Señor Lopetegui, a paciência esgotou

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

Inadmissível e incompreensível. Os erros repetem-se sistematicamente e parece não haver fim para a teimosia de Julen Lopetegui. O treinador do FC Porto está novamente em xeque, ainda que apenas aos olhos dos adeptos, que alegam a insistência recorrente (passe o pleonasmo) em determinadas ideias que, já se percebeu, estão longe de funcionar e de beneficiar o rendimento desportivo da equipa. No início da época, fui um dos defensores da permanência do basco. Não é segredo. No entanto, tornou-se incomportável assim continuar e, inevitavelmente, juntei-me ao coro de detratores do atual técnico azul e branco.

A derrota caseira com o Dínamo Kiev (0-2) foi a gota de água que fez transbordar o depósito que, esta época, se ia enchendo ao mesmo ritmo que o da temporada passada encheu. Se o FC Porto estava a um mero ponto da qualificação e podia alcançá-lo frente a uma equipa que seria teoricamente inferior, porquê inventar? Porquê mudar o sistema tático que tem sido matriz na Liga dos Campeões? Porquê colocar André André no banco? E, mais grave, porquê tirar Maxi Pereira ao intervalo para colocar o médio em campo? Decerto que para tapar um buraco não é necessário abrir outro, tendo em conta o leque de opções que o plantel oferece a Lopetegui…

Agora, a continuidade na Champions parece mais longe do que perto. E, se olharmos para o campeonato, os dividendos da campanha portista traduzem-se nos mesmos valores dos da época que findou com a vitória do Benfica.

1429569226043
Terá chegado a hora de Lopetegui fazer as malas?
Fonte: stuff.co.nz

O futebol praticado continua longe de convencer e do nível idealizado e desejado. Se já assistimos a laivos de belíssimas exibições coletivas, essas mesmas exibições não tiveram continuidade. Nunca. E, mesmo que aleguem a construção de uma nova equipa em relação àquela que foi trabalhada no último ano, eu respondo com a necessidade de, por esta altura, já ser mais que tempo de ter determinados processos de jogo fundamentais interiorizados e postos em prática.

E, o mais inadmissível: o disparate na conferência de imprensa. O discurso de Lopetegui na antevisão ao jogo com o Tondela foi desligado de nexo e disparatado. Caso não tenha percebido, os adeptos do FC Porto distinguem-se dos outros pela exigência acima da média que colocam “em cima” dos jogadores que defendem as cores, que, por sua vez, eles apoiam. O portista fica satisfeito apenas e só com a vitória. É essa a máxima e a premissa que sempre guiou os dragões.

Pois bem, Señor Lopetegui, se todos já percebemos os erros e o mister não… A solução parece estar à vista: faça uma análise rigorosa e repense o caminho que quer seguir ao leme do clube de brasão abençoado nas mãos, ou então, obviamente, demita-se. Porque pior que cometer os erros é repeti-los, sabendo que já deram mau resultado. E uma vez, e outra, e outra…

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vangelis Pavlidis recorda primeiros tempos a jogar futebol: «Voltava para casa com os joelhos esfolados e tinha a minha mãe a gritar comigo porque...

Vangelis Pavlidis recordou ligação ao futebol. Avançado recordou tempos de miúdo em que jogava com os amigos num parque perto de casa.

Morgan Gibbs-White radiante com Vítor Pereira: «Nós aceitámos imediatamente o que ele quer»

Morgan Gibbs-White reagiu à vitória do Nottingham Forest sobre o Fenerbahçe. Jogo marcou a estreia de Vítor Pereira pelos ingleses.

Atlético Madrid quer contratar internacional português a custo zero e define plano

Bernardo Silva tem o futuro nas mãos e está em final de contrato com o Manchester City. Internacional português é alvo do Atlético Madrid.

Ruben Amorim considerado um erro por vários nomes da hierarquia do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United já em 2026. Hierarquia do clube considera a contratação do técnico um erro.

PUB

Mais Artigos Populares

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

Boston Celtics vão a São Francisco vencer os Golden State Warriors na NBA com Neemias Queta em destaque

Os Boston Celtics venceram os Golden State Warriors na NBA. Neemias Queta foi titular e teve contributo importante.