Subida de produção

- Advertisement -

tinta azul em fundo brando pedro nuno silva

As últimas exibições do Porto mostram uma clara subida de produção em relação há dois ou três meses. O conjunto de individualidades que forma o plantel portista parece assimilar melhor as ideias de Lopetegui e isso traduz-se em exibições mais conseguidas e num tipo de jogo diferente ao praticado outrora.

Os dragões atacam e defendem em conjunto, criando um bloco coeso que atenua até as dificuldades individuais que os jogadores sentem no decorrer do jogo. A circulação de bola é mais consequente embora nem sempre se traduza em golos; aliás, apesar da quantidade de golos na Liga, o Porto não me parece uma equipa muito concretizadora.

A face mais visível da evolução azul e branca é a forma como ataca continuadamente e como tenta asfixiar o adversário assim que a bola chega ao seu principal construtor de jogo. Isto faz com que os adversários não pensem tanto o jogo e mascara alguma inépcia defensiva dos nossos extremos e a falta de pujança física de Herrera ou Oliver. Com posse, os jogadores formam um bloco no ataque em que a bola vai passando por todos até haver um desequilíbrio no adversário. Conseguimos, também, aproveitar melhor alguns jogadores – jogando em profundidade para Tello e, em alguns momentos, subindo Herrera no terreno.

A subida de rendimento de Casemiro também tem influenciado a nossa construção de jogo. A título de exemplo, no jogo contra o Sporting, nos primeiros 15 minutos, a bola circulou irremediavelmente entre os nossos centrais, já que Casemiro não recuou no terreno para a receber. Teve de ser Danilo a desbloquear o jogo e garantir que o Porto fosse construindo ataques até ganhar confiança suficiente para a bola deixar de queimar. O lateral direito portista, que está em grande forma, tem sido um dos motores da equipa, correndo quilómetros e possibilitando ao Porto apresentar uma intensidade de jogo que não tinha no início da época. Há quem pense até que Danilo seria melhor a extremo ou médio interior. Confesso que era uma ideia com a qual discordava mas, hoje em dia, seria interessante ver como se comportaria o brasileiro a médio interior box-to-box.

Lopetegui está a ganhar pontos junto dos adeptos: a equipa está bem mas continua a revelar algumas dificuldades na transição defesa-ataque. Parece-me que não é o grande culpado, pois Maicon e Marcano não são propriamente centrais construtores e corajosos para romper com o adversário. Existe fio de jogo, nota-se que os treinos fazem efeito. Resta a todos os portistas esperar que o nível exibicional se mantenha para passar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões e para nos mantermos na perseguição ao Benfica pelo 1º lugar.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Golo 3000 em Mundiais já aconteceu e veio de ex-Benfica

Foi Enzo Fernández quem marcou o golo 3000 dos Mundiais. Médio fez o golo decisivo da vitória da Argentina contra o Egito.

Lionel Messi quebra novo recorde neste Mundial 2026

Lionel Messi quebrou mais um registo neste Mundial 2026. Marca deve-se ao golo contra o Egito nos oitavos de final.

Imprensa belga rendida a Dodi Lukebakio após exibição frente aos Estados Unidos

A imprensa belga elogiou a exibição de Dodi Lukebakio no triunfo da Bélgica frente aos Estados Unidos no Mundial 2026.

Ausências no FC Porto: dupla falha estágio de pré-temporada

Diogo Costa e Eustáquio falham o estágio do FC Porto. Os dois atletas vão de férias após participarem no Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni a caminho do Trabzonspor avança imprensa argentina: Eis os valores do princípio de acordo com o Benfica

Gianluca Prestianni está prestes a deixar o Benfica para reforçar o Trabzonspor. A equipa turca paga 20 milhões de euros pelo argentino.

Fora dos planos de Marco Silva: jovem médio do Benfica desce à equipa B e prepara a saída

Rafael Luís treina com a equipa B do Benfica. O médio de 21 anos prepara a saída após empréstimo ao Estrasburgo.

Fim dos concertos no Estádio da Luz: Benfica já prepara novo relvado

O Benfica vai iniciar a colocação de um novo relvado no Estádio da Luz. A equipa principal regressa ao reduto apenas no dia 30 de julho.