O sonho cada vez mais perto

- Advertisement -

A vitória de ontem do FC Porto frente ao Sporting CP catapultou ainda mais os dragões para o topo. A vitória no clássico não era de caráter obrigatório nem decisiva para ambas as partes mas era, sem dúvida, um dos jogos mais importantes da época. No final, venceu o FC Porto e, com a vantagem atual de oito pontos, podemos dizer que o Sporting CP sofreu um duro golpe na luta pelo título.

Depois da conquista dos três pontos no clássico, o FC Porto alargou a sua vantagem pontual para oito pontos sobre o Sporting CP e SL Benfica, apesar dos encarnados terem um jogo a menos. Muitos dirão que o campeonato estará entregue à turma de Sérgio Conceição, já que os dragões, historicamente, não costumam desperdiçar uma vantagem tão alargada a faltar poucos jogos para o final do campeonato. No entanto, enquanto adepto pessimista/realista prefiro, ainda assim, manter os “pés bem assentes no chão”, apesar do cenário atual ser bastante positivo.

O realismo com que me prendo quanto à possibilidade de o FC Porto ser campeão esta época deve-se, em parte, ao jejum de títulos dos dragões que já dura há quatro anos. Esta seca de conquistas “traumatizou” alguns adeptos e eu faço parte desse lote. Prefiro, assim, acompanhar jogo a jogo e no final, se tudo correr bem, desfrutar de uma conquista há já muito ansiada.

O último troféu ganho pelo FC Porto foi a Supertaça Cândido de Oliveira, em 2013
Fonte: Lusogolo

A pressão com que o FC Porto tem de lidar até ao fim não assusta Sérgio Conceição. O técnico azul e branco já reforçou por várias ocasiões que “gosta de sentir a pressão de liderar” e, verdade seja dita, é melhor estar no topo a olhar de cima para os adversários que perseguem do que estar em baixo à espera de um possível tropeção do líder.

Avizinham-se, assim, nove finais que prometem deixar o “coração na boca” dos adeptos portistas. As deslocações a Paços de Ferreira, ao CF “Os Belenenses”, CS Marítimo, Vitória SC e, claro, SL Benfica, apresentam-se como as partidas mais complicadas a atravessarem-se no caminho dos dragões.

Com o Sporting CP a afastar-se, inevitavelmente, da corrida pelo título, só o SL Benfica se apresenta como concorrente direto aos dragões. A turma de Rui Vitória teve um início atribulado de campeonato e os próprios adeptos encarnados chegaram a duvidar que fosse possível lutar pela conquista do pentacampeonato. No entanto, as águias melhoraram muito nos recentes encontros disputados e prometem criar dificuldades aos dragões até ao fim. O derby Lisboeta frente ao Sporting CP, na penúltima jornada do campeonato, será o jogo mais importante da época para os encarnados e o desfecho desse encontro será, sem dúvida, decisivo para as contas finais do campeonato.

O FC Porto tem protagonizado uma excelente campanha com Sérgio Conceição ao leme e não restam dúvidas de que, caso venha a conquistar o campeonato, será um justo vencedor. A rotatividade eficaz do plantel, juntamente com a agressividade demonstrada em campo (à imagem do treinador), têm sido os principais ingredientes desta receita bem elaborada por Sérgio Conceição.

Foto de Capa: Adaptada de Twitter do FC Porto

Artigo revisto por: Ana Rita Cristóvão

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.