Top 10 Pontas de Lança da “Era Pinto da Costa”

- Advertisement -

Os planteis do FC Porto, sobretudo na “Era Pinto da Costa”, têm primado pela qualidade dos pontas de lança que os integram. Selecionar os 10 melhores pontas de lança do FC Porto na “Era Pinto da Costa”, entenda-se, entre 1982 e 2016, não é seguramente uma tarefa fácil, mas não deixa de ser um exercício curioso que permite recordar momentos e golos verdadeiramente inesquecíveis para os mais fervorosos adeptos do clube.

Para que fosse possível definir a ordenação deste “Top 10” foram utilizados, por ordem de relevância, os seguintes critérios:

1)    Preferência por pontas de lança de origem em detrimento de futebolistas que pudessem partir das faixas para o meio ou que tendessem a atuar como segundo ponta de lança;

2)    Análise ponderada da “veia goleadora” dos futebolistas e das suas capacidades técnico-táticas globais, com maior ênfase colocado no segundo fator.

Adicionalmente, definiu-se que neste “Top 10” apenas seriam incluídos jogadores que, independentemente da sua qualidade futebolística, tenham completado no mínimo uma época desportiva integrados no plantel principal do FC Porto.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: eis o clube que esteve a um passo de contratar Victor Froholdt

O Frankfurt foi a equipa que esteve muito perto de contratar Victor Froholdt durante o mercado de verão de 2025.

Vai gerar um escândalo? Jogadores da Tunísia testam positivo em exame de doping

Vários jogadores da Tunísia testaram positivo num exame de doping realizado durante o Mundial 2026, prova da qual foram eliminados.

André Villas-Boas revela: «Froholdt tinha uma transferência para a Bundesliga encaminhada»

André Villas-Boas revelou que Victor Froholdt poderia ter assinado com um emblema da Bundesliga antes de assinar com o FC Porto.

Frederico Varandas de ideias fixas: o valor pretendido pelo Sporting por Morten Hjulmand

Frederico Varandas não mudou de ideias e continua a pedir mais de 40 milhões de euros por Morten Hjulmand, médio do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: imprensa internacional aponta jogador às águias e afirma que é um pedido de Marco Silva

O Benfica pode avançar para a contratação de Darío Osorio. O jogador chileno é um dos destaques do Midtjylland.

FIFA confirma que golo à Croácia frente a Portugal foi bem anulado

A FIFA confirmou que o golo anulado à Croácia contra Portugal não merece qualquer tipo de contestação, devido à tecnologia utilizada.

Mercado a mexer: Sporting pode oficializar jogador durante esta sexta-feira

Rodrigo Rodrigues pode ser confirmado ainda esta sexta-feira como reforço do Sporting, deixando o Gil Vicente.