola na Rede entrou em contacto com Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo, para saber as possíveis implicações para o FC Porto da denúncia de Fábio Veríssimo.

Juventus com baixa praticamente confirmada frente ao Sporting

Khéphren Thuram não deverá marcar presença na partida entre a Juventus e o Sporting, relativa à quarta jornada da Champions League.

FC Porto já prepara Europa League e Francesco Farioli chamou 2 jovens ao treino

O FC Porto treinou durante esta terça-feira, tendo em vista o encontro frente ao Utrecht, relativo à quarta jornada da Europa League.