Señor Lopetegui, a paciência esgotou

cabeçalho fc porto

Inadmissível e incompreensível. Os erros repetem-se sistematicamente e parece não haver fim para a teimosia de Julen Lopetegui. O treinador do FC Porto está novamente em xeque, ainda que apenas aos olhos dos adeptos, que alegam a insistência recorrente (passe o pleonasmo) em determinadas ideias que, já se percebeu, estão longe de funcionar e de beneficiar o rendimento desportivo da equipa. No início da época, fui um dos defensores da permanência do basco. Não é segredo. No entanto, tornou-se incomportável assim continuar e, inevitavelmente, juntei-me ao coro de detratores do atual técnico azul e branco.

A derrota caseira com o Dínamo Kiev (0-2) foi a gota de água que fez transbordar o depósito que, esta época, se ia enchendo ao mesmo ritmo que o da temporada passada encheu. Se o FC Porto estava a um mero ponto da qualificação e podia alcançá-lo frente a uma equipa que seria teoricamente inferior, porquê inventar? Porquê mudar o sistema tático que tem sido matriz na Liga dos Campeões? Porquê colocar André André no banco? E, mais grave, porquê tirar Maxi Pereira ao intervalo para colocar o médio em campo? Decerto que para tapar um buraco não é necessário abrir outro, tendo em conta o leque de opções que o plantel oferece a Lopetegui…

Agora, a continuidade na Champions parece mais longe do que perto. E, se olharmos para o campeonato, os dividendos da campanha portista traduzem-se nos mesmos valores dos da época que findou com a vitória do Benfica.

1429569226043
Terá chegado a hora de Lopetegui fazer as malas?
Fonte: stuff.co.nz

O futebol praticado continua longe de convencer e do nível idealizado e desejado. Se já assistimos a laivos de belíssimas exibições coletivas, essas mesmas exibições não tiveram continuidade. Nunca. E, mesmo que aleguem a construção de uma nova equipa em relação àquela que foi trabalhada no último ano, eu respondo com a necessidade de, por esta altura, já ser mais que tempo de ter determinados processos de jogo fundamentais interiorizados e postos em prática.

E, o mais inadmissível: o disparate na conferência de imprensa. O discurso de Lopetegui na antevisão ao jogo com o Tondela foi desligado de nexo e disparatado. Caso não tenha percebido, os adeptos do FC Porto distinguem-se dos outros pela exigência acima da média que colocam “em cima” dos jogadores que defendem as cores, que, por sua vez, eles apoiam. O portista fica satisfeito apenas e só com a vitória. É essa a máxima e a premissa que sempre guiou os dragões.

Pois bem, Señor Lopetegui, se todos já percebemos os erros e o mister não… A solução parece estar à vista: faça uma análise rigorosa e repense o caminho que quer seguir ao leme do clube de brasão abençoado nas mãos, ou então, obviamente, demita-se. Porque pior que cometer os erros é repeti-los, sabendo que já deram mau resultado. E uma vez, e outra, e outra…

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.