📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SOS Renovação (Parte 2)

- Advertisement -

Há praticamente um ano atrás escrevi neste espaço opinativo do Bola na Rede, envolto numa enorme preocupação, um artigo com o propósito de alertar os portistas e, principalmente, suplicar à SAD que tornasse as renovações de contrato de alguns jogadores numa prioridade.

Um ano volvido e apenas as minhas preces em relação a Vincent Aboubakar (que viu o FC Porto comprar o remanescente do seu passe e renovar-lhe o contrato até 2021) foram ouvidas. Pedi as renovações de Marcano e Diego Reyes (que se encontravam em final de contrato), e de Ricardo Pereira, Diogo Dalot e André André (que entrariam agora no último ano) e já nenhum destes jogadores, por razões várias, se encontram às ordens de Sérgio Conceição. No mesmo artigo abordei os casos de Maxi Pereira e Iker Casillas que considerei serem de exceção e, portanto, deveriam estar uns lugares mais abaixo na tabela de afazeres da direção. Era, inclusive, da opinião que estes dois jogadores, analisando a combinação salário, rendimento desportivo e idade, deveriam (nomeadamente Maxi) ser libertados no final da temporada que findou. Assim a SAD e o treinador não entenderam e ambos continuam de azul e branco.

Outros dois nomes mencionados no tal artigo de Agosto de 2017 e que me motivam a voltar à carga este ano foram Yacine Brahimi e Hector Herrera. Volvido um ano continuam sem renovar e estão, agora, a 6 meses de serem livres para assinar um novo contrato com um qualquer outro clube sem que o FC Porto seja ressarcido pela sua saída. Na altura colocava Brahimi num patamar superior de relevância e urgência. Hoje, dado o peso no balneário do mexicano e a sua performance em 2017/2018, coloco-os a par como dois dos jogadores mais importantes do plantel e com a agravante de serem, porventura, os dois jogadores com maior valor de mercado da equipa. Para piorar o cenário surgem notícias de que o FC Porto será sempre forçado a indemnizar a Doyen Sports em 6,5M€ pela saída de Brahimi, mesmo que esta ocorra em regime de custo zero.

Apesar da derrota, Brahimi voltou a estar em evidência no jogo frente ao Vitória SC
Fonte: FC Porto

Motivos de preocupação de sobra que devem ocupar a mente de todos os portistas e que devem ter o condão de colocar a SAD em estado de alerta máximo. Os dois jogadores são fundamentais na estratégia de Sérgio Conceição e importa garantir que ambos têm e mantêm o foco no coletivo e nos objetivos do clube e tentar a permanência dos dois para a próxima época (2019/2020). São dois jogadores de uma qualidade ímpar atendendo ao panorama do nosso futebol e, como tal, as dificuldades de tesouraria (que não impediram renovações e contratações absurdas e vencimentos principescos no passado) não podem ser desculpa e sou da opinião que devem ser encetados todos os esforços no sentido de renovar os dois contratos mesmo que isso implique colocar o capitão de equipa e o maior fantasista da Liga NOS no topo da folha salarial do futebol português.

A doutrina divide-se quanto à resolução deste tipo de situações. É certo que o FC Porto ou qualquer outro clube não podem nem devem ficar reféns de qualquer jogador, mas não é menos verdadeiro que a opção de colocar de parte jogadores que se recusam a renovar não traz qualquer benefício para nenhuma das partes.

Assim, cabe à SAD liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa encontrar as soluções ideais e procurar garantir as verbas necessárias para resolver estes dois caos desconfortáveis e a Sérgio Conceição continuar a retirar o máximo rendimento de ambos e impedir que estes dispersem por via de questões extrafutebol. Exige-se o máximo rigor e competência.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ferdinand elogia Ruben Amorim mas diz: «Está a jogar roleta russa com o seu emprego»

Rio Ferdinand elogiou atitude de Ruben Amorim em não ter mudado o sistema tático no Manchester United. Apenas ajustado.

Novo treinador à vista? Juventus prepara contrato para treinador italiano

Luciano Spalletti pode assumir o comando técnico da Juventus. Clube italiano prepara contrato para o treinador e haverá reunião.

Taça da Liga: Onde ver o Sporting x Alverca, Benfica x Tondela e o Braga x Santa Clara?

A Taça da Liga volta a entrar em ação. Sporting x Alverca, Benfica x Tondela e Braga x Santa Clara passarão na Sport TV.

Nuno Borges eliminado na primeira ronda do Masters 1000 de Paris

Nuno Borges foi eliminado na primeira ronda do Masters 1000 de Paris. Tenista português perdeu com Learner Tien em dois sets.

PUB

Mais Artigos Populares

Custódio antes do Sporting x Alverca: «Queremos lutar todos os jogos, ser competitivos e representar a cidade»

O Alverca enfrenta esta noite o Sporting para os quartos de final da Taça da Liga. Custódio Castro já lançou o jogo.

Neemias Queta em grande plano e Boston Celtics vencem pela primeira vez esta época

Os Boston Celtics venceram esta madrugada os Pelicans por 122-90 no Smoothie King Center. Neemias Queta em destaque.

Francesco Farioli revela: «Rodrigo Mora? Já o congratulei pela forma como está a treinar. Esta equipa vai precisar muito dele»

O FC Porto venceu o Moreirense por 2-1 na Primeira Liga. Francesco Farioli analisou a partida já em conferência de imprensa.