fc porto cabeçalhoO histórico de confrontos entre FC Porto e Sporting CP é já longo e, a par disso, é também longa a relação entre os seus dois actuais treinadores. De um lado, Sérgio Conceição lidera pelo primeiro ano um FC Porto a querer romper com o passado recente, sedento de títulos. Do outro, Jorge Jesus, que está desde 2015 ao comando dos leões e ainda procura a conquista do campeonato ao serviço do emblema de Alvalade. E se até agora só se tinham defrontado uma vez nestas condições, preparam-se para arrancar esta semana para um total de quatro confrontos, quatro partidas que prometem deixar os adeptos presos aos ecrãs!

Conhecidos pela sua personalidade vincada e feitio para dizerem sempre o que pensam, Sérgio Conceição e Jorge Jesus há muito que viram os seus percursos cruzarem-se, talvez ainda longe de se imaginarem ao serviço de dois dos grandes rivais do futebol português. Recuando até ao início das suas carreiras, encontramos um factor comum a ambos: o FC Felgueiras. Foi lá que Sérgio, nos seus primeiros anos enquanto jogador, fez a sua estreia no principal escalão e encontrou Jesus, que o lançou enquanto dava os seus primeiros passos como treinador. E foi lá também que começou uma relação de amizade, que prevalece até hoje, independentemente dos momentos em que estão na posição de adversários.

Foi em Felgueiras que se escreveu o primeiro capítulo de uma história que se prepara agora para atingir o clímax, que pode pender para qualquer um dos lados, tornando um ou o outro num herói ou vilão, uma história que terá com certeza contornos de magia, de imprevisibilidade e, sem dúvida, de espetáculo.

O momento das duas equipas no campeonato português é semelhante. Com apenas três empates cedidos até agora na competição, frente ao Sporting CP, CD Aves e SL Benfica, os azuis e brancos mantiveram-se sempre no topo da tabela. Até agora. Neste momento são os leões que ocupam a primeira posição, ainda que há condição, com um ponto de vantagem. Para isso contabilizaram quatro empates, também nos clássicos e com o Moreirense FC e o SC Braga e beneficiaram do adiamento do GD Estoril Praia – FC Porto, interrompido ao intervalo.

Sérgio Conceição chegou este ano ao comando técnico do FC Porto Fonte: FC Porto
Sérgio Conceição chegou este ano ao comando técnico do FC Porto
Fonte: FC Porto

Taco a taco na perseguição ao título de campeão nacional, os dois emblemas terão, para além do duelo da segunda volta da liga, mais três jogos para disputar. O primeiro deles joga-se já na próxima quarta-feira, 24 de Janeiro, e é a contar para a Taça da Liga. Nas dez edições já realizadas da prova, nenhum dos dois conseguiu sair vencedor, havendo um claro domínio de um outro rival, o da Luz. Depois, também as meias finais, mas da Taça de Portugal, a serem jogadas em Fevereiro e Abril.

Anúncio Publicitário

Apesar de os duelos entre Sérgio Conceição e Jorge Jesus não serem novidade no futebol nacional, são ainda recentes com os dois nos comandos técnicos das suas actuais equipas, com um empate a zero a ser o único resultado registado. Já no total de embates, independentemente das equipas que serviam, o saldo é favorável a Jesus, que venceu seis das onze partidas disputadas, tendo perdido duas e empatado três. Embora não se prevejam grandes poupanças nestes jogos, que não sendo todos para o campeonato não deixam de ser clássicos, Sérgio Conceição deverá ter a tarefa mais complicada, uma vez que tem um plantel mais limitado para gerir, com poucas soluções para criar rotatividade, e ainda a lutar em todas as frentes, incluindo a Liga dos Campeões.

No entanto, é certo que os 90 minutos em campo ditarão muito mais do que os ideais e opções dos treinadores. Para cada uma das partidas o desfecho é imprevisível e o que é certo é que se espera a emoção dos grandes jogos, desta vez presente em todas as provas nacionais!

Foto de Capa: Bola na Rede