Sérgio Conceição vs. Jorge Jesus: duelo dentro e fora das quatro linhas

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoO histórico de confrontos entre FC Porto e Sporting CP é já longo e, a par disso, é também longa a relação entre os seus dois actuais treinadores. De um lado, Sérgio Conceição lidera pelo primeiro ano um FC Porto a querer romper com o passado recente, sedento de títulos. Do outro, Jorge Jesus, que está desde 2015 ao comando dos leões e ainda procura a conquista do campeonato ao serviço do emblema de Alvalade. E se até agora só se tinham defrontado uma vez nestas condições, preparam-se para arrancar esta semana para um total de quatro confrontos, quatro partidas que prometem deixar os adeptos presos aos ecrãs!

Conhecidos pela sua personalidade vincada e feitio para dizerem sempre o que pensam, Sérgio Conceição e Jorge Jesus há muito que viram os seus percursos cruzarem-se, talvez ainda longe de se imaginarem ao serviço de dois dos grandes rivais do futebol português. Recuando até ao início das suas carreiras, encontramos um factor comum a ambos: o FC Felgueiras. Foi lá que Sérgio, nos seus primeiros anos enquanto jogador, fez a sua estreia no principal escalão e encontrou Jesus, que o lançou enquanto dava os seus primeiros passos como treinador. E foi lá também que começou uma relação de amizade, que prevalece até hoje, independentemente dos momentos em que estão na posição de adversários.

Foi em Felgueiras que se escreveu o primeiro capítulo de uma história que se prepara agora para atingir o clímax, que pode pender para qualquer um dos lados, tornando um ou o outro num herói ou vilão, uma história que terá com certeza contornos de magia, de imprevisibilidade e, sem dúvida, de espetáculo.

O momento das duas equipas no campeonato português é semelhante. Com apenas três empates cedidos até agora na competição, frente ao Sporting CP, CD Aves e SL Benfica, os azuis e brancos mantiveram-se sempre no topo da tabela. Até agora. Neste momento são os leões que ocupam a primeira posição, ainda que há condição, com um ponto de vantagem. Para isso contabilizaram quatro empates, também nos clássicos e com o Moreirense FC e o SC Braga e beneficiaram do adiamento do GD Estoril Praia – FC Porto, interrompido ao intervalo.

Sérgio Conceição chegou este ano ao comando técnico do FC Porto Fonte: FC Porto
Sérgio Conceição chegou este ano ao comando técnico do FC Porto
Fonte: FC Porto

Taco a taco na perseguição ao título de campeão nacional, os dois emblemas terão, para além do duelo da segunda volta da liga, mais três jogos para disputar. O primeiro deles joga-se já na próxima quarta-feira, 24 de Janeiro, e é a contar para a Taça da Liga. Nas dez edições já realizadas da prova, nenhum dos dois conseguiu sair vencedor, havendo um claro domínio de um outro rival, o da Luz. Depois, também as meias finais, mas da Taça de Portugal, a serem jogadas em Fevereiro e Abril.

Apesar de os duelos entre Sérgio Conceição e Jorge Jesus não serem novidade no futebol nacional, são ainda recentes com os dois nos comandos técnicos das suas actuais equipas, com um empate a zero a ser o único resultado registado. Já no total de embates, independentemente das equipas que serviam, o saldo é favorável a Jesus, que venceu seis das onze partidas disputadas, tendo perdido duas e empatado três. Embora não se prevejam grandes poupanças nestes jogos, que não sendo todos para o campeonato não deixam de ser clássicos, Sérgio Conceição deverá ter a tarefa mais complicada, uma vez que tem um plantel mais limitado para gerir, com poucas soluções para criar rotatividade, e ainda a lutar em todas as frentes, incluindo a Liga dos Campeões.

No entanto, é certo que os 90 minutos em campo ditarão muito mais do que os ideais e opções dos treinadores. Para cada uma das partidas o desfecho é imprevisível e o que é certo é que se espera a emoção dos grandes jogos, desta vez presente em todas as provas nacionais!

Foto de Capa: Bola na Rede

 

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.