Tomás Esteves | Para quando uma oportunidade?

- Advertisement -

Foi uma das sensações da equipa sub-19 do FC Porto que venceu a Youth League, a Liga dos Campeões para os escalões de formação, na época transata. O lateral direito deu nas vistas pela forma como progredia rapidamente no ataque e a entrega que dava quando era altura de defender. O conjunto de boas exibições em 2019 fez com que Sérgio Conceição chamasse o jovem português para fazer a pré-época junto da equipa principal.

As oportunidades na pré-temporada foram dadas e Tomás não desiludiu, mas o treinador do FC Porto achou que seria melhor se o defesa seguisse para a equipa B dos dragões para ganhar experiência como sénior, ao contrário de Fábio Silva, Romário Baró e Diogo Costa que continuaram na equipa principal. O único a conseguir um lugar “assegurado” foi mesmo Romário Baró, que soma já bastantes minutos em campo pela equipa portista. Rui Barros acolheu o jovem e foram necessários apenas quatro jogos para tecer vários elogios ao lateral-direito.

Tomás Esteves somou já seis jogos pelo FC Porto “B”
Fonte: FC Porto

Apesar dos elogios, Sérgio Conceição apenas chamou Tomás para o embate frente ao CD Santa Clara a contar para a Taça da Liga, mas este não saiu do banco de suplentes. Mesmo estando o FC Porto a jogar com um lateral adaptado, de seu nome Jesús Corona. A par de Tomás Esteves, Renzo Saravia e Wilson Manafá são os jogam de raiz no lado direito da defesa, mas nenhum destes conseguiu agradar a Sérgio Conceição e mesmo com três jogadores para a mesma posição o treinador dos azuis e brancos decidiu fazer uma adaptação.

Era expectável que o Tomás tivesse uma oportunidade ou estivesse no banco de suplentes no jogo frente ao SC Coimbrões, mas este nem sequer esteve na convocatória. Renzo Saravia e Wilson Manafá somaram minutos de jogo e também Fábio Silva teve mais uma oportunidade, acabando por agradecer à equipa técnica com um golo, o primeiro tento oficial pela equipa sénior do FC Porto.

Depois dos rumores de que o jovem recusara uma proposta do FC Barcelona, fala-se de que este poderá renovar, uma vez que a sua cláusula de rescisão é apenas de 10 milhões de euros. Tomás já atingiu recordes na seleção nacional, sendo o jogador mais jovem a disputar uma partida pelos sub-21 da seleção portuguesa.

Foto de capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o quadro das meias-finais da CAN 2025

A CAN 2025 está a chegar à sua fase decisiva. Senegal, Egito, Nigéria e Marrocos são as quatro seleções que estão nas meias-finais.

Valencia cede empate frente ao Elche e Villarreal ganha e reforça terceiro lugar na La Liga

O Valencia empatou a um golo em casa frente ao Elche, na jornada 19 da La Liga. Já o Villarreal bateu o Alavés por 3-1.

Samu Silva enaltece triunfo do Vitória SC na Taça da Liga: «Enorme orgulho poder ficar na história deste grande clube e na história do...

Samu Silva falou após a conquista da Taça da Liga por parte do Vitória SC. O capitão dos vimaranenses enalteceu a capacidade de entrega da equipa.

Vitória SC tem duas baixas confirmadas para o jogo da próxima jornada frente ao FC Porto

O Vitória SC acabou por ver confirmadas duas baixas para o jogo da próxima jornada, frente ao FC Porto: Nélson Oliveira e João Mendes.

PUB

Mais Artigos Populares

António Salvador lamenta morte de adepto do Braga e critica arbitragem da final da Taça da Liga: «O ponto de viragem neste jogo é...

António Salvador falou após a final perdida pelo Braga frente ao Vitória SC, na Taça da Liga. O presidente dos bracarenses deixou críticas para a arbitragem.

António Miguel Cardoso: «Para ganhar e conquistar títulos é preciso muita humildade e o Vitória nunca desistiu»

António Miguel Cardoso já reagiu ao desfecho da final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a prova.

Herói Charles após Vitória SC x Braga: «Deus coroou-nos com este grande título»

Charles já reagiu ao desfecho da final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a competição.